Comi esses budincitos(pudinzinhos salgados), de calabaza(abóbora) e na versão de espinaca(espinafre) na Argentina e fiquei apaixonada. Além de lindinhos, são deliciosos e bem versáteis.
Confira abaixo a receita da versão com abóbora.
Ingredientes:
2 xícaras de leite
1 cubo de caldo de legumes ou sachet de sazon legumes(ou outro de sua preferência)
2 colheres(sopa) de amido de milho
1 colher(sopa) de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 dente de alho espremido
2 colheradas de queijo ralado
1 xícara de presunto picadinho
3 xícaras de puré de abóbora
4 ovos
Pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
Modo de Preparo:
Esquentar o leite e dissolver o cubo de caldo. Em 1/4 de xícara de leite frio, dissolva o amido de milho. Misture com o leite com o caldo dissolvido e leve, numa panela, ao fogo até cozinhar e engrossar. Retire, agregue a cebola e o alho previamente refogados na manteiga, o queijo, o presunto e o puré. Misturar e deixar esfriar um pouco. Adicione os ovos e temperos e mexa.
Unte 8 formas(podem ser de silicone também) ou ramequins com azeite de oliva e encha-os com a preparação até 1 cm da borda. Cozinhe no forno, em banho-maria, de 30 a 40 min. Retire, deixe amornar e desmolde em pratos individuais.
Podem ser servidos quentes, como guarnição, com cozido de carne ou de frrango. Com caldos quentes. Acompanhando a parrilla/churrasco. Fica uma delícia!
Também pode ser servido frio, como entrada, acompanhado de saladas e molhos frios ou como terrine.
Algumas ideias para servir:
Individualmente, com algum caldo ou molho de sua preferência, como nessa versão do Manzana Frita onde foi servido com caldo/molho de carne com cerveja :
Como terrine:
Acompanhado de salada, para uma refeição leve:
Pode ser assado e levado à mesa em travessa única:
E até como acompanhamento de um pescado(ai sugerimos não agregar o presunto):
Sobre a Abóbora:
A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Também possui muita água e fibras.A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio.
Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.A abóbora, além de ter poucas calorias, é de fácil digestão. Seu período de safra vai de janeiro a agosto. Ela só é retirada do solo quando está bem madura e graças à sua grossa casca pode ser guardada, desde que fechada, por várias semanas.
Dica:
* As sementes de abóbora podem servir como um gostoso aperitivo, basta colocá-las no forno para tostarem e temperá-las depois com sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.