500 g de arroz arbório
2 kg de beterrabas
2 cebolas picadas
30 ml de azeite de oliva
2 litros de caldo de verduras*
250 ml de vinho branco seco
150 g de manteiga
150 g de parmesão ralado
20 g de salsinha picada
100 g de coalhada seca
10 ml de azeite de trufas brancas
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
1 talo de alho poró
2 abobrinhas
2 cenouras
2 cebolas
1 cabeça de alho
1 maço de salsinha
3 litros de água mineral
20 ml de azeite de oliva
OBS: Na falta de tempo, utilize dois cubos de caldo de legumes dissolvidos em 2 litros de água.
Descascar as beterrabas (reservar uma) e passá-las pela centrífuga. Reservar o suco obtido. Numa panela, dourar a cebola com o azeite de oliva. Acrescentar o arroz e refogar bem. Adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Colocar um pouco do suco de beterraba e completar com o caldo de verduras. Adicionar um pouco de sal e pimenta do reino. Mexer o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. À medida que o caldo for evaporando, acrescentar alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grão estiverem “al dente”, retirar a panela do fogo e ligar o risoto com a manteiga e o parmesão. Adicionar a salsinha picada e ajustar o sal e a pimenta do reino. Antes de servir, fazer pontos de coalhada seca ao redor do prato e colocar um cubinho de beterraba sobre cada ponto. Colocar o risoto e colocar um fio de azeite de trufas brancas.
Rendimento: 6 porções.
Dicas da Janita:
Quer uma sugestão para acompanhar e deixar o prato mais elegante? Sirva o risotto com escalopes de foie gras grelhados com folhas de sálvia fritas na manteiga.
Na falta de foie gras, escalopes de mignon também vão muito bem! ;)
Nota: Querendo saber mais sobre a Chef Helena Rizzo, clique aqui, em Grandes Chefs .
Benefícios da BETERRABA
- Elimina as toxinas
- Fortalece os sistemas imunitário e circulatório
- Fortalece o sangue e combate a anemia
- Combate infecções. Inflamações e cálculos renais
- Fornece energia e dá equilíbrio
Como escolher, guardar e usar beterrabas
Escolha beterrabas firmes, vermelho-púrpura a pele inteira, de preferência as de cultura biológica ainda com a rama. Verifique a sua frescura pelas folhas, que deverão ser verdes.
Pode incluir a beterraba em diversos pratos; normalmente, serve-se cozida, mas pode também ser consumida crua em saladas, ralada ou em rodelas finas. É muito utilizada na cozinha do leste europeu.
O sumo de beterraba é altamente fortificante e, se o misturar com cenoura, espinafres e couve, obterá um cocktail extraordinariamente saudável. Muitas pessoas que não gostam de comer beterraba apreciam o seu sumo adocicado, sobretudo quando misturado com o de outros legumes mais apimentados ou amargos. Inclua a rama no sumo, pois esta contém outros nutrientes.
Seu período de safra é de Agosto a Fevereiro.
A única desvantagem conhecida da beterraba é manchar a roupa. Tome cuidado! ;)
CURIOSIDADE SOBRE A BETERRABA - Você sabia?
Foi o químico alemão André Margraf, que no século XVIII, descobriu, que do vegetal beterraba, poderia se extrair açúcar. Porém, sua descoberta, ficou no esquecimento, até que, em 1806, o bloqueio, decretado por Napoleão Bonaperte, levou os povos da Europa a liberta-se da cana, incrementando-se o cultivo da beterraba.
Na Europa, atualmente 90% do açúcar, é extraído deste vegetal.
Até fins da Idade Média, só se conhecia o mel de abelhas, para adoçar es alimentos.
Que combinação inusitada e deliciosa, adorei!! beijos
ResponderExcluirOi Janita,
ResponderExcluirQue blog lindo!
Adorei conhecer e já estou lhe seguindo.
Adoro frases e citações.E quando você diz: "
cozinhar envolve amor, partilha, dedicação e magia.Remete a sabores de infância, de viagens, lugares e situações que fizeram a vida ainda mais especial, levando assim o coração a pulsar forte de novo", achei lindo e quis colocar como citação no meu blog, onde tenho um cantinho "Adicone este tempero", onde coloco pensamntentos.Claro que lhe daria os créditos.Se voc concordar,me diga por favor.
Bj e parabéns pelo bblog,
Lylia