Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A deliciosa moda dos Chás Gourmet

Essa moda veio para ficar! Felizes de nós, brasileiros!
“Agora é a vez dos chás. Já tivemos a moda dos vinhos, a do café gourmet e a dos chocolates, que passaram a ser classificados pelo percentual de cacau. Desta vez, as pessoas estão criando interesse pelos chás gourmet, pelos aromas e acessórios para o preparo”, analisa Monica Renno, uma das sócias da loja Talchá, inaugurada no final de 2010, na região central de São Paulo.
O termo gourmet, está relacionado à alta cozinha, direcionado a paladares desenvolvidos e de bom gosto, que buscam qualidade e amor na verdadeira arte culinária. Isso também envolve bons ingredientes, a preparação cuidadosa, assim como a apresentação final de um prato/bebida.
Podemos dizer que um chá gourmet é aquele feito com os melhores ingredientes, de maneira refinada, direcionada a paladares mais exigentes e conhecedores do assunto. Acima de tudo, busca-se amor pela qualidade e o prazer do sabor, independente dos benefícios nutricionais. Assim, nosso chá gourmet se transforma em um líquido tão desejado quanto os vinhos ou cervejas artesanais. Tudo vai depender da classificação que você coloca em seu chá, a importância que ele tem para você.

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo atrás da água. Parte desse consumo vem do Oriente e da Europa. Na Inglaterra, por exemplo, são consumidas 165 milhões de xícaras por dia, pelo menos três por cada habitante. No Brasil, com a disseminação das propriedades funcionais da bebida, o chá, aos poucos, começa a perder o estigma de remédio e faz o consumo crescer.
É a tradição milenar reinventada, com os mesmos benefícios, mas com mais glamour.

Curiosidades sobre o Chá

Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, o chá é também fonte de inúmeras curiosidades que vale a pena conhecer… enquanto saboreia uma bela xícara de chá, claro!

A origem do chá foi um mero acaso: reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber, algumas folhas de um arbusto teriam caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado e perfumado que o imperador provou, gostou e rapidamente divulgou.

Na antiga China e Sibéria, o chá era muitas vezes utilizado como moeda de troca, tendo um valor tão elevado como o próprio dinheiro.

A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, estima-se que diariamente são saboreadas mais de 3 biliões de xícaras de chá.

Os países considerados os maiores consumidores de chá no mundo são a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Rússia, China, Irlanda, Estados Unidos da América e Reino Unido.

O chá é um supressor de apetite natural, faz bem ao coração e ajuda a equilibrar o colesterol.

Uma xícara de chá preto tem metade da cafeína de uma xícara de café.

Num dia de trabalho, uma pessoa com experiência na colheita das folhas de chá pode recolher cerca de 32 quilos de chá, o que dá para preparar 14 mil xícaras de chá.

Em termos de benefícios de saúde e sabor irrepreensível, o chá solto é melhor que o chá em saquinho.

O chá pode ser utilizado para aliviar queimaduras – basta colocar saquinhos de chá molhadas na área afetada, afixando-os com um pouco de gaze se necessário.

Existem dezenas de idiomas no mundo que designam a palavra chá como “cha”.

Existem 4 principais tipos de chá: preto, branco, verde e oolong – mas cada um tem centenas de subtipos.

Uma xícara de chá branco tem a mesma quantidade de antioxidantes que 10 copos de sumo de maçã.
Se for guardado corretamente, o chá solto tem um prazo de validade de cerca de 12 meses.

Um chá que já passou o seu prazo de validade pode ser utilizado para fertilizar as plantas ou como inibidor de odores na geladeira.

5 em cada 6 americanos consomem chá diariamente.

A saqueta de chá foi criada no início do século XX pelo comerciante nova iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de chá aos seus clientes em latas de metal começou a revelar-se muito dispendioso e Thomas Sullivan resolveu embrulhar as folhas em pequenas saquetas de gaze. Os clientes, um pouco confusos com a apresentação do chá, lançaram a saqueta para dentro da água a ferver e o resto, como se costuma dizer, é história.

A China e a Índia são os maiores produtores de chá no mundo.

O iced tea nasceu nos Estados Unidos aquando da St. Louis World’s Fair em 1904. Richard Blechynden participou na feira como forma de promover o seu chá e quando uma vaga de calor assola a região, Richard Blechynden teve a ideia de adicionar gelo ao seu chá quente e assim nasceu o iced tea.

Existem cerca de 3 mil variedades de chá.

Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborearem uma xícara de chá.

No Tibete, o chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.

Vários estudos científicos apontam para o fato dos homens em países asiáticos que consomem chá verde regularmente apresentarem menos casos de cancro da próstata.

O chá preto é o tipo de chá mais produzido, consumido e exportado em todo o mundo.

A maioria da cafeína existente no chá é libertada após os primeiros 30 segundos de infusão, o que significa que quem pretende um chá com menos cafeína, pode jogar fora essa água e acrescentar água quente fresca.

Todo e qualquer tipo de chá é proveniente de uma única espécie de planta – a Camellia Sinensis. O que varia é o processo de crescimento e a oxidação ou não das folhas.
Uma planta Camellia Sinensis pode chegar a uma altura de 9 metros se não for devidamente cuidada.
Uma planta Camellia Sinensis pode produzir folhas de chá durante cerca de 50 anos.
Entre 1608 (ano em que o chá aparece na Europa pela primeira vez) e 1850, a China era o principal exportador de chá para o mundo ocidental.

O chá mais caro de todos os tempos foi produzida pela empresa britânica de chá PG TIPS aquando do seu 75º aniversário – a saqueta continha uma edição limitada de folhas de chá premium e 280 diamantes. Custava €8,575 | R$20,050 e o seu valor reverteu a favor de um hospital para crianças no Reino Unido.

O termo “colher de chá” tem tudo a ver com chá – como o tamanho da colher era perfeito para medir chá solto, ficou conhecida como “teaspoon” ou colher de chá.

Dicas sobre a degustação de Chás
Os degustadores profissionais têm uma técnica na hora da degustação: Quando bebem o chá, não viram o líquido aos lábios simplesmente. Eles sugam o liquor, fazendo barulho, deixando o ar entrar em conjunto com o líquido. Isto ajuda o desenvolvimento do sabor por igual dentro da boca.

Apesar de ser sutil, o chá possui muitas nuâncias, e geralmente dizemos que ele tem base em três sabores para sua composição: o de primeiro plano (top note), um secundário (middle ground) e o sabor de fundo (background).

Não esqueça de cheirar o chá em todo o seu processo, as folhas secas, as folhas após a infusão e oliquor (nome dado ao líquido proveniente do chá) final. O cheiro ajuda a dar um panorama geral do corpo do chá.

E dento dessa gostosa nova onda, entram as diversas opções para presentear os que curtem um bom chá.
Algumas dicas que Cozinha da Janita - Os Sabores da Vida selecionou para você.

Caixas para guardar chá:


 

Filtros para chá:
      

Bules:
  
Xícaras, canecas, taças e Copos:


 
        

Latinhas:

   
 

Colheres para chá:
     

E há ainda outras muitas fofurices:






     






E pra finalizar, uma dica bem bacana que os amantes de chás e da boa decoração vão gostar:
Use as latinhas vazias de chá como vasos, fica super charmoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.