Na foto estão as batatas servidas com SAUERBRATEN, um cozido de carne da cozinha alemã que é maravilhoso!
Ingredientes:
12 batatas inglesas pequenas
Sal(uso sal grosso moído na hora)
Alecrim desidratado
Alecrim fresco em ramos, para enfeitar
Azeite de oliva extra-virgem
Modo de Preparo:
Lave bem as batatas e deixe com casca. Faça finos cortes horizontais em cada batatinha, sem cortar até o final da batata, como mostra a foto baixo:
Depois de fazer isto com todas as batatinhas, disponha-as em um refratário,
Polvilhe sal, alecrim à vontade e regue com bastante azeite de oliva.
Leve ao forno médio e deixe até que estejam macias, assadas e douradinhas. Sirva a seguir com raminhos de alecrim para enfeitar.
Dica especial da Janita: Quando estou com pressa, coloco, antes de temperá-las, por 12 minutos no microondas. Assim elas já cozinham previamente e ficam menos tempo no forno convencional. Esse processo não altera em nada o resultado final. Fica a dica! ;)
Rendimento: 4 porções.
Nota: Você pode variar essa receita utilizando bacon, queijo parmesão ralado e outras ervas. Fica muito bom também servir as batatas acompanhadas de um creme de iogurte, nata e ervas ou com o molho grego Tzatziki.
O maravilhoso Alecrim
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Utilizada com fins culinários, medicinais e até religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.
Especialmente na Culinária, fresco ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, lingüiças, e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
Deve ser adicionado inteiro ou picado no final do cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.
Excelente também para aromatizar azeites.
Curiosidades sobre o Alecrim
- Há lendas que dizem que o alecrim só cresce nos jardins de pessoas boas.
- É dito que se um arbusto de alecrim cresce vigorosamente no jardim, a mulher é a "cabeça" da casa.
- Entre os gregos e romanos, era considerado a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Era utilizada trançada em coroas nos dias de casamento e de luto.
- Como seu odor é estimulante, os estudantes gregos usavam ramos nos cabelos para alertar a memória durante os exames.
- Para os egípcios o alecrim foi a erva da recordação: encontramos seus ramos nas tumbas das primeiras dinastias.
- Na Idade Média, era utilizado na cozinha para perfumar as saladas e molhos, para afastar os insetos dos armários e das bibliotecas.
- No Antigo Continente, tem-se por crença colocar galhos de alecrim debaixo de travesseiros para afugentar maus espíritos.
- Diz a lenda que esse arbusto é originado do orvalho que vem do mar e que sua flor, que era branca, transformou-se em azul quando Nossa Senhora, durante sua fuga para o Egito, repousou a seu lado. É considerada, por isso, planta calmante, boa para cardíacos e para impedir maus sonhos maus. Dizem, ainda, que seu pé nunca deve ultrapassar o tamanho de Cristo.
E o Alecrim também nos remete à infância....Quem não lembra da música do "Alecrim Dourado"?
Ouçam essa linda versão deixem que o Alecrim tome conta de seus corações! ;)
"Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
e não foi semeado.
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
E não foi semeado.
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim".
e não foi semeado.
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
E não foi semeado.
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.