Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Picanha Rubaiyat

Ingredientes:
  • 1 peça de picanha pesando aproximadamente 1 kg
  • 2 colheres de sopa de sal grosso
Modo de Preparo:
Simples, tradicional e eficiente: a peça de picanha é temperada apenas com o sal grosso e levada à grelha pré-aquecida a uma distância de 30cm do braseiro durante 10 minutos de cada lado. A carne fica totalmente tostada e dourada por fora e ainda crua por dentro. Ao ser servida, é fatiada em postas grossas e cada fatia é repassada na grelha durante 1 minuto de cada lado. Esta é uma receita especial e serve tranqüilamente 4 pessoas. 

Nota: o nome do prato é picanha "Rubaiyat" por ser a receita cedida por um dos restaurantes do grupo, de São Paulo, a ua primeira casa – Baby Beef Rubaiyat – funcionou durante vinte anos no tradicional endereço da Av. Vieira de Carvalho, no centro da cidade. Hoje, além dos dois endereços já citados na receita, existem duas outras casas também comandadas por eles: A Figueira Rubaiyat (Rua Haddock Lobo, nos Jardins, em São Paulo), e a Cabaña Las Lilas, no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires.

Origem do nome "Picanha"
Conforme informação do "playboy" Baby Pignatari, o mesmo frequentava muito a churrascaria "Bambu", que ficava nas proximidades do Aeroporto de Congonhas/São Paulo onde era grande apreciador deAlcatra. Certa vez a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da Argentina e a serviu a Pignatari. O "playboy" apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de esta parte donde se pica la aña, ou seja, onde o carreteiro pica (fere) o boi com a aña. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de "pica" + "aña (anha)" veio a denominação dessa carne do traseiro dos bovinos.


Dicas importantes sobre a Picanha
* Carne de média maciez
* Uma boa picanha: máximo 1,5 kg
* Sempre escolher gorda, com gordura branca
* Sem gordura: Animal velho ou doente
* Uma das melhores carnes para churrasco ou chapa
* Servir “ao ponto” (bem passada pode ficar dura)
* Somente com sal (outros temperos desvalorizam o sabor).

Um comentário:

  1. Meu Deus do céu...

    Só falta dizer que o céu é azul e que a água do mar é salgada...

    Putea merda....

    ResponderExcluir

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.