Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Compota de Casca de Laranja

Doce de laranja

Ingredientes:

· 12 laranjas descascadas finamente (para obter 300 g de casca)
· 300 g de açúcar
· 1 xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo:

Numa vasilha com bastante água, deixe as cascas de molho até o dia seguinte. Troque a água várias vezes. Numa panela, leve ao fogo as cascas e cozinhe por uma hora ou até as cascas começarem a amaciar. Escorra. Deixe as cascas na panela e junte o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo às vezes, até chegar ao ponto de pérola (o fio fica um pouco resistente com uma gota na ponta). Retire do fogo, deixe esfriar e coloque numa compoteira.
Dicas da Janita: Sirva com uma bola de sorvete de creme. Pode ser utilizado para enfeite de outros doces também.Fica belíssimo e gostoso usar para enfeitar um filé de carne bovina, de frango ou pato!
CONHEÇA MAIS SOBRE A LARANJA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE




A laranja veio sendo alvo de muitas pesquisas em laboratório e sofreu modificações genéticas, ganhando novas variedades, como a laranja-da-bahia (também conhecida como laranja-de-umbigo), tipicamente brasileira.
Nutricionalmente, a laranja é uma excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, e rica em betacaroteno, que previne o câncer e o infarto.
A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. Isso sem falar da substância que mais lhe dá fama: a vitamina C.
Encontrada em feiras e mercados o ano todo, ela pode entrar em pratos doces, salgados, virar suco, compota ou pudim.
As variedades mais facilmente encontradas são:
Laranja lima (ou serra d'água): leve, pouco ácida e doce. Também ajuda o corpo a fazer a digestão.
Laranja-pêra: assim como as variedades valência, seletas e natais são chamadas de laranja de suco. Ácida, combina bastante com pratos salgados pois atenua a pimenta e serve para balancear alimentos gordurosos.
Laranja kinkan: Pequena e azeda, é mais usada em doces, compotas e geléias, em que se aproveitam tanto as polpas quanto a casca. Cada 5 kinkans equivalem a uma laranja-pêra.
Laranja baía (ou laranja-de-umbigo): consistente e firme, é a melhor laranja para comer à mesa, usando garfo e faca.
Na hora de comprar, escolher as mais firmes, que indicam fruta mais fresca. Manchas, furos ou casca enrugada demonstram que a laranja já está velha. Para armazenar, se preferir conservá-la por mais de duas semanas, coloque-as na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.