Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Terrina de Camarão ao Pesto de Rúcula
Ingredientes:
TERRINE
200 ml de leite de coco;
600 ml de leite;
250g de miolo de pão dormido;
5 ovos;
1 kg de camarão limpo;
1 litro de molho de tomate;
Farinha de rosca, quanto baste;
Sal a gosto
PESTO
2 xícaras de rúcula;
1 xícara de nozes;
1 xícara de azeite;
1 xícara de parmesão;
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
PESTO
Triture os ingredientes de forma grosseira no processador. Sirva com a terrine.
TERRINE
Pique os camarões. Reserve os maiores para a decoração e, com o restante, faça um ensopado usando o molho de tomate. Esfarele o miolo de pão e junte ao ensopado, já frio. Separe os ovos e bata as claras em neve. Adicione as gemas, o leite de coco, acerte o sal e incorpore as claras em neve. Unte com manteiga uma fôrma de pão e polvilhe com farinha de rosca. Despeje a massa e leve ao forno preaquecido, a 160º C, por cerca de 30 minutos, ou até que esteja assado. Desenforme e decore com os camarões e o pesto.
Sirva a terrine em temperatura ambiente.
Sabe o que é Terrine?
Terrina ou terrine é o nome em francês dado a uma vasilha funda, com tampa, refratária e geralmente de cerâmica. Os pratos preparados nessa vasilha levam o mesmo nome.
Confunde-se Terrine com patê pelo fato de que um dos clássicos preparados com o foie gras (fígado de ganso) é preparado na terrine, são os fígados temperados com sal, pimenta-do-reino, enriquecida com fatias de trufas negras, regados com vinho Sauternes ou vinho do porto. Os fígados são apertados na terrine e cozidos em banho-maria. Depois de frio pode-se retirar da terrine e fatiar, e a consistência fica parecida com a de um patê.
Na verdade, a terrine não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é a forma em que o patê é assado, pode-se preparar terrine de quaisquer ingredientes não resultando necessariamente em um patê. Pode-se, por exemplo, preparar uma Terrine de legumes e não será um patê. Os dois são muito deliciosos.
Um comentário:
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.
As receitas com frutos do mar são as melhores! São saudáveis, bem leves e o mais importante são muito saborosas. Adorei essa receita receita vou tentar fazer!
ResponderExcluirEduardo Leal