Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
▼
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Batatas Catarina
Ingredientes:
- 4 batatas grandes, compridas e descascadas (+/- 400 g cada) ou 6 batatas médias (+/- 240 g cada)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 250 ml de azeite
- 2 dentes de alho inteiros e descascados
- 2 ramos de alecrim debulhados
- 6 folhas de sálvia picada
- 50 g de farinha de rosca misturada com 50 g de queijo
parmesão ralado
Modo de Preparo:
1- Com auxílio de uma faca bem afiada corte fatias de 4 batatas grandes, compridas e descascadas (+/- 400 g) ou 6 batatas médias de (+/- 240 g cada), no sentindo da largura, sem cortar até o final da batata (o segredo é não deixar as fatias se soltarem). Tente fazer o máximo de fatias finas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. DICA: você pode cortar mais facilmente, encostando a lateral da batata numa tábua de carne. Posicione a
faca e corte uma fatia. A faca pára na altura da tábua de carne que funciona como um guia.
2- Numa frigideira aqueça rapidamente 250 ml de azeite com 2 dentes de alho inteiros e descascados, 2 ramos de alecrim debulhados e 6 folhas de sálvia picada.
3- Acomode as batatas num refratário (ou assadeira) e regue com o azeite aromatizado acima. Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por +/- 45 minutos.
DICA: de vez em quando, regue as batatas com o azeite que está no refratário.
4- Depois de assadas, polvilhe em cada batata, um pouco de 50 g de farinha de rosca misturada com 50 g de queijo parmesão e leve novamente ao forno por mais 5 minutos.
DICA: nesta hora também pode salpicar bacon frito cortado em cubinhos, calabresa cortada em cubinhos ou queijo gorgonzola.
5- Sirva como acompanhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.