Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pão Italiano


pão italiano é um pão de de aparência e textura semelhantes ao pão francês.
A principal diferença é que ele tem uma casca mais dura que a do francês. Isso é devido ao fato de lhe ser adicionado iogurte na massa, diferente do francês que só leva basicamente águafarinha e fermento.



Como preparar o fermento para o pão italiano: 1ª parte
Coloque em um copo 2 colheres de sopa de iogurte natural
e 4 colheres de sopa de farinha de trigo. Misture bem e deixe
tampado durante 4 dias, em um lugar seco. Após o 4º dia,
faça então o 1º fermento, com 3 colheres de sopa de farinha
de trigo e um pouco de água, o suficiente para se fazer uma 
massa bem firme. Deixe descansar durante 1 dia.

Início de preparação do pão italiano: 2ª parte

INGREDIENTES:
- 1kg de farinha de trigo
- 15g de fermento em barra
- 15g de açúcar
- 20g de sal
- 1/2 litro de água

MODO DE PREPARAR:
Coloque numa batedeira ou numa vasilha a fermentação,
ou seja, a 1ª parte, junto com os outros ingredientes da 2ª
parte. Faça uma massa bem firme. Espere o crescimento po 15
minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas
assadeiras e espere novamente o crescimento até quase atingir
o seu dobro. Após tudo pronto, faça os cortes nos pães
em formato de xadrezados ou do jeito que preferir, pulverize
os modelos com água e leve-os para assar.

Temperatura do forno: 200ºC
Duração: 50 minutos
Quantidade: 4 pães de 500g cada


Sobre o nosso querido Pão Italiano
Há 4 500 anos, os egípcios notaram que em vez de esperar a fermentação podiam juntar à massa um pouco de outra, já fermentada, apressando, desse modo, o processo. O método é usado até hoje para fazer, entre outros, o que chamamos pão italiano - embora haja, na Itália, vários tipos de pão, como o di Altamura, de farinha de grão duro, o sciocco, que entra na panzanella (salada com pão umedecido, tomate, cebola, pepino, manjericão, azeite e vinagre), e o ciabatta, muito usado em sanduíches. No Brasil, porém, pão italiano é só aquele de crosta grossa e dourada, com massa aerada e sabor ácido. Redondo ou comprido, é usado para fazer sanduíche, bruschetta, saladas, recheios e sopas como a cialledda - caldo com cebola, tomate, orégano e ovos, despejado quente sobre o pão. No formato redondo, serve ainda, no Brasil, como recipiente para sopas, um desperdício, a menos que seja também consumido.


Curiosidade:


Dia Mundial do Pão

Em novembro de 2000, em Nova York, a UIB - International Union of Bakers and Bakers-Confectioners - instituiu, oficialmente, o dia 16 de outubro como o Dia Internacional do Pão. 
A iniciativa tem como objetivo valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo, lembrando de sua importância na composição da alimentação diária.
No dia 8 de julho, comemora-se o dia do padeiro (instituído no II Congresso de Panificação, em 1955), data em que se homenageia, também, Santa Isabel - a Rainha de Portugal. Esta Santa tinha o hábito de distribuir pães aos pobres, atitude que era escondida do rei. Contam que certo dia ela foi flagrada pelos homens do rei quando escondia pães no avental para dar aos pobres. Indagada sobre o que portava no avental ela, assustada, disse: são pétalas de rosas! Ao abrir o avental, só caíram pétalas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.