Ingredientes:
azeite de oliva
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
150 g de abacaxi picado em pedaços
350 ml de creme de leite fresco
1/2 cálice de vinho branco
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
500 g de badejo
Modo de Preparo:
Aqueça a manteiga em uma frigideira e doure a cebola. Coloque o vinho branco e flambe. Em seguida, acrescente o creme de leite e deixe ferver. Adicione os pedaços de abacaxi e o queijo parmesão. Deixe no fogo, mexendo sempre, até o molho se reduzir. Grelhe o badejo em um pouco de azeite. Transfira para um prato e despeje o molho por cima.
Sirva com arroz branco ou purê de batatas.
Badejo | |
Nome Popular Badejo/Grouper Nome Científico Mycteroperca spp. Família Serranidae Distribuição Geográfica Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul). Descrição Peixes de escamas; coloração escura (marrom ou cinza, dependendo da espécie), com manchas cujo padrão e coloração também varia com a espécie. A espécie mais comum é o badejo-mira Mycteroperca rubra que apresenta manchas claras e irregulares no corpo. O badejo-quadrado Mycteroperca bonaci é bem característico por apresentar grandes manchas retangulares escuras no dorso e nos flancos; alcança mais de 1m de comprimento total e 90kg. O badejo-mira é menor, podendo alcançar 50cm de comprimento total. Ecologia Os badejos são peixes típicos dos costões rochosos e recifes de corais, mas também podem ser encontrados em estuários, em locais onde existem tocas. Nunca são encontrados em águas com baixa salinidade. Vivem sozinhos ou em pequenos grupos de 5 a 10 indivíduos. É um peixe extremamente saboroso e de grande uso na culinária de vários países. Harmonização: Para acompanhar o prato, brancos frutados como o Gewürztraminer, experimente os da Alsácia que são muito aromáticos, apresentam aromas de flores, frutas e especiarias , ou o Riesling, os da Nova Zelândia são secos e com aromas florais e de frutas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.