Ingredientes
2 xícaras de chá de arroz cozido
2 xícaras de chá de leite desnatado
1 pimentão verde médio cortado em cubinhos
2 ovos ligeiramente batidos
1 xícara de chá de cheiro verde picadinho
4 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
4 gotas de molho de pimenta de sua preferência
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Margarina light para untar
Modo de preparo
Misture rapidamente no liquidificador o arroz, o pimentão, o leite, um pouquinho de sal e mexa até ficar bem homogêneo. Junte, então, os ovos, o cheiro verde, o queijo e o molho de pimenta. Aos poucos, vá colocando a farinha e mexendo bem. Unte uma forma com margarina light e faça bolinhas pequenas com a colher. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, e deixe assando por cerca de 30 minutos ou até ficar bem douradinho.
Herança cultural - origem do bolinho de arroz brasileiro: O chef Francisco Rebêlo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, acredita que o bolinho de arroz brasileiro pode ter se originado de uma receita siciliana que também aproveita sobras, mas de risoto (feito com arroz arbóreo), posteriormente recheadas com queijo. "O arancino italiano pode ter influenciado de alguma forma este bolinho de arroz nacional", diz. Por outro lado, Edgard Bueno da Costa, sócio do Astor e pesquisador da cultura de boteco, atribui a origem do quitute aos portugueses: "Eu apostaria que a origem dele é portuguesa, pela "ascendência" da comida de bar. É uma extensão da cozinha caseira, da cozinha da mulher do dono do bar, que, por sua vez, está na categoria das receitas nascidas do aproveitando das sobras", diz. "Tem que lembrar sempre a mãe de fazer arroz para sobrar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.