Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Puchero(Cozido Espanhol)




Ingredientes:



1 kg de patinho
4 colh. azeite de oliva
2 dentes de alho
2 cebolas
2 linguiças defumadas
2 Paios
2 peitos de frango
5 tomates sem pele e sem sementes
2 pimentões verdes
1 xícara de ervilhas
200 g de vagem
3 batatas inglesas
3 batatas salsa
2 cenouras
2 colheres de extrato de tomate
2 litros de água
1 copo de vinho branco seco
1 xícara de abóbora picada
1 xícara de repolho picado
2 folhas de louro
400 g grão de bico cozido(ou feijão branco)
sal e pimenta caiena a gosto


Modo de preparo:
Cortar o patinho em cubos e dourar no azeite de oliva com alho e cebola cortados. Juntar as linguiças e paios em rodelas e o frango em cubos. Adicionar os tomates, a ervilha, os pimentões, as batatas, a vagem, a cenoura, o extrato de tomate, o grão de bico pré-cozido o sal, a pimenta, a água e o vinho. Ferver durante 40 minutos.
Colocar a abóbora e o repolho, cozinhando por mais 10 minutos.
Servir acompanhado de arroz.


Rende 12 porções, em média.


Puchero 

Termo da culinária espanhola que designa uma panela de cerâmica, ou ferro fundido, com um pé de cerca de 30 cm, e mais 30 cm da panela propriamente dita. O diâmetro é de cerca de 1 palmo. Nessa panela, estima-se que a partir do século XV, eram colocados os ingredientes regionais, e cozidos lentamente, no calor da lareira. Por essa razão, as receitas de puchero são muito variadas. É uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português(este não leva grão de bico).
Na argentina também é hábito preparar Puchero, mas acrescentam batata doce e outras carnes.


O vinho: um bom tinto espanhol.


Música de fundo: da banda Mexicana Café Tacvba - "Volver a comenzar". Bem caliente, combina com o prato, ideal para dias frios. E se bailar depois, ainda melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.