Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Pão de Cerveja


Ingredientes:
1,5 kg de farinha de trigo
200 ml de água morna
500 ml de cerveja morna
45 g de açúcar
1 xícara de cafezinho de fermento biológico seco (granulado)
4 colheres de sopa de fermento cerveja
5 ovos
20g de sal
2 a 3 xícaras de bagaço do malte (subproduto da produção da cerveja que geralmente é descartado. Pode ser substituído também por linhaça)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos e o bagaço.
Acrescente o resto dos ingredientes e sove até que ela não quebre mais.
Deixe crescer por 40 minutos em local morno e úmido.
Divida a massa em pedaços de 400g e modele-a como rocambole.
Coloque-as nas formas untadas e deixar dobrar de tamanho em local morno e úmido por cerca de 30 minutos
Asse a 200ºC por 40 minutos a 1h.
Desenforme assim que sair do forno.


Segredos de um bom pão:
- Na maneira de amassá-lo. Quando sovamos a massa, ela se transforma, vai tomando cor e textura diferentes, começa a responder ao nosso toque. Se o fizermos com atitude de entrega e amor ao Todo, ela a incorporará e a substância do pão, além de sabor, cor e aroma, adquirirá vida.
- Na sua assadura. Se os pães forem preparados em forno, que seja baixo nos primeiros 20 minutos e depois alto até terminar de assar, o que gasta em média 45 minutos. Os climas e os fornos nunca são iguais, e por isso cada pessoa deve encontrar a maneira mais adequada às condições em que trabalha. Fazer pão é uma experiência viva, dinâmica. Prove-a. 

Você sabia?
O pão foi produzido pela primeira vez pelos povos que habitavam a região das aldeias palafitas, onde agora é a Suíça, por volta do ano 10.000 a.C., e, segundo a Bíblia, foram os hebreus os responsáveis pela descoberta e divulgação da massa fermentada. No Egito antigo, o pão pagava salários, como, por exemplo, o dos camponeses, que ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho. 

"Melhor do que o pão é a sua partilha, sua divisão!" (Dom Hélder Câmara) 

2 comentários:

  1. Oi Janita, vim conhecer seu blog e ja adorei a receita desse pão.Se quiser venha me fazer uma visita também ficarei feliz em recebe-la.Beijos e boa semana pra você.

    ResponderExcluir
  2. Léias, obrigada pela visita e por seu comentário! Vou vistá-la também sim, sempre, pode deixar! ;) Beijos.

    ResponderExcluir

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.