Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
▼
segunda-feira, 28 de março de 2011
Vieiras Gratianadas ao Crème de Limão Siciliano
Ingredientes:
12 vieiras com o coral
60 ml de azeite de oliva extra virgem
80 ml de cognac
100 ml de creme de leite
Gotas e raspas de limão siciliano
1 pitada de sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Mistura para gratinar a gosto (mistura de farinha de rosca, azeite de oliva e salsinha picadinha bem pequeno)
Raminhos de ervas aromáticas para decorar
Modo de Preparo:
Limpe as vieiras, deixando os corais. Tempere com sal e pimenta. Numa panela, salteie as vieiras por 1 minuto no azeite de oliva quente. Reserve a panela e distribua as vieiras, com os corais, em quatro conchas. *Deglace a panela com o cognac. Misture o creme de leite e as gotas de limão. Retire do fogo antes do ponto de fervura e coloque sobre as vieiras, deixando cair um pouco nas conchas. Salpique com a mistura de farinha de rosca e leve para dourar no forno. Sirva com as raspas de limão e decore com as ervas aromáticas.
Rendimento: 4 porções.
* Deglaçar: A palavra Deglaçar vem de déglacer que significa dissolver em líquido. Termo gastronômico que significa incorporar um líquido ao fundo de um recipiente de cozimento, para dissolver os sucos de cozimentos que tenham ficado aderidos.
Harmonização: Espumante brut.
Vieiras
As vieiras são moluscos bivalves da família Pectinidae de águas salgadas que estão em extinção em costas brasileiras, mas ainda abundante na América do Norte. É bastante apreciado como alimento nos Estados Unidos, onde é conhecido como Scallop.
Apesar de serem parentes das ostras e dos mariscos, existem algumas diferenças fundamentais entre as vieiras e os demais moluscos marinhos. A consistência da ostra, por exemplo, é mais gelatinosa e seu sabor lembra muito a água do mar. Já a vieira não. Ela tem uma textura mais firme, um pouco parecida com a do polvo. Outra diferença fundamental são as preparações. “Ao contrário da ostra, que basicamente só é comida in natura ou gratinada, a vieira permite uma série de preparações mais elaboradas.
Elas são muito versáteis, mas exigem um certo cuidado na hora do preparo. Independentemente da receita, é muito importante que o cozimento seja rápido, para não ficarem duras, como uma borracha.
Curiosidade: A vieira, molusco também chamado de coquille St. Jacques e scallop, foi símbolo das cruzadas na Idade Média e de romeiros na Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.