Ingredientes:
- 1 alcatra de um quilo
- 50g de alho moído
- 50g de salsa
- 50g de cebolinha
- Sal fino a gosto
- 1 taça de vinho branco
- ½ taça de vinagre tinto
- Queijo provolone ou Gruyère
Modo de Preparo:
Uma peça inteira de alcatra pode chegar até a cinco quilos. Por isso, escolha o miolo da alcatra, que deve ter aproximadamente um quilo e é a parte mais macia desse corte. Escolhida a carne, corte-a em pedaços de aproximadamente 50 gramas e tempere-a com todos os ingredientes (inclusive o vinho e o vinagre), deixando descansar de um dia para o outro para pegar gosto, esse é o grande segredo.
No dia do churrasco, abra veios em cada pedaço e recheie com uma fatia de queijo, espete e leve ao fogo. Como a carne foi cortada em pequenos pedaços, em apenas 10 ou 15 minutos, a uma distância de 30 centímetros da brasa, ela estará pronta para servir.
Harmonização: vinho tinto merlot. Surgiro o argentino Norton Barrel Select Merlot.
O que é Alcatra?
A Alcatra ou também conhecido como Alcatra inteira, Alcatra com maminha ou Alcatra sem picanha é um tipo de corte da carne bovina. É localizada na parte inferior do animal e representa, aproximadamente, 8,84% da carcaça.
A alcatra é o corte entre o lombo e o coxão.
Fica na parte final (traseira) do lombo do boi.
A peça inteira da alcatra mede em média 80 centímetros e contém cinco tipos de cortes bem distintos em seu interior.
As mais conhecidas e festejadas são a picanha, que virou sinônimo de churrasco, e a maminha, macia, suculenta (não para bifes) e ideal para assados e carne de panela. Retirando-as do alcatra, sobra o miolo da alcatra, de onde se obtêm mais três cortes importantes.
O mais nobre é o tender-steak, que pesa em média 150 gramas (que pena) e existe apenas um por peça de alcatra.
Sua retirada é estratégica, pois sem isso não se chega aos dois cortes do miolo do alcatra: baby-beef e o olho, carnes de sabor acentuado, que devem ser cortadas em bifes grossos (largura de dois dedos) antes de ir à grelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.