Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Laxpudding(Empadão Sueco de Salmão)



Ingredientes: 

  • 400g de salmão defumado(dá pra usar salmão frito ou cozido em lascas também)
  • 1½kg de batatas
  • 4 ovos
  • 300ml de natas(ou creme de leite) para bater
  • 400ml de leite
  • 2 cebolas
  • 1 punhado de endro/aneto/dill(na falta deste, use salsinha e cebolinha)
  • sal e pimenta branca

Modo de preparo: 

  1. Cozinhe e descasque as batatas.
  2. Descasque e corte as cebolas em rodelas. Seguidamente, leve-as a saltear num pouco de manteiga até amolecerem, mas sem deixar dourar demasiado.
  3. Unte uma travessa o e cubra o fundo com uma camada de batatas cortadas em rodelas. Em seguida deitar, por esta ordem: metade das cebolas, metade do salmão e por fim o endro picado. Repita o processo pela mesma ordem, e termine com uma camada de batatas.
  4. Numa tigela, bata o leite com as natas, os ovos, sal e a pimenta. Regue o “empadão” com o molho e coloque umas "bolinhas" de manteiga em cima da última camada de batatas.
  5. Leve ao forno a 200ºC durante 45 a 60 minutos, ou até o “empadão” estar firme e consistente.
  6. Sirva com manteiga derretida.

 Laxpudding ou “empadão” de salmão é uma receita baseada na firme convicção das tradicionais donas de casa suecas, de que um bom jantar proporciona uma excelente base para o almoço do dia seguinte. O “empadão” de salmão é tradicionalmente servido com manteiga derretida, mas um pouco de suco de limão também é uma boa alternativa.

Redimento: 6 porções

Harmonização: um bom riesling alemão.

Música de fundo: The Annie Lennox Collection - O álbum, lançado em 2009, contém sucessos de seus quatro álbuns de estúdios já lançados, Diva (1992), Medusa (1995), Bare (2003) e Songs of Mass Destruction (2007). Para o disco, duas músicas inéditas foram incluídas, "Pattern of My Life" e "Shining Light". Super gostoso, como o prato! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.