Levíssimo esse carpaccio diferente!
Ingredientes:
1/2 maço de agriao
1/2 xicara de parmesao
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de castanha do para tostada
1 xicara de azeite extra-virgem (mais para grelhar o abacaxi)
sal e pimenta do reino branca
1 abacaxi pequeno cortado em fatias finas
2 colheres (sopa) de pimenta rosa
Como fazer :
Bata em um processador os primeiros 5 ingredientes. Reserve. Grelhe as fatias de abacaxi em uma frigideira antiaderente ate que elas dourem e tempere com o sal e pimenta do reino branca. Sirva com fios de molho pesto e a pimenta rosa por cima.
1/2 xicara de parmesao
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de castanha do para tostada
1 xicara de azeite extra-virgem (mais para grelhar o abacaxi)
sal e pimenta do reino branca
1 abacaxi pequeno cortado em fatias finas
2 colheres (sopa) de pimenta rosa
Como fazer :
Bata em um processador os primeiros 5 ingredientes. Reserve. Grelhe as fatias de abacaxi em uma frigideira antiaderente ate que elas dourem e tempere com o sal e pimenta do reino branca. Sirva com fios de molho pesto e a pimenta rosa por cima.
O CARPACCIO
O Carpaccio surgiu meio por acaso num beco sem saída perto da Praça São Marcos, em Veneza. Ali, na Calle Vallaresso nº 1232, fica o Harry's Bar - de Giuseppe Cipriani que, nos seus quase oitenta anos, foi sempre freqüentado por gente famosa, Ernest Hemingway, Somerset Maugham, Arturo Toscanini, Orson Welles, Aristóteles Onassis, Maria Callas, Truman Capote, Charles Chaplin. Para eles Ciprianni inventou drinks de sucesso -como o "Bellini" ou o "Tiziano".
Mas nada lhe deu tanto prestígio quanto aquelas lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda. Tudo se deu em 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo Giuseppe, que lhe preparasse algo com carne crua (rica em ferro) - exigência do seu médico, que tentava curá-la de severa anemia.
Não era tarefa fácil. Sobretudo porque havia, nesse tempo, grande preconceito em relação a carnes cruas. Mas a receita acabou sendo um sucesso absoluto. O nome foi escolhido por estar havendo na cidade exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos. Lembrando a cor da carne crua. Ao Brasil chegou só na década de 70, trazida por Massimo Ferrari, para seu restaurante em São Paulo - o "Massimo", claro.
Passou o tempo. E, hoje, há já muitas variantes daquela primeira receita - agora também usando lâminas de peixe, frutos do mar, legumes, até queijo. E, como acompanhamento, molhos diversos - sendo mais comum, entre nós, um feito com azeite, mostarda, limão, alcaparra, salsinha, sal e pimenta, polvilhado com lâminas de queijo parmesão.
Em 1980, morto Giuseppe, assumiu o bar seu filho Arrigo Cipriani. Com o cuidado de não mudar nada na casa, nem a decoração, nem o cardápio - exceção apenas, em sua mesa de trabalho, à presença de um moderno computador. Por isso quem andar pela bela cidade de Veneza, ainda hoje poderá degustar, naquela ruazinha tranqüila, um carpaccio que será servido com a mesma receita criada pelo velho Giuseppe Cipriani. Vale a pena.
Fonte desta matéria: Terra Magazine.
Vittore Carpaccio (1465 — 1526)
Obra: O Sonho de Santa Úrsula.
Foi um pintor italiano da Escola de Veneza, que estudou com Gentile Bellini. Ele é mais conhecido por um ciclo de nove pinturas chamado 'A Lenda de Santa Úrsula'. Seu estilo é um tanto conservador, mostrando pouca influência do Humanismo da Renascença, que transformou a pintura do Renascimento durante a época em que viveu.
Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram executados entre 1490 e 1519. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas. Sua obra é cheia de detalhes, em um tom quase medieval.
Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram executados entre 1490 e 1519. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas. Sua obra é cheia de detalhes, em um tom quase medieval.
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