Ingredientes
2 cenouras
2 talos de aipo
2 cebolas médias
800 g de mandioquinha
1 pedaço de raiz fresca de gengibre
2 dentes de alho
azeite de oliva
2 cubos de caldo de vegetais ou de galinha
2 ramos de coentro fresco
sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
Para preparar sua sopa
Descasque e fatie grosseiramente as cenouras. Fatie o aipo. Descasque e pique grosseiramente as cebolas, as mandioquinhas e o gengibre. Descasque e fatie o alho. Coloque uma panela grande em fogo médio com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Acrescente todos os ingredientes picados e fatiados e misture com uma colher de pau. Refogue por cerca de 10 minutos com a panela semitampada, ou até que as cenouras fiquem mais tenras, mas sem se despedaçarem, e a cebola esteja ligeiramente dourada. Dissolva os cubos de caldo em 1,8 litro de água fervente, depois adicione à panela com vegetais. Mexa bem a sopa e deixe ferver. Baixe a chama e cozinhe em fogo brando por 10 minutos com a panela tampada. Arranque as folhas de coentro e descarte os talos.
Para servir
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata a sopa no liquidificador ou com um mixer manual até que ela fique sem grumos. Transfira para os pratos e polvilhe com as folhas de coentro.
Sirva com torradinhas.
Rendimento: de 6 a 8 porções.
* Receita do Chef Jamie Oliver, do livro "revolução na Cozinha", originalmente preparada com Chirivia no lugar da mandioquinha.
O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar.
Foram levadas para os Estados Unidos da América, pelos europeus, nos ínicios do séc. XVII, mas esta raíz de cor branco-cremoso nunca se tornou num dos petiscos preferidos, do outro lado do Atlântico.
A cherovia possui mais vitaminas e sais minerais que a cenoura.
Não cresce em climas quentes, pois necessita geadas para desenvolver o seu sabor. É própria para regiões com curtas temporadas de crescimento.
Conservam-se bem mantidas no frigorífico, em sacos plásticos, por cerca de duas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.