Páginas

Mostrando postagens com marcador natal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador natal. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rabanadas Light

Para deixar a receita com menor teor calórico, a dica é substituir o leite integral pelo desnatado, o leite condensado pela versão light do produto e o açúcar refinado por adoçante de forno ou açúcar mascavo. E nada de fritar! Essa versão vai ao forno e fica uma delícia! Para fazer e comer sem culpa durante o ano inteiro.
Ingredientes:
4 pães franceses amanhecidos
2 xícaras (chá) de leite (ou o suficiente para molhar as fatias de pães)
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
Açúcar e essência de baunilha a gosto

 
Modo de Preparo:
Corte os pães em fatias médias(mais ou menos 1.5 cm). Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e a essência e mergulhe as fatias de pão, até que elas estejam bem molhadinhas. Em um bowl, bata os ovos e coloque 1 pitada de canela. Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos. Em uma assadeira, ou forma com aro removível(se quiser desenformar depois, tipo uma torta) untada com manteiga e polvilhada de açúcar, sobreponha os pães encaixando-os bem e leve ao forno pré-aquecido à 180 graus até dourar(leva uns 30 minutos). Ao retirar do forno, polvilhe com canela e açúcar. Deixe esfriar um pouco se quiser desenformar.

Dicas da Janita:
1) Se desejar que fiquem mais cremosas, troque metade do leite da receita por creme de leite. Fica ótimo!
2) Para rabanadas bem brasileiras, substitua o leite por leite de coco e polvilhe coco por cima ao final, junto com a canela e o açúcar.
3) É possível trocar, tendo resultados surpreendentes, o pão francês por brioche(fica maravilhoso), pão de leite sem casca ou panetone. Alguns lugares vendem o pão próprio para rabanadas, mas o legal mesmo é provar com várias versões de pães e descobrir qual mais lhe agrada.
4) Vale fazer caldas para colocar na mesa na hora de servir e cada um utiliza-se do quanto quiser. Caldas de mel e limão, de vinho do porto, de frutas vermelhas, de baunilha... Hummm! Servir vcom puré de pera ou de maçã também fica divino, pois quebra um pouco o doce da rabanada.
5) Outro bom acompanhamento é o sorvete de baunilha.
6) Fica bonito, prático e bacana assar as rabanadas em ramequins ou mini caçarolas e servir individualmente, ainda morninhas.

 
Origem e história das rabanadas

Como a grande maioria das tradições natalinas, a rabanada também é importada. A origem é incerta, o mais provável seja uma incorporação de hábitos franceses – daí como os anglófilos a chamam: French toast. As french toasts variam de região para região e cada família tem sua receita. Ingredientes como suco de laranja ou raspas da casca da fruta, alguns licores e especiarias como canela e noz-moscada são misturados ao ovo batido com leite ou creme de leite, açúcar e essência de baunilha. Restaurantes, cafés e diners preferem o pão branco cortado em fatias grossas. Em casa, predomina o de fôrma. As french toasts podem ser doces ou salgadas, nesse caso temperadas com pimenta-da-jamaica, e também com queijo derretido em cima. Em Nova York, a comunidade judaica faz uma deliciosa rabanada com chalá, o pão festivo, em forma de trança, servido no shabat e feriados religiosos.Há informações contraditórias, porém. Há quem diga - americanos, em geral - que seria uma receita espanhola da Idade Média. Outros dizem que fritar pão não tem exatamente uma origem única, porque seria uma forma generalizada de melhorar o gosto do alimento nosso de cada dia. Nesse caso, a primeira referência, segundo o famoso dicionário de inglês Oxford, dataria de 1660.

Apesar de hoje já venderem pão para rabanada e usarem outros tipos de pães, brioches ou panetones como matéria-prima, o único ingrediente que se repete na imensa maioria das receitas é: pão do dia seguinte. As receitas se referem ao pão que não se pode mais comer porque está duro, um pão dormido, um pão perdido. Os franceses a chamam de pain perdu (pão perdido), em referência ao reaproveitamento que proporciona. A mais antiga referência à rabanada está no clássico De Re Coquinaria (Livro VII, XIII-3), o mais importante receituário do Império Romano, escrito pelo gastrônomo latino Marco Gavio Apicio, que viveu no primeiro século da nossa era: "Corte um sigilineo (pão de aveia) em fatias grossas. Coloque-as de molho no leite e frite em óleo. Espalhe mel em cima e sirva".Portanto, a rabanada é uma forma de salvar o pão. Muito natalino, não?

Contrariando a voz do povo, a rabanada não teria sido inventada pelos portugueses. Foram eles que ensinaram os brasileiros a prepará-la. Trouxeram a receita do Entre Doutro e Minho, antiga divisão do noroeste lusitano que abrangia Viana do Castelo, Braga, Porto e parte de Aveiro, Viseu e Vila Real, até hoje famosa pela sua elaboração. Vários países fazem rabanada com nomes e adereços diferentes, da Indonésia (roti telur) ao Marrocos (khobz belbid), da Índia (meetha andewala toast) à Inglaterra (eggy bread, egg dip ou gypsy toast). Assim, conviria atribuir a autoria do doce a muitos povos, não a um só.

Outro termo que tem um pouco da explicação da origem – ou pelo menos, de um dos usos – da rabanada é como parte de Portugal as chama: pão parida, ou somente fatias de parida, ou o nome inteiro: pão de mulher parida. Misture pão (trigo), ovos, leite, açúcar e frite, e você tem, além de rabanadas, uma bomba calórica, cheio de energia. Dizem que era bom para mulheres amamentando porque daria leite. E também explica um pouco o costume de comer as Fatias douradas (outro nome português que é autoexplicativo) no nevado Natal europeu: se esquentar de dentro para fora.
Segundo o etimólogo, filólogo e lexicógrafo brasileiro Antenor Nascentes, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, lançado em 1932, deriva de rábano + ada, pelos cortes dados na raiz dessa planta quando usada em salada. Mas para seu colega lusitano Candido Figueiredo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, publicado pela primeira vez em 1899, veio do espanhol rebanada, que saiu de rebanar, ou seja, cortar algo em rebanadas, de parte a parte.
O mais provável é que o nome deste doce seja mesmo uma adaptação do espanhol “rebanada” que quer dizer... fatias.

Gostou? Basta testar. Até o Natal há tempo para descobrir qual a sua versão favorita. ;)
Beijinhos sabor rabanadas.

Imagens: Google
Fontes de Pesquisa: Estadão, Folha e Google.
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Brazilian Xmas Cake(Bolo de Natal Brasileiro)

Como tudo começou: Minha filha Carol AMA coco e milho...Não sei a quem puxou! rsrsrs Há dias que prometi fazer algum bolo com esses ingredientes e, como estamos em época de Natal, juntei a amor que sinto por ela e pelo Natal e fiz essa receita.
Ela é uma fusão de receitas que tenho anotadas em cadernos antigos, já amarelados pelo tempo. Minha avó fazia um pudim de milho com coco e um bolo cremoso de coco que eram dos deuses, nunca esqueço! Juntei e adaptei as duas receitas da Vó Hercília e rezei pra dar certo! Batizei de Brazilian Xmas Cake, mas poderia ser também Bolo de Natal da Vovó.  Ela, lá do céu das cozinheiras e vovós mais amadas do mundo, deve ter me dado uma mãozinha porque ficou uma delícia!!! Será que do céu sentem cheiro? Tomara que sim!
Obrigada, vó eternamente amada! E feliz Natal!

Compartilho aqui a receita com vocês, queridos!

Ingredientes:
5 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1/2 lata de leite de coco
1 lata de milho escorrido
1 colher de fubá
3 colheres(sopa) bem cheias de trigo
1 colher(sopa) bem cheia de manteiga
2 colheres(sopa) de fermento químico em pó(de bolo)
essência de baunilha ou coco a gosto
50 g de coco ralado
* a medida "lata" é a de leite condensado de 395g.

Modo de Preparo: No liquidificador, bata tudo, deixando o coco para o final.
Despeje em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média por mais ou menos 40 minutos(até dourar),
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e decore com açúcar cristal. O toque de Natal fica pelas flores ou outros enfeites que remetam à data que você tenha em casa.

Não aguentei e provei ainda morninho...Hummm, fica molhadinho....Tão bom!!!
Vale experimentar. ;)
Beijinhos natalinos e brasileiros, sabor coco e milho,
Cozinha da Janita.
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Natal Pink! Why not?

I'm dreaming of a "pink" Christmas...
Saindo do tradicional verde e vermelho , que tal inovar na decoração usando o amado e feliz PINK no Natal?

O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.
Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis. Tudo a ver com o Natal!!!

Ideias isnpiradoras:













 E como no Brasil muita gente passa o Natal na praia, que tal essa sugestão de mesa ao ar livre? Perfeita com champagne, não?
Seja da cor que for, faça seu Natal FELIZ E INESQUECÍVEL!
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Panquecas para o Café da Manhã de Natal!

Panquecas são preferidas no café da manhã de quase todo mundo, mas no café da manhã do dia 25 de Dezembro, a coisa precisa ser mais caprichada e trabalhada no visual, né?
Sabem aquelas panquecas americanas, as mais "gordinhas"? Então, é só fazê-las em diversos tamanhos e formatos e deixar que o espírito natalino invada seu coração, inspire e guie a sua criatividade.

A receita da Panqueca Americana você encontra aqui no blog.

Vejam quanta ideia bacana para colocar em prática e fazer deste evento algo ainda mais especial e inesquecível, principalmente se você tiver crianças em casa:

 


 

 
 

Imagens: Google
 
E então, inspirados? Bora fazer um café da manhã de Natal INESQUECÍVEL E DELICIOSO? ;)
 

Presente de Natal de Cream Cheese Temperado

Um verdadeiro presente para servir aos seus convidados nas festinhas de Natal.


Confira como é fácil preparar essa belezura de Natal:

Você precisará de:
1 pote de cream cheese
dill, salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto
nozes em pedacinhos(opcional, mas eu amo e acho que dá o grande toque)
azeite de oliva
cubinhos minúsculos de pimentão vermelho para enfeitar
Cebolinha verde para enfeitar e fazer o "laço"

Como fazer o "pacote":
Misture bem o cream cheese, nozes e os temperos.
Unte com um pouquinho de azeite de oliva o pote que você vai usar para moldar o retângulo que dará formato ao "presente"(pode ser o próprio pote do cream cheese), coloque o preparado dentro e aperte bem para ajeitar. Deixe assim na geladeira por ao menos 2 horas antes de servir, para que os sabores se fundam e o "presente" fique firme.
Na hora de servir, desenforme em uma travessa, enfeite com os cubinhos de pimentão, amarre com a cebolinha verde como se fosse uma fita de presente e sirva com torradinhas e biscoitos salgados.

Garanto que será sucesso! ;)
 

Papais Noeis de Morango com Chantilly

Delicinhas assim vão encantar, alimentar e decorar sua festinha de Natal!
Morangos com chantilly imitando a carinha do bom velhinho são demais e, fala sério, quem não ama morango com chantilly? Hummm, perdição mais do que permitida no Natal, né gente?

Vejam que fácil:

Calcule em média 3 a 4 morangos por pessoa.
Lave bem os morangos e retire as folhinhas. Escorra-os e seque-os em papel-toalha. Corte a parte cônica(ponta) e reserve. Bata o chantilly(uso o de caixinha, já vem com as instruções de preparo e é muito prático). Com auxílio de um bico de confeiteiro, disponha uma "pitanga" de chantilly sobre a parte maior de cada morango e depois colque a ponta do morango sobre, como se fosse o gorro do papai Noel. Coloque mais uma mini "pitanga" para finalizar e dar o detalhe do gorro. Os olhinhos você faz com qualquer sementinha, como de chia e etc.
Sirva em seguida.

Hamromização: Espumante brut rosé, of course, pra ficar tudo bem lindo, gostoso e colorido!

Fofos demais esses "bons velhinhos", não? ;)
Beijinhos natalinos.

Árvores de Natal de Pão Pita

Essas arvorezinhas de Natal comestíveis, além de super fofas, são umas delicinhas e vão encantar seus convidados. Vão por mim, façam! ;)
São fáceis, rápidas e você pode colocar em cima outros cremes e patês, caso não goste de guacamole.

Ingredientes das "árvores":
Pães pitas redondos cortados em 4 vezes, o que vai dar 8 triângulos.A quantidade depende do número de convidados. calcule em média 5 por pessoa.
Palitinhos salgados(aqueles sticks da Elma Chips mesmo), 1/2 palitinho para cada triângulo de pita.
 
Modo de preparo:
Monte as "arvorezinhas" colocando/espetamdo os palitos na base do triângulo de pão pita.

Guacamole:
Ingredientes:
2 abacates médios, maduros e descascados
Suco de 2 limões
1/4 de cebola ralada
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres(sopa) de maionese
Sal, dill e pimenta (a gosto)
 
Modo de preparo:
Amasse os abacates, junte o suco de limão, os outros ingredientes e misture. Guarde na geladeira até a hora de montar os canapés e servir.
 
Enfeite e finalização: Pimentas biquinho em conserva(sem as sementinhas) ou pimentões vermelhos picadinhos bem pequenininhos.
 
Montagem:
Na hora de servir, coloque a guacamole sobre as árvores/canapés, enfeite com as pimenta biquinho ou pimentão vermelho picadinho e sirva.
 
Facinho, facinho! Pode até pedir a ajuda da criançada na hora de montar os canapés. ;)
Divirtam-se e tenham um FELIZ NATAL!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...