Páginas

Mostrando postagens com marcador lanches e salgados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador lanches e salgados. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bretzel ou Pretzel

Esses pães trançados em forma de braços rezando, além de deliciosos, simbolizam o amor eterno, a divina trindade e trazem sorte, prosperidade e plenitude espiritual, sabiam? É pra preparar com carinho e comer com muito gosto!
Esses fiz com minha filhota. Ela precisava para levar para uma aula de alemão onde falariam sobre comidas típicas da Alemanha e degustariam o que foi levado.
Foi uma festa e ficaram deliciosos!
A receita é bem simples, confiram abaixo. ;)

INGREDIENTES:
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- ½ colher (chá) de sal
- 1 envelope de fermento biológico seco (10g) ou 1 tablete fermento fresco (15g)
Para besuntar os pretzels - azeite de oliva ou óleo de soja.

Para polvilhar - Sal grosso. Outras opções são: Queijo parmesão ralado, ervas páprica, gergelim.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela misture a água morna com o fermento até dissolvê-lo, junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha. Misture até ficar uma massa homogênea, cubra e deixe descansar por 15 minutos.

Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa e divida em 20 pedaços se quiser fazer bretzels maiores. Faça rolos de 80 cm de comprimento e modele-os no formato de pretzel. OBS: Dá para fazer até 40 brtezels pequenos com essa massa.
Coloque-os numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixe descansar por 30 minutos.
Leve ao forno quente (250ºC), asse por  8 minutos ou até dourarem ligeiramente.
Retire do forno, passe, com um pincel culinário, fina e rapidamente o óleo e polvilhe a cobertura desejada. Vai secar na hora e vc já pode servir. Quentinho é ainda mais gostoso!

Rende: 20 a 40 porções, dependendo do tamanho.

Origem do Bretzel ou pretzel

A palavra pretzel entrou no idioma inglês diretamente do alemão brezel. Sua origem antiga remonta ao latim brachitellum, diminutivo de um termo Bracchium que significa "com braços". Diz uma lenda medieval que um monge inventou o pretzel e lhe deu a forma de braços entrelaçados em posição de quem reza. (fonte: revista Veja/abril)
Outras fontes dizem derivar o nome de Bracellus (um termo medieval para a pulseira), ou Bracchiola (bracinhos).
No século 16, a tradição alemã de comer pretzels durante sexta-feira santa é introduzida. Diz-se que a forma do pretzel é como estar rezando. Dentro da Igreja Católica, pretzels são consideradas como tendo significado religioso, sendo feitos com uma receita simples, usando apenas farinha e água pode ser consumido durante a Quaresma, quando os cristãos europeus foram proibidos de comer ovos, banha, ou produtos lácteos, como leite e manteiga. Com o tempo, A Páscoa e a Quaresma tornaram-se características da Páscoa. Pretzels eram escondidos na manhã de Páscoa, assim como os ovos são escondidos hoje um são particularmente associados com a Quaresma, jejum e orações antes da Páscoa. Os três buracos formados no pretzel representam a Trindade cristã de "Pai, Filho e Espírito Santo", e pretzels são pensados ​​para trazer sorte, prosperidade e plenitude espiritual.

A frase de casamento "amarrar o nó" teve o seu início quando um pretzel foi usado para "amarrar o nó" entre duas famílias proeminentes. Assim, laços do Pretzel passaram a simbolizar também amor eterno.
Hoje, Pretzels são comuns no sul da Alemanha (Suábia, Baden e Baviera), e na Suíça, onde muitas vezes são cortados na horizontal, com manteiga, e vendidos como Butterbrezel. Na Baviera, eles comem pretzels no café da manhã com Weisswurst. Na Hungria são chamados de Perec.
O Pretzel alemão é duro e estaladiço, e quase sempre passado no sal. Já a adaptação americana é ligeiramente crocante por fora e macia por dentro.
 
E termino esse delicioso post com uma fofura de "piadinha" que achei sobre bretzel:



 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quiche Lorraine - A Clássica

Esta receita é tradicional da região alemã de Lorraine,(Lotharingie) na época medieval, que hoje é a região de Alsácia - Lorena, na França. Os alemães chamaram a torta de "Kuchen", que significa simplesmente "bolo ou torta". Com o tempo, Kuchen se transforma em Küche, e finalmente em Kische (nome mais próximo de quiche).
Esta receita tradicional da região de Lorena foi amplamente difundida em toda a França e mesmo no resto do mundo. Ela é originalmente consumida quente, como entrada.

A versão da Alsácia usa também cebolas junto com o bacon.

Ingredientes:

Massa (Receita de massa básica):

2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
125 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Óleo (para untar a forma)

Recheio:
Azeite de oliva
1/2 xícara de bacon picado
4 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
Sal e noz moscada a gosto
1/4 de xícara de sálvia fresca inteira

Modo de Preparo:
Misture a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa.
Acrescente 1/2 xícara de água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por 30 minutos.
Abra a massa, unte a forma e forre a forma no fundo e laterais (30cm de diâmetro + ou - ).
Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180° graus) para pré-assar por 15 minutos ou até ficar firme, mas sem dourar.
Em uma frigideira anti-aderente, frite o bacon até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel toalha.
Em uma tigela separada, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite e o queijo ralado e misture bem. Tempere com sal(cuide com o sal, pois o bacon e o queijo já são salgadinhos) e noz-moscada e acrescente o bacon.
Despeje tudo sobre a massa pré-assadaO bacon frito e a mistura), distribua a sálvia e volte novamente ao forno por mais 20 minutos ou até começar a dourar e o recheio ficar firme. Desenforme e sirva (quente ou morna).


OBS: Você pode fazer mini-quiches em forminhas pequenas também. Fica uma graça!

Depois é abrir uma garrafa de champagne bem geladinho para acompanhar e se deliciar!

Quiche de Bacalhau

Navegando hoje aqui no blog percebi que há poucas receitas de quiche. Eu amo quiches, faço sempre, muitas vezes usando o que tenho em casa no recheio, aproveitando sobras mesmo. Acho super versátil porque você faz a massa, recheia com o que quiser, finaliza com o creme de ovos, leite e creme de leite, assa e pronto, tem um prato delicioso!
Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da cozinha francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lotharingien, hoje a região da Alsácia - Lorena. A palavra quiche vem do alemão "kuchen", que significa "torta". ;)

Perfeita para um brunch, um lanche da tarde ou mesmo para um jantar se acompanhada de uma salada de folhas verdes.



Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
Água gelada (se necessário)


Recheio:
500g de bacalhau dessalgado e desfiado
200g de azeitonas pretas chilenas cortadas em rodelas finas(sem caroço)
1 cebola picada em rodelas finas

1 pimentão vermelho cortado em rodelas finas
Salsa picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
2 ovos
1 caixa de creme de leite
200 ml de leite

Modo de preparo:
Misture a farinha com a manteiga com as pontas dos dedos até fazer uma farofa. Acrescente então o ovo e o sal e continue misturando com os dedos. Para dar liga, acrescente, com calma, um pouco de água gelada, o tanto que baste para a massa ficar homegênea e não grudar na mãos. Abra a massa em uma forma redonda própria para quiche, fazendo a borda nas laterias.


Num bowl ,junte o leite, o creme de leite, os dois ovos inteiros, misturando bem. Reserve este creme.

Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o bacalhau e, por último, acrescente a salsa picada. Disponha esse refogado sobre a massa da quiche e acrescente as azeitonas cortadas em rodelas e os pimentões em rodelas. Para finalizar, acrescente o creme  reservado e leve ao forno médio por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até dourar a quiche.

Sirva quente ou morno.

Dicas da Janita: Se quiser, o bacalhau pode ser substituído por cação. É uma opção mais barata para não deixar de testar a receita. ;)
Também é uma ideia de receita bacana para Páscoa e Natal.
Se for servir em fatias e pratos individualmente, acompanhe de salada verde, fica bonito e gostoso.


Harmonização: pra mim quiches SEMPRE combinam com espumante brut. :) Adoro!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Feliz dia do Hambúrguer!

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer. Você sabia que esta delícia de carne tem origem bastante controversa?
 
Há poucas versões sobre a origem do hambúrguer. Porém, um dado é certo: ele nasceu há muitos séculos e, contrariando a regra da grande maioria dos hábitos alimentares, que se caracterizam pela regionalidade. O hambúrguer, apesar de tido e havido como uma instituição norte-americana, só chegou ao país da coca-cola, pelas mãos de imigrantes alemães, vindos dos arredores de Hamburgo. Uma das histórias sobre sua origem remete ao séc. XVIII, quando cavaleiros tártaros moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, colocando-a sob suas selas. Após algum tempo de travessia, o alimento se transformava em uma "massa" mais macia e fácil de mastigar. Feito de Dijo do Boi.

A história do hambúrguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.

No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).
Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.
Em 1836, no restaurante Del Monico’s, em New York, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

Curiosidades:

Durante o períodos pós-guerra, o hambúrguer era muito famoso, inclusive na cultura popular. Um exemplo disso era o frequente aparecimento de hamburgueres no quadrinho Popeye, cujo protagonista era o marinheiro que comia espinafre para sustentar sua força sobre-humana; sua primeira aparição, contudo, foi como personagem coadjuvante em 17/01 de 1929 ao lado de outros personagens, incluindo J. Wellington Wimpy (muitas vezes abreviado para apenas "Wimpy" e conhecido no Brasil como Dudu), um guloso educado que era apaixonado por hambúrgueres. 
Sua frase marcante, "Pagarei com prazer na terça, por um hamburguer hoje!" (em inglês I'll gladly pay you tomorrow for a hamburger today) tornou-se famosa. Durante o auge de sua popularidade nos anos 30, Dudu passou uma imagem de que os hambúrgueres eram saudáveis para a juventude da época, e sua fama resultou na criação de uma cadeia de restaurantes fast food chamada Wimpy a sua homenagem, que vendia hambúrgueres por dez centavos.
Logo muitos outros personagens de ficção ficaram associados ao hambúrguer, como o Ronald McDonald, um palhaço desenhado por Willard Scott que surgiu pela primeira vez na televisão americana em 1963, e tornou-se famoso. Na década de 60 o hambúrguer era citado em quadrinhos undergrounds como o Zap Comix#2 do desenhista Robert Crumb, onde havia um personagem chamado "Hamburger Hi-Jinx". No final dessa década, a arte pop utilizou o hambúrguer como elemento artístico, em trabalhos de Andy Warhol (Dual Hamburger), Claes Oldenburg(Floor Burger), Mel Ramos(Vinaburger, 1965), e mais recentemente, David LaChapelle(Death by Hamburger, 2002).

A nave estelar conhecida como Millennium Falcon, projetada por George Lucas para Star Wars, foi baseada num formato de hambúrguer. Outras mídias também fazem ou fizeram frequentes aparições ou citações de hambúrgueres, como o jogo Burger Time de 1982.

Os sanduiches beirute, americano, cheeseburger e outros sanduíches ganharam os cardápios das lanchonetes a partir do séc XIX. Com a Revolução Industrial, houve popularização dos almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática, apesar de pouco nutritiva.

Entretanto, a idéia de colocar algum recheio no pão é bem mais antiga. Antes de Cristo, nos antigos rituais de Pessach, a páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se a massa misturada com alguma coisa; o próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, o conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Reza a lenda que ele comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos.

Desde então, a variedade de sanduiches aumentou. O hambúrguer, receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.
Hoje em dia a causa anda bem sofisticada e os "gourmet" estão em alta. ;)
Mas ainda assim, ninguém abre mão do simples e eternamente delicioso HAMBURGUER TRADICIONAL.

Fonte: Wikipedia.

RECEITINHA PRA FAZER EM CASA

Ingredientes:

Carne:
800g de carne moída
2 ovos
1 colher de sopa de cebola
½ xícara de farinha de rosca
1 cebola ralada
1 colher de sopa de mostarda
1 colher se sobremesa de sal
Outros ingredientes:
200g de mussarela em fatias
4 tomates em rodelas
1 alface crespa
4 fatias de bacon(opcional)
8 pães de hambúrguer
Maionese:
1 batata cozida
½ cenoura cozida
½ xícara de café de leite
½ suco de limão
1 colher de sopa de vinagre
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
½ xícara de azeite

Modo de preparo:

Carne:
Em um bowl, misturar todos os ingredientes de uma vez até ficar homogêneo.
Molde e frite os hambúrgueres na chapa.

Dica boa demais: Antes de colocar a carne na chapa ou na frigideira, faça uma leve depressão com o dedão no centro do hambúrguer (cerca de 0,5 cm para 200 gramas do produto). Assim, a carne terá espaço para ser aquecida internamente. Em contato com a chapa, a carne estufa. Com essa área no meio, ele não racha e não elimina sangue.

Maionese:
Bater no liquidificador a batata, a cenoura, o leite, o suco de limão o vinagre, o sal e a pimenta do reino até ficar homogêneo.
Sem para de bater, colocar o azeite em fio até atingir a consistência de maionese
Fritar o bacon separadamente e reservar.
Depois é só montar e servir com a maionese! 

Enjoy e FELIZ DIA DO HAMBÚRGUER! 

Rendimento: 8 Porções

Fonte da receita: Programa Hoje em Dia da TV Record por Edu Guedes.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Esfiha de Carne(fechada)


Ingredientes:



Massa:
1kg de farinha de trigo
1 xícara de fubá de milho
3 tabletes (30g) ou 3 colheres (de sopa) de fermento biológico
½ colher (de sopa) de sal
3 colheres (de sopa) de açúcar
½l de água
2 colheres (de sopa) de óleo

Recheio:

Misturar bem os seguintes ingredientes:
1/2 kg de carne moída
2 tomates vermelhos picados
1 cebola média picada

2 dentes de alho espremidos
½ xícara de salsa picada
1 xícara de iogurte natural
1 colher (de chá) de pimenta síria
1 colher (de café) de pimenta do reino em pó
¼ de xícara de suco de limão
½ xícara de pinoli(opcional)
Sal e hortelã fresca picadinha a gosto

Modo de Preparo:

Diluir o fermento na água e acrescentar o sal, o açúcar e o óleo. Juntar a farinha, aos poucos, e misturar continuamente com as mãos, batendo a massa vigorosamente até ficar homogênea. Cobrir com um pano de prato umedecido e deixar descansar por 5 minutos.
Amassar novamente. Fazer pequenas bolinhas, do tamanho de uma noz, passar uma a uma no fubá, e depois, cobri-la mais uma vez com um pano de prato para que a massa não resseque.
Abrir as bolinhas de massa, formando rodelas com 10 cm. Colocar o recheio e fechar formando um triângulo.
Colocar em uma assadeira, previamente untada com óleo e levar ao forno aquecido a 300ºC, por 10 minutos. Ao retirar do forno, e ainda bem quentes, pincelar cada com óleo.



Rendimento: em média 40 esfihas pequenas.

Saiba mais sobre as Esfihas
 
Esfirra, esfiha, sfiha ou ainda safiha é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano
 e encontrada em outros países do Oriente Médio: na Jordânia, no Líbano, na Palestina e no Iraque. Existem diversas receitas diferentes de esfiha; a forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno com recheios que podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas.
Existem diversas receitas de esfirra. Pode ser aberta ou fechada.A origem da esfiha remonta ao Líbano. Primeiramente o Iraque, passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos e criou o pão chato e redondo. Depois no Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola: nascia assim a esfiha aberta. Após um tempo, já no mundo ocidental, a esfiha começou a ser fechada. De lá para cá, muitos ingredientes foram acrescentados para incrementar ainda mais o sabor, como a hortelã que dá um toque especial ao quitute. As esfihas originais eram feitas de carne de carneiro, mas com as diversas adaptações, hoje, são produzidas com carne moída, frango, queijo...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Samosa Veggie


Ingredientes:
​Para a samosa:
2 pacotes de massa para pastel(grande)
1½ quilo de batata cozida e picada
6 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas roxas picadas
250 g de ervilha cozida congelada
1 colher (sopa) de gengibre ralada
2 pimentas dedo-de-moça picadas
5 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de garam masala*
½ colher (chá) páprica picante
Suco de dois limões
De 1 a 2 litros de óleo para fritar os pastéis
Sal a gosto
*Para o garam masala, se quiser preparar:
1 colher (sopa) de semente de cardomomo
1 pau de canela
1 colher (chá) de cominho preto (pode ser substituído por cominho comum)
1 colher (chá) de cravo
1 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
¼ colher (chá) de noz-moscada
OBS: O Garam Masala pode ser comprado pronto em supermercados ou casas especializadas em produtos orientais.
Este nome significa, traduzido à letra, "mistura quente", e o garam masala é uma combinação de especiarias torradas, como sementes de coentros, cominhos, cardamomo, cravo-da-índia e canela. Todas as donas de casa indianas têm a sua própria versão, moendo as especiarias frescas para esse fim.

Modo de Preparo:
Para o recheio:
Esquente o óleo em uma panela, em fogo médio. Frite a cebola picada até começar a dourar. Adicione as ervilhas, o gengibre, a pimenta picada e as três colheres de água. Abaixe o fogo, tampe a panela e ferva até as ervilhas cozinharem, mexendo de vez em quando. Se for necessário, adicione um pouco mais de água. Em seguida, coloque as batatas e os temperos. Misture por cerca de quatro minutos. Adicione o suco de limão e verifique o sal. Deixe esfriar.

Para o garam masala:
Moa todos os ingredientes em um moedor de café.

Para o pastel:
Corte o disco de massa ao meio. Dobre para formar um triângulo, como na foto. 
Recheie a massa e feche utilizando um garfo. Frite os pastéis em óleo quente e sirva imediatamente.

Dicas da Janita: Você pode variar o recheio. Use a criatividade!

O que é Samosa?
A Samosa (também conhecida como chamuça ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por pastéis fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.
É bastante semelhante ao spanakopita grego. Normalmente, o samosa é feita de uma forma triangular com crosta de massa de pastél ou massa filo. O interior pode ser recheado com batatas ao curry, ervilha, cordeiro desfiado ou frango e especiarias, varia de lugar a lugar. São mais frequentemente fritos produzindo um exterior deliciosamente crocante, apesar de algumas variedades poderem ser assadas, para reduzir o teor de gordura.
Muitas vezes, o samosa é comido com molho de hortelã ou com variantes do chutney. 

"O bem que se faz num dia, é semente de felicidade para o dia seguinte.”
(Provérbio indiano)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sopaipillas Chilenas

Uma massinha frita irresistível, a base de abóbora, tradicional no Chile, que pode ser degustada com doce ou salgado. Você vai se apaixonar!


Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de abóbora cozida
3 colheres de manteiga derretida
2 colheres de fermento em pó
sal a gosto
noz-moscada a gosto(opcional)
1/2 litro de óleo para fritar

Modo de Preparo:
Com a abóbora cozida, se faz um purê meio mole. Em um bowl, colocar a farinha e fazer um buraco no centro pra receber a abóbora, a manteiga, o fermento e o sal. Misturar bem todos os ingredientes fazendo uma massa suave. Abrir a massa deixando-a com 1/2 cm aproximadamente. Cortar com um molde redondo do tamanho desejado ou com um copo. Fritar até que fiquem douradinhas e colocar sobre papel absorvente para ficarem bem sequinhas.

Dicas da Janita: são deliciosas para servir com Chilli, com molho tártaro, com patezinhos, etc. 
Ficam gostosas também quando passadas no açúcar com canela, como fazemos com bolinhos de chuva.

Sopaipillas ou Sopaipas - o que são?

Uma "massa frita" feita com abobora, tipica do Chile, normalmente degustada com molho pebre, semelhante ao nosso vinagrete.
Bastante consumida também na Argentina, Bolívia, Peru, México, Uruguai e no Texas.
Come-se tambem doce, ja que tem gosto neutro, chama-se então Sopaipilla pasada, embebida num molho doce a base de mel/melaço, canela e casca de laranja chamado salsa Chancaca.
Sopaipilla vem do diminutivo sopaipa, uma palavra de origem moçárabe, "xopaipa", que significa pão frito ou embebido em óleo.
Quase como o nosso famoso bolinho de chuva, mas com abobora na massa, ficando com uma textura e gosto muito especiais. ;)


"Póngale más pino, póngale color”, se diz no Chile para buscar emoção e melhorar o que se faz, uma expressão da cozinha refletida na vida cotidiana.

Soufflé très facile

Uma receita de soufflé fácil e rápida que vai surpreender pela praticidade, rapidez, sabor e belo aspecto final! 

Ingredientes:
1 peça de brócolis(+/-380g)
1 cebola media picadinha
2 dentes de alho picadinhos
3 ovos
1 caixa de creme de leite
50 g de gorgonzola(ou outro)
sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto
1 colherinha de fermento em pó(de bolo)
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de Preparo: 
Afervente levemente o brócolis, pique e reserve.
Refogue a cebola e o alho em azeite de oliva. Acrescente o brócolis e os temperos. Cuide porque o gorgonzola costuma ser salgado.
Deixe esfriar um pouco.
Num processador, mixer ou liquidificador, coloque o refogado que preparou e os outros ingredientes. Bata(pode ser bem batido ou com pedaços, conforme seu gosto).
Em ramequins individuais, ou em um grande, devidamente untados com manteiga, despeje a mistura. Polvilhe a farinha de rosca. Leve ao forno médio previamente aquecido por mais ou menos 25 minutos, ou ate que o soufflé esteja douradinho e firme.
Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas da Janita: o brócolis pode ser substituído por couve-flor, cenoura, chuchu, milho...E o queijo pode ser variado,vai depender do seu gosto.
Uma receita bem versátil, uma mão na roda para aproveitar os alimentos e sobras, quando não se sabe o que fazer de entradinha ou acompanhamento, ou ate mesmo para um jantar leve, com uma saladinha verde! ;)
E se quiser uma versão mais light, substitua o creme de leite por iogurte natural.  

Harmonização: um espumante ou champagne brut, vinho branco seco da uva chardonnay.

Mais sobre o Soufflé
Acredita-se que a primeira receita foi criada em meados do século 19, talvez até antes, pelo chef francês Antonin Carême. Sobre ele, dizia-se que era "o chef dos reis e o rei dos chefs". Desde então, essa delícia corre o mundo em mil e uma variações.
O termo significa "inchado" ou "soprado" e, por isso, uma das regras básicas do prato é servi-lo imediatamente após sair do forno.
pode ser doce ou salgado, feito com diversos tipos de recheio. Vale queijos, legumes, carnes, frutos do mar, chocolate e frutas.


Normalmente termino com dicas musicais, poemas, frases...Desta vez vou indicar um filme que te a ver com o nome do prato. 
Sugestão: Você degusta seu soufflé tranquila e prazerosamente, com um bom vinho e uma excelente companhia e depois assiste o filme! Que tal?

Minha dica de filme: "À bout de soufflé"

Um filme francês em preto e branco, do gênero drama e policial, de 1960, dirigidopor Jean-Luc Godard, com roteiro baseado em história de François Truffaut.
É considerado um filme cult e emblemático da nouvelle vague. 
Foi o primeiro longa de Jean-Luc Godard. 
O filme foi rodado em menos de quatro semanas. O diretor Jean-Luc Godard conduziu o filme sem um roteiro concluído, basicamente improvisado. Godard escrevia as cenas pela manhã para que fossem filmadas depois. Para que os atores atuassem de forma mais espontânea, Godard só lhes entregava as falas à medida que as cenas eram realizadas.
Em seu filme de estréia, Godard desconsiderou as formas convencionais e inovou a arte cinematográfica. 
Em uma narrativa fragmentada, apresenta Michel Poiccaard (Jean-Paul Belmondo), um típico ladrão parisiense e admirador de Humprey Bogart.

Ao longo da trama ele se envolve com a jovem norte-americana, Patrícia (Jean Seberg), que o ajudará a escapar da polícia.

Um filme de perseguição bastante espirituoso, romântico e inovador, que abriu as portas para a nouvelle-vague. Uma obra-prima da cinematografia francesa. Vale assistir!


"Somos feitos de sonhos e os sonhos são feitos de nós".
(Jean-Luc Godard)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Delícias na Caneca!

Recebi estas receitas fofas e práticas via e-mail, de uma amigo. No final do e-mail constava: "não seja egoísta, repasse"! Então, além de mandar via e-mail aos amigos que sei que curtem uma cozinha, resolvi postar aqui também, para compartilhar essas delicinhas com vocês. ;)


Que tal?
Vamos fazer uns bolinhos rapidinhos?

A brincadeira é que você pode bater os ingredientes na própria  caneca com um garfo e por no microondas 
por 3 minutos.

A massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo.
Não aumente a farinha ou terá um bolo duro!

BOLO DE CANECA
Ingredientes:

- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (café) rasa de fermento em pó



Modo de Preparo:
- Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
- Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar.
- Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.


Dicas importantes:
- A caneca deve ter capacidade de 300ml.
- A medida de colher é sempre rasa.
- Você pode servir este bolo com coberturas, caldas, castanhas e sorvete.
- E pode comer quente.

BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA
(Rende 2 porções)

2 canecas com capacidade de 150 ml


Ingredientes:
1 gema
6 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento químico
1 clara batida em neve
Cobertura:
Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto.

Modo de Preparo:
Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó.
Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos.
Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem.
Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.
Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 graus em forno preaquecido.
Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima já é o sufuciente.
Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate.
Decore como quiser.

BOLO DE LARANJA NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico


Cobertura:2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja


Modo de Preparo:
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo.
Adicione o óleo, o açúcar e o suco de laranja e misture.
Agregue a farinha, o fermento e misture até uniformizar.
Leve por três minutos ao microondas em potência máxima.


Cobertura:
Junte tudo e cubra o bolo. 

Dica:Vale trocar o suco de laranja pelo de limão.Mas, para essa substituição, em vez de 4 colheres (sopa) do sumo da laranja, use 2 colheres (sopa) do limão, pois o sabor é mais acentuado.

BOLO DE LEITE DE COCO NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico


Cobertura:
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado 


Modo de Preparo:
Despeje o ovo inteiro na caneca e bata.
Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem.
Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme.
Leve por três minutos ao microondas na potência máxima.

Cubra o bolo com a cobertura e polvilhe coco ralado. 

Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa.
Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó


Cobertura:
2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água


Modo de preparo:
Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture.
Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto.
Leve por três minutos no microondas em potência máxima.


Cobertura:
Pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto.
Espalhe sobre o bolo.


Dica: Em vez de goiabada, cubra o doce com geléias de sabores diferentes.


BOLO DE CENOURA DE CANECA 
Ingredientes:
1 cenoura pequena
1 ovo
3 colheres de sopa de oleo de milho
1 pitada de sal
3 colheres de açucar.
4 colheres de sopa rasa de trigo..


Cobertura:
1 colher de nescau
1/2 colher de manteiga
1 colher de açucar
1 colher de leite


Modo de preparo:
Raspe a cenoura e corte em pedaços pequenos, coloque no processador, junto com o oleo e o ovo.
Bate até a cenoura ficar bem triturada..
Coloque na caneca, o trigo, o açúcar e o fermento , junte a cenoura batida e misture bem.
3 minutinhos no microondas.

Cobertura:
Misture tudo numa xicara de chá e leve ao microondas por 40 seg. Retire, bata bem deixe esfriar e cubra o bolo.


CANECA DE PÃO DE QUEIJO: 
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de oléo
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de polvilho azedo
1 colher (café) de fermento em pó
margarina para untar


Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, e unte a caneca com margarina. Coloque esta mistura até a metade da altura da caneca e leve no microondas por 3 minutos em potência media. Retire e polvilhe o queijo parmesão para decorar.
Rendimento: 2 canecas


BOLO SALGADO DE CANECA 
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 fatia de queijo mussarela
1 fatia de peito de peru
1/2 tomate picado sem semente
orégano e queijo parmesão para decorar


Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, menos a decoração, numa caneca de 300 ml, misture bem e leve no microondas em potência alta por 3 minutos e decore com orégano e queijo parmesão e folhas de salsinha.
Rendimento: 1 caneca


CANECA DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite
3 ovos
gotas de baunilha para perfumar
Calda:
6 colheres (de sopa) de açúcar
6 colheres(de sopa) de água


Modo de preparo:
Em um recipiente, misture os ingredientes do pudim (pode ser manual ou no liquidificador)
Misture bem os ingredientes e reserve.
Para a calda, coloque o açúcar e água, leve ao microondas por 3 minutos em potência alta,
coloque a calda na caneca e coloque a mistura na metade da caneca. Faça isso em 4 canecas e
leve uma de cada vez ao microondas por 3 minutos em potência alta.
Decore com um pouco de calda.
Rendimento: 4 canecas


CANECA DE PETIT GATEAU
Ingredientes:
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixa de creme de leite
3 ovos pequenos
1/2 lata de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) bem rasa de fermento em pó
margarina para untar


Ganache:
100 g de chocolate ao leite
70 ml de creme de leite
1 saco de confeitar descartável


Decoração:
4 bolas de sorvete
folhas de hortelã e calda de chocolate


Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador, coloque a mistura até a metade da altura da caneca já untada com margarina, e com o saco de confeitar coloque no meio da massa crua um pouco do ganache.
Leve ao microondas por 3 minutos, sirva com uma bola de sorvete de creme e folhas de hortelã.
Rendimento: 4 canecas

E tem até uma receita ilustrada:
Gostaram? Então vamos botar as canecas para trabalhar? Aliás, quem é que gosta de cozinha e não ama canecas? Eu amo!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...