Páginas

Mostrando postagens com marcador doces. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doces. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bolo Mágico de Cará, Cenoura, Canela e Nozes

Basta fazer o bolo, comer e acreditar nas propriedades mágicas da canela! ;) Além de tudo, acreditando ou não, esse bolo é uma delícia e super saudável!
Ingredientes:
2 xícaras de cará descascado e ralado(cru)
1 cenoura ralada(crua)
3 ovos inteiros
2 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de óleo de girassol ou 2 colheres(sopa) de manteiga/margarina sem sal
1 xícara de nozes picada
1/2 xícara de leite
1 colher(chá) de canela em pó
1 xícara de farinha de trigo branco
1 xícara de trigo integral
1 colher(sopa) de fermento em pó químico
1 colher(chá) de bicarbonato de sódio
Margarina para untar e trigo para enfarinhar a forma
Nozes inteiras, canela e açúcar mascavo para decorar(opcional)

Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque o cará, a cenoura, os ovos e mexa bem. Acrescente a canela, as farinhas, o fermento e por último o bicarbonato, mexendo sempre(ou na batedeira em velocidade baixa) até a massa ficar homogênea. Coloque em forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, leve ao forno preaquecido, em temperatura média, e asse por 35 minutos, ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme com cuidado, decore com as castanhas, açúcar mascavo e canela e sirva.


A Canela


Mencionada em alguns livros da Bíblia, a canela é uma das mais antigas especiarias de que se tem registro e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraico: קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.

Atributos Mágicos da Canela - cura falta de dinheiro, nos traz poderes psíquicos, buscas espirituais, amor, sucesso, limpeza, purificação, bênçãos, melhoria das comunicações e também auxilia na meditação. É protetora contra inveja. E cheira deliciosamente!
 
Gente, seja como for, canela é tudo, só faz bem!!!
E então, vamos colocar mais canela em nossas vidas? ;)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Biscotti

Os deliciosos biscotti são biscoitos tradicionalmente italianos de massa seca e crocante porque são cortados ainda quentes e assados duas vezes. Possuem o formato de amêndoas.
São originários da cidade italiana de Prato e por isso
também conhecidos como Biscotti di Prato.
Perfeitos para café da manhã, um chá ou café da tarde, happy hour com espumante ou até mesmo para um lanche rápido antes de dormir. Como é bem seco, pede que se molhe os biscotti num líquido.
Na Itália servem com vinho fortificado(Vin Santo) ou vinho de sobremesa, após a refeição, e mergulha-se mesmo cada biscotto no vinho antes de levar à boca.
Uma verdadeira delícia!

Ingredientes:
250 g de amêndoas grosseiramente picadas
200 g de farinha de trigo
175 g de açúcar
1 colher(chá) de fermento em pó
1/2 colher(chá) de canela em pó
2 ovos
2 colheres(chá) de essência de baunilha, de amêndoa, ou rum(prefiro de amêndoa, ou até de rum com amêndoa)
 
Modo de Preparo:
Unte uma forma rasa com manteiga e forre com papel manteiga. Em um bowl coloque os ingredientes secos peneirados e misture. Adicione as amêndoas picadas, misture bem. Em outro bowl bata os ovos com a baunilha. Misture os ingredientes líquidos aos secos com a ajuda das mãos, até obter uma massa grudenta e homogênea. Forme dois troncos com a massa com +ou- uns 6 cm de largura e 3 cm de altura. Polvilhe um pouco de farinha para ajudar, pois a massa estará grudando. Coloque as massas distantes para não grudarem.
Leve ao forno preaquecido 180 graus por 40 minutos. Depois deste tempo, retire do forno e deixe esfriar por uns 2 a 3 minutos. Com uma faca de pão, corte fatias de 1 cm e disponha com cuidado e volte-as para a assadeira, deixando no forno por mais 10 minutos para dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
 
Dica: Se gostar, passe a portinha de alguns biscotti no chocolate meio amargo derretido.
Guarde-os em um pote hermeticamente fechado, pois podem durar até 5 dias.
 
Origem do Biscotti

Em italiano Biscotti é plural de Biscotto. A palavra se origina do latim medieval biscotus que significa "assado duas vezes". Assim era feito para durar mais tempo. Tais alimentos foram particularmente importantes nas épocas de guerras, úteis durante as viagens. Foram alimentos de base das legiões romanas.

A primeira receita documentada para o Biscotti foi um manuscrito secular, agora preservado em Prato, encontrado no século XVIII pelo erudito Amadio Baldanzi. Neste documento, os biscotti são chamados de Gênova.

A receita original não tem qualquer tipo de fermento ou gordura. Receitas modernas incluem a adição de fermento em pó e as especiarias à farinha. Também há variações com nozes, pistache, avelã, macadâmia, pinoli, castanhas, frutas secas e até pinhão.
Os Biscotti na Itália moderna e Argentina também são amplamente conhecidos pelo nome de "cantuccini" ou "cantucci".
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bolo de Banana Integral

Faz tempo que estou para compartilhar essa receita aqui no blog. Foi uma experiência que deu certo, num dia daqueles que precisava de algo rapidinho, saudável e gostoso, sabem?
Usei/testei a mistura pronta de Bolo de Banana Integral da marca Orquídea, que é uma que costumo usar às vezes, e uma das únicas sem transgênicos no mercado.
 
A receita:
Massa: 01 embalagem de Mistura de Bolo de Banana Integral Orquídea
iogurte natural no lugar do leite(opcional)
1 banana caturra ou nanica amassada(só bater junto na massa)
1 colher de chá cheia de canela em pó
 
Modo de fazer: Preparar o bolo conforme instruções na embalagem, trocando o leite pelo iogurte integral se quiser, e o óleo por azeite de oliva ou manteiga, acrescentando a banana e a colher de chá de canela.
Nessas misturas prontas, sempre dou uma reforçada no final com uma colherinha pequena extra de bicarbonato de sódio ou, na falta deste, de fermento de bolo em pó mesmo, fica mais fofinha massa a meu ver.
Colocar em uma assadeira untada e enfarinhada de furo no meio e levar ao forno médio por uns 40 minutos.
 
Cobertura inventei na hora, um doce de banana simples: piquei umas 6 bananas caturras bem maduras e grandes, suco de meio limão, 2 colheres de sopa de açúcar de baunilha e mexi na panela até ferver e dourar um pouco. Depois é só colocar sobre o bolo, enfeitar com mais canela(que eu amo) e servir com um cafezinho. ;)
 
Foto da embalagem de mistura pronta usada:
 
 

 
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cocada Fácil de Forno

Como já estamos no mês de Junho e os posts de receitas e decoração de Festa Junina são os tops na lista de mais acessados, traremos várias novidades para incrementar esse saboroso mês e a sua festa.

A receita de hoje é muito prática e deliciosa, de Cocada de Forno. Quem não ama? E é cara de Festa Junina das boas!

Ingredientes:
3 ovos
 1 colher(sopa) de manteiga sem sal
 1 xícara de leite
 ½ xícara de leite de coco
 1 lata de leite condensado
 1 coco grande ralado

Modo de Preparo: Bater no liquidificador, os ovos, o leite, leite de coco, a manteiga e o leite condensado. Acrescentar o coco ralado e mexer delicadamente com uma colher de pau.
Despejar em refratário untado com manteiga.
Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30min ou até dourar.
Servir frio.


Mais fácil impossível! Bora começar a organizar a festinha Junina deste ano? ;)
Em breve mais receitinhas.
Beijinhos.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Spumone de Uva

Sabe aquela receita que nos remete à infância e tem gostinho de amor de mãe?
Então, a minha é essa e para mim, a que minha mãe faz é mesmo a melhor do mundo.
A calda de uva e a consistência aerada dessa sobremesa leve são mesmo um encanto! Delícia para comer devagarinho, sentindo as bolhinhas de ar desmanchando na boca...Huuumm.. Para curtir cada segundo!
Na minha família já está há gerações e compartilho aqui a receita que me foi passada por minha mãe amada, doceira de mão cheia! A foto abaixo é de uma que ela fez para um almoço aqui em casa. Olhem que coisa mais linda! Babo só de olhar!
Ingredientes:
5 claras batidas em ponto de neve
5 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro(garrafa) de suco de uva integral(500ml)
1 pacote de gelatina sem sabor

Modo de Preparo:
Bater as calaras em neve. Misturar o açúcar até ficar bem firme.  Adicione o creme de leite e o leite condensado, metade do suco de uva(250ml) e a gelatina sem sabor dissolvida(conforme instruções da embalagem). Mexa delicadamente até estar homogêneo.
Despeje em forma de furo no meio ou em tacinhas individuais. Leve para gelar por 12 horas, o legal é fazer um dia antes. Desenforme e sobre o spumone despeje a calda de uva. Sirva.

Calda: Levar ao fogo o restante do suco de uva e engrossar com um pouco de amido de milho. Se desejar acrescentar 1 taça de vinho tinto de mesa(suave) também fica uma delícia e rende mais calda! ;) Deixe esfriar, guarde na geladeira até a hora de desenformar o spumone e então despeje a calda sobre ele. Sirva a seguir.

OBS: essa mesma receita pode ser feita com outros sucos em substituição ao de uva.

Conhecendo mais o tal SPUMONE...
Spumone vem de spuma ou "espuma", já spumoni, com "i"  é plural, é uma sobremesa, um sorvete italiano que pode ter camadas e cores e sabores diferentes. Originalmente é feito em camadas coloridas e com nozes e frutas cristalizadas. É popular em lugares com grandes populações de imigrantes italianos, como os EUA e Argentina. 21 de agosto é o Dia Nacional do Spumone nos Estados Unidos.13 de novembro é o Dia Nacional do Spumone no Canadá. 

Dizem que a receita foi base de inspiração para outras tantas. Como exemplo disso, tem-se o sorvete napolitano, a banana Split e a nossa versão brasileira.
Aqui no Brasil tomou-se o nome deste "sorvete" para essas sobremesas coloridas e adicionou-se o leite condensado e a gelatina. Como fica bem espumosa e leve, surgiu então o nome Spumone!
Seja como for, a nossa versão, a brasileira, especialmente a de uva feita por minha mãe, É PARA MIM A MELHOR DO MUNDO!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Clafoutis de Amoras Silvestres

Uma sobremesa de origem francesa que surgiu no século 19 na região de Limousin, no centro da França.
O nome é derivado do verbo "clafir" que significa preencher.
Pode ser feita com diversas frutas(frutas vermelhas, todas, são as usuais, mas fica ótimo também com maçã, pera, pêssego, etc).
E o melhor é que é facílima de preparar!

Ingredientes:

8 ovos inteiros
200 g de açúcar
200 ml de creme de leite fresco
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha ou raspas de meia fava
1 colher de sopa de cachaça
Amoras silvestres em quantidade suficiente para forrar o fundo da forma que você for usar.

Modo de preparo:
Junte os ovos e o açúcar e mexa bem e rapidamente com a ajuda de um fouet. Quando o açúcar tiver sido completamente incorporado, acrescente o creme de leite e mexa novamente. Coloque então a farinha de trigo e misture bem. Por fim, acrescente a baunilha e a cachaça. Use uma travessa que possa ir ao forno. Coloque todas as amoras no fundo da travessa, espalhe a mistura por cima e leve ao forno baixo, a 200°C aproximadamente, por cerca de uma hora. Para saber se já está bom, espete um garfo bem no centro da sobremesa. Se ele sair limpo, já está pronta.

Receita da chef do restaurante Chez Nous Chez Vous, em Paris. Publicada na revista Deguste.


*Originalmente esta sobremesa é servida morna, mas geladinha também fica ótima.

Harmonização: Num dia quente casa perfeitamente com um espumante brut rosé e num dia frio com um chá quentinho de vanilla ou de frutas vermelhas.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Brazilian Xmas Cake(Bolo de Natal Brasileiro)

Como tudo começou: Minha filha Carol AMA coco e milho...Não sei a quem puxou! rsrsrs Há dias que prometi fazer algum bolo com esses ingredientes e, como estamos em época de Natal, juntei a amor que sinto por ela e pelo Natal e fiz essa receita.
Ela é uma fusão de receitas que tenho anotadas em cadernos antigos, já amarelados pelo tempo. Minha avó fazia um pudim de milho com coco e um bolo cremoso de coco que eram dos deuses, nunca esqueço! Juntei e adaptei as duas receitas da Vó Hercília e rezei pra dar certo! Batizei de Brazilian Xmas Cake, mas poderia ser também Bolo de Natal da Vovó.  Ela, lá do céu das cozinheiras e vovós mais amadas do mundo, deve ter me dado uma mãozinha porque ficou uma delícia!!! Será que do céu sentem cheiro? Tomara que sim!
Obrigada, vó eternamente amada! E feliz Natal!

Compartilho aqui a receita com vocês, queridos!

Ingredientes:
5 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1/2 lata de leite de coco
1 lata de milho escorrido
1 colher de fubá
3 colheres(sopa) bem cheias de trigo
1 colher(sopa) bem cheia de manteiga
2 colheres(sopa) de fermento químico em pó(de bolo)
essência de baunilha ou coco a gosto
50 g de coco ralado
* a medida "lata" é a de leite condensado de 395g.

Modo de Preparo: No liquidificador, bata tudo, deixando o coco para o final.
Despeje em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média por mais ou menos 40 minutos(até dourar),
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e decore com açúcar cristal. O toque de Natal fica pelas flores ou outros enfeites que remetam à data que você tenha em casa.

Não aguentei e provei ainda morninho...Hummm, fica molhadinho....Tão bom!!!
Vale experimentar. ;)
Beijinhos natalinos e brasileiros, sabor coco e milho,
Cozinha da Janita.
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Panquecas para o Café da Manhã de Natal!

Panquecas são preferidas no café da manhã de quase todo mundo, mas no café da manhã do dia 25 de Dezembro, a coisa precisa ser mais caprichada e trabalhada no visual, né?
Sabem aquelas panquecas americanas, as mais "gordinhas"? Então, é só fazê-las em diversos tamanhos e formatos e deixar que o espírito natalino invada seu coração, inspire e guie a sua criatividade.

A receita da Panqueca Americana você encontra aqui no blog.

Vejam quanta ideia bacana para colocar em prática e fazer deste evento algo ainda mais especial e inesquecível, principalmente se você tiver crianças em casa:

 


 

 
 

Imagens: Google
 
E então, inspirados? Bora fazer um café da manhã de Natal INESQUECÍVEL E DELICIOSO? ;)
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bienenstich(Torta Picada de Abelha)


Também conhecida como Bolo “Picada de Abelha”, Bienenstich é um dos clássicos da culinária alemã e uma das delícias do mundo!
A origem da receita é um mistério: uma das versões conta que o padeiro que criou a receita foi picado por uma abelha, atraída pela cobertura doce do bolo.
Outra lenda diz que, no século XV, no interior da Alemanha, o bolo foi feito por padeiros para comemorar uma disputa entre aldeias. A batalha foi resolvida quando alguns padeiros jogaram colmeias nos inimigos, que fugiram.
É tradicionalmente servida como sobremesa, mais vai muito bem num café ou chá da tarde também.


Ingredientes:- 350g farinha de trigo
- 25g fermento biológico em pó
- 140ml leite morno
- 75g açúcar
- 75g manteiga sem sal
- 2 ovos
- 1 pitada sal
- 1/2 limão (raspas)


Para a cobertura:- 100g manteiga sem sal
- 100g açúcar
- 2 colheres (chá) açúcar de baunilha
- 3 colheres (sopa) mel
- 150g amêndoas em lascas
- 40ml leite


Para o recheio:1/2 litro de leite
1 pacote de pudim de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 litro de creme de leite fresco 
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Para a massa:O indicado é misturar o fermento ao leite depois coloque a farinha em uma tigela grande. Faça uma cova no meio e jogue o leite com fermento e os outros ingredientes. Amasse até que a massa fica homogênea e elástica. Deixe descansar por 1 hora em um local quente.
Na cobertura misture o restante da manteiga e do açúcar, o açúcar de baunilha, o mel e as amêndoas em lascas em uma panela para ferver. Quando ferver, apague o fogo e acrescente o leite. A partir daí misture bem e deixe esfriar.

Unte e revista a forma com papel manteiga e unte novamente, e, então, coloque a massa.
Coloque com cuidado a cobertura já fria sobre a massa. Deixe descansar por 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido a 180 ºC por 20 minutos.

Para o recheio:Numa panela em fogo médio, coloque o leite, o pudim de baunilha e o amido de milho.
Vá mexendo, em fogo médio, de 5 a 8 min, até engrossar.
Desligue o fogo e deixe esfriar bem (o creme mais frio ficará mais grosso).
Numa batedeira, bata o creme de leite fresco e o açúcar até ficar no ponto de "chantilly".
Com o auxílio de um batedor de mão, incorpore levemente o chantilly no creme de baunilha (reservado e frio).
Recheie o bolo.

Gente, essa segunda receita, postada abaixo, é bem mais fácil e é com fermento de bolo. As duas ficam gostosas. Teste e descubra qual mais lhe agrada. ;)


Schnelle Bienenstich(Torta Picada de Abelha Rápida)

Ingredientes para a massa:
3 gemas
4 colheres (sopa) de água morna
125 g de açúcar
3 claras batidas em neve
125 g de farinha de trigo misturada com 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
150g de amêndoas sem pele e laminadas misturadas com 1 colher (sopa) de açúcar (para cobrir a massa)


Para o recheio:1/2 litro de leite
1 pacote de pudim de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 litro de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar


Modo de preparo:Para a massa: Numa tigela, coloque as gemas, a água morna e o açúcar. Com o auxílio de um batedor (de mãos), bata até virar um creme. Em cima deste creme, coloque as claras batidas em neve e, sobre as claras em neve, peneire a farinha de trigo misturada com o fermento em pó.
Misture tudo delicadamente, sem bater.
Transfira para uma forma redonda de fundo falso (26 cm de diâmetro), forrada com papel manteiga, untada e enfarinhada.
Salpique, por cima da massa, amêndoas sem pele e laminadas misturadas com açúcar.
Leve ao forno a mais ou menos 180ºC e asse por 20 ou 30 min. Depois de assado, deixe esfriar, retire o papel manteiga e desenforme.Corte o bolo ao meio (na horizontal).Recheie e, para finalizar, passe também o recheio nas bordas do bolo.


O recheio:Numa panela em fogo médio, coloque o leite, o pudim de baunilha e o amido de milho.
Vá mexendo, em fogo médio, de 5 a 8 min, até engrossar.
Desligue o fogo e deixe esfriar bem (o creme mais frio ficará mais grosso).
Numa batedeira, bata o creme de leite fresco (chantilly) e o açúcar até ficar no ponto de "chantilly".
Com o auxílio de um batedor de mão, incorpore levemente o chantilly no creme de baunilha (reservado e frio).
Recheie o bolo.


Dicas da Janita: Este bolo fica ainda mais gostoso se deixado de um dia para o outro, na geladeira. Você também pode experimentá-lo quente (30 segundos no microondas). E mais, a sobremesa fica mais gostosa junto com uma bola de sorvete de creme. ;)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Corações de Romeu e Julieta

Gente, sugestão facílima, romântica, um clássico das delícias: Romeu e Julieta mas estes muito mais charmosos, em forma de corações!
Vi no Basílico e corri pra cá para compartilhar!


Vejam só:
Romeu e Julieta de palito


Não tem mistério, basta ter um aro cortador em forma de coração, cortar as fatias e sobrepor a goiabada cascão e o queijo minas. Depois é espetar palitinhos de petisco e servir!
Achei pura fofura!
Espero que também tenham curtido essa doçura de dica!
Beijinhos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Crema Catalana(ou Crema Quemada)

Crema Catalana ou Crema Quemada é um doce tradicional e talvez o mais típico da Cataluña. Muitos "confundem" com créme brülée, mas há sensíveis diferenças. Aprenda abaixo essa original, tradicional, fácil e deliciosa receita espanhola.
Ingredientes:
1 litro de leite
100 g de açúcar e quantidade extra para caramelar
5 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
Raspas de limão ou laranja(cuide para não ir a parte branca)
1 pedaço de canela em pau

Modo de Preparo:
Misture as gemas com o amido de milho.Coloque o leite para ferver com o açúcar, a canela e as raspas da casca de limão.Quando levantar fervura, retire do fogo, coe o leite e misture-o com as gemas ou, se preferir, bata tudo no liquidificador.
Leve ao fogo novamente e mexendo sempre, deixe que cozinhe em fogo baixo até adquirir consistência cremosa.
Retire do fogo e distribua em ramequins(tigelinhas) individuais
Espere esfriar e leve para gelar, por ao menos 3 horas.
Na hora de servir, polvilhe açúcar sobre os cremes. Com um maçarico culinário doure a superfície. Outra maneira de obter efeito similar: Pressione uma colher quente, a parte côncava, sobre o açúcar para obter uma capa de caramelo.

Sirva a seguir.

Origem da Crema Catalana ou Crema Quemada
Segundo o Gremio Provincial de Pastelería de Barcelona, suas origens procedem da cozinha judía. 
Tradicionalmente no dia de São José, 19 de março, as famílias preparam e a saboreiam na sobremesa do almoço. São servidas em pequenas tigelas individuais de barro com 1½ cm a 2 cm de altura, pois o açúcar polvilhado na superfície é queimado com um equipamento de ferro (na forma de espiral) próprio para esta preparação. Como opção usa-se um maçarico de uso específico na culinária. Este mesmo creme é usado para rechear maçãs e outros doces.

O prestigiado mestre dos mestres pasteleiros, Jaume Sabat, explica em forma de anedota a criaçao da crema:
"Sucedeu em um convento de freiras em que esperavam a visita do bispo e concordaram preparar um boa comida para agradar-lhe. O bispo chego tarde e com pressa, o famoso pudim realizado pelas freiras, nao cozinhou corretamente. Para remediar-lo, a irma pensou: vou misturar um pouco com maizena e assim ficara mais espesso. O bispo ficou impaciente, na hora de pedir a sobremesa, esta tinha acabado de sair do fogo. Para nao fazer esperar o bispo, o sirviram em um prato com o caramelo por cima, mas o resultado foi uma papinha plana e mole, tostada con el caramelo".
"Monsenhor tinha tanta pressa e, pensando que esse era o famoso pudim do convento, que, em geral, se serve gelado, pegou uma colher e a colocou na boca com tanta urgência quanto prazer. E depois que lhe saltaram as lágrimas por haver queimado a boca, o bispo exclamou com voz rouca e forte: ¡Crema! (em catalán quer dizer queima). Mas, como estava tao boa, seguiu comendo com mais cuidado. Desde entao, a sobremesa favorita da comunidade das freiras, ja no foi o pudim, senao a crema tostada... o queimada".


Diferença entre Creme Catalana e Creme Brülée
O creme brülée é preparado com raspas da fava de baunilha, a crema catalana com a canela.em pau, nunca com baunilha. Além, disso, a versão francesa usa creme de leite no lugar do leite e é cozida em banho-maria.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brigaccino, dia do Café e Parabéns para a Ana!

No dia do Café, 24 de Maio, uma receita maravilhosa feita com ele. Café + brigadeiro = 2 manias nacionais, combinação perfeita!
Feliz dia do café para todos, desta vez com BRIGACCINO!


Dedico esta receita e post à minha amada irmã Ana, que faz aniversário hoje e ama café!
Parabéns, maninha iluminada e linda, uma vida doce como brigadeiro e de alegrias e conquistas fortes e gostosas como o café! Te amo!

Ingredientes:


1 lata de leite condensado


1 colher de sopa de chocolate em pó


1 colher de chá de café solúvel


1 colher de café de canela em pó


1 colher de sopa de manteiga


Modo de preparo:


Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e não pare de mexer até a mistura desgrudar do fundo da panela (aproximadamente sete minutos). Espere esfriar e faça as bolinhas. Se quiser, cubra com chocolate em pó.


Rendimento: 24 docinhos.


Agora, para comemorar a data, é só fazer um cafezinho para acompanhar e se deliciar com essas duas maravilhas!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brigadeiro de Pistache




Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
3 colheres de sopa de pistache dessalgado
7 gotas de corante verde-limão

Modo de Preparo:

Coloque o leite condensado e a margarina numa panela funda. Leve ao fogo (médio) e mexa com uma colher de pau sem parar até engrossar. Deixe no fogo até conseguir ver o fundo da panela, quando estiver mexendo. Coloque o pistache e o corante por último. Desligue, espere esfriar e sirva.

Rendimento: 15 porções.

Outras sugestões para servir:

Em colheres...


Em copinhos, com cobertura de chocolate...


Em mini panelinhas...


Em potinhos...Lindo para presentear.


Em caixinhas...

"E a doçura é tanta que faz insuportável cócega na alma. Viver é mágico e inteiramente inexplicável".
(Clarice Lispector)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CUPCUCAS da Janita

Uma novidade dentro da linha dos bolinhos ingleses, mas numa versão alemã!
Essa é uma receita de família, de Cuca, mas feita como cupcake. Como amamos as duas coisas, Cupcakes e Cucas, e estamos em constante busca de aperfeiçoamento e inovações em nossa cozinha, surgiu a ideia das CUPCUCAS!
Ficaram divinas!!! E estão fazendo tanto sucesso que agora estamos aceitando encomenda e fazendo para amigos e conhecidos.

Se quiserem saber mais ou fazer alguma encomenda que eu possa atender, entrem em contato: cozinhadajanita@yahoo.com.br



Compartilho aqui a receita com vocês. Ela é simples, caso alguém queira fazer em casa.
Claro que tenho meus segredinhos e toques, aqueles de família, mas estão muito mais na  qualidade e na escolha dos ingredientes, das essências e etc. 

CUPCUCAS DE BANANA COM FAROFA

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar peneirado
2 colheres de manteiga ou margarina
2 ovos
1 xícara de leite integral
2 xícaras de trigo
2 colheres(chá) de fermento em pó
Essência de baunilha(ou outra de seu gosto)
1 pitada de mix de especiarias para doces

Bananas(10 pequenas ou 5 grandes +/-) cortadas em rodelas.

Farofa:
3 colheres de açúcar
3 colheres de manteiga ou margarina
4 a 5 colheres de trigo
canela e cardamomo em pó, a gosto
Misturar e amassar tudo com as mãos até formar uma farofa.

Modo de Preparo:
Misturar o açúcar e a manteiga. Depois acrescentar aos poucos os ovos e depois os outros ingredientes. O fermento misture apenas no final e com uma espátula, delicadamente.
Em seguida coloque a massa nas forminhas(preenchendo de massa cerca de 2/3 de cada forminha), depois as bananas e a farofa.
Leve ao forno(preaquecido a 180 graus por ao menos 10 minutos) e asse até dourar. Faça o teste do palito se quiser ter certeza se estão bem assadas.

Deixe esfriar e sirva com um cafezinho, chá ou mesmo uma taça de espumante! ;)


Uma boa ideia também para servir no Natal, tanto como sobremesa da Ceia, acompanhado de chantilly ou sorvete, como no Café da Manhã do dia 25! ;)



Origem da Cuca

Cuca é um doce, de origem alemã e o nome vem de kuchen, que significa bolo. A cuca é feita à base de massa de pão ou de bolo, é muito apreciada e consumida na região sul do Brasil.

Para poder se contar a história da origem da cuca faltam registros mas, via de regra, a Streuselkuchen, é tida como originária da Silésia (Schlesien), de onde procede até mesmo uma fábula que narra a origem dessa delícia. Diversos livros antigos de receitas e apontamentos remetem para a origem silesiana, o que também é reconhecido pelos especialistas. Já no século XVIII a Streuselkuchen estava presente entre as doçuras feitas nos lares silesianos. Mais tarde, em agosto de 1858, o poeta silesiano Joseph von Eichendorf escreve em uma carta:"Hoje foi dia de quermesse da orquestra do palácio, por isso foi servida uma enorme cuca de açúcar no café da manhã". Outros ensejos para oferecer cuca eram as festas em ação de graças pela colheita, os casamentos e os batizados.
Alguns registros dão conta da presença da cuca na Prússia oriental e ocidental durante o século IX. E no princípio do século XX estava difundida por toda a Alemanha. Hoje ela continua fortemente presente na região norte do país.

Kuchen, (pronounced: IPA: /kʰuxɛn/phonics: /coo-hen/) the German word for cake, is used in other languages as the name for several different types of sweet desserts, pastries, and gateaux. The term itself may cover as many distinct desserts as its English counterpart "cake."
Kuchen desserts are presumably handed down from people of German heritage and as such are often popular in many areas of German settlement in the United States, particularly North Dakota, South Dakota, Indiana, Minnesota, and Wisconsin. Kuchen was introduced into the Chilean cuisine when German immigrants settled southern Chile in the 1850s. Kuchens in Chile usually have fruits, such as apples, strawberries or murtas. Nontraditional Chilean kuchen with walnuts are sometimes offered. Now kuchens are found in in many Chilean bakeries and in many of the larger "hipermercados" which is the local name for large supermarkets (a "supermercado," on the other hand, is often little more than corner store with limited offerings and usually would not carry kuchen). In Brazil, it is called "cuca" or less common "cuque" and it is found in areas of German settlement, like Rio Grande do Sul, Paraná and Santa Catarina states.


Fontes: Wikipédia e Centro Cultural 25 de Julho.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pavlova

Receita criada em homenagem  à bailarina russa Anna Pavlova. Um prato ícone no Natal da Austrália e Nova Zelândia...e por que não no nosso país? Com frutas, tem tudo a ver com nosso Natal tropical!

Confira abaixo a receita do Livro "Cupcakes - bolos & doces", da editora Larousse.

Ingredientes:
- 6 claras em temperatura ambiente
- 1 pitada de sal
- 350 g de açúcar
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre
- 300 ml de creme de leite fresco
- Morango, kiwi e maracujá para decorar

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Forre uma forma redonda de 20 cm com papel-manteiga.
Coloque as claras com o sal em uma tigela limpa e seca, de vidro ou metal, e bata até formar picos macios. Sem parar de bater, adicione 1 colher (sopa) de açúcar de cada vez, até que o merengue fique liso e brilhante. Adicione então o amido de milho e o vinagre e bata mais um pouco.
Espalhe o merengue na forma e alise, formando um círculo. Leve ao forno por 5 minutos, depois reduza a temperatura para 140 °C e asse por mais 1 hora e 15 minutos ou até que a parte externa esteja quebradiça. Espere esfriar completamente, depois transfira para um prato de servir.
Bata o creme de leite até que fique firme e espalhe sobre a base de merengue. Decore com as frutas e sirva.


Dica: Você pode fazer a base de merengue com 1 semana de antecedência e guardá-la em recipiente seco, hermeticamente fechado.

Rendimento: serve seis pessoas.
Tempo de Preparo: 1h35min para ficar pronta(15 minutos de preparo e 1h20 no forno).


O que é e de onde vem a PAVLOVA?
A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorada com frutos.

Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia, sendo que ambos os países reivindicam a invenção desta iguaria, o que é várias vezes fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma sobremesa muito popular e tem um grande importância na gastronomia destes dois países da Oceania, sendo muitas vezes servida em festas tradicionais como o Natal.

Algumas fontes indicam que a PAVLOVA é de origem neozelandesa, outras dizem ser originária da Austrália.
Todavia, a pavlova, bem como o biscoito ANZAC, foram registados pela primeira vez num livro sobre Cozinha da Nova Zelândia. Helen Leach, uma antropóloga especializada da Universidade de Otago (a mais antiga da Nova Zelândia), encontrou uma receita do doce num livro de 1933, o "Livro de Receitas da União de Mães de Rangiora". Também foi encontrada numa receita de uma revista rural neozelandesa de 1929. Alan Davidson declara ter encontrado esse bolo na Nova Zelândia em 1935.
Keith Money, biógrafo de Anna Pavlova, escreveu que um Chef de Hotel de Wellington criou o prato quando a bailarina ali se hospedou durante sua Turné mundial em 1926.
Em 2007 a Companhia de Seguros NZI (New Zealand Insurance) difundiu uma publicidade na televisão utilizando com humor ícones neozelandeses que seriam reivindicados pela Austrália, tais como a pavlova, o cavalo de corrida Phar Lap, a NZI e a filial da empresa australiana Insurance Australia Group.

Por outro lado, os Australianos reivindicam a pavlova como um invenção de Bert Sachse no l'Esplanade Hotel de Perth em 3 de outubro de 1935. O nome pavlova teria sido dado por Harry Nairn, no mesmo hotel. Os descendentes de Sachse afirmam que ele pode ter inventado a sobremesa antes disso, pois Anna Pavlova esteve na Austrália em 1926 e em 1929.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavlova_%28doce%29

Anna Pavlova 
12-2-1881, São Petersburgo
23-1-1931, Haia


Seu nome de batismo era Anna Pavlova Matjeweja. Com 17 anos apenas, atuou como primeira-solista no Teatro Imperial de sua cidade natal, do qual se tornou primeira-bailarina em 1906. Em 1905, foi primeira-bailarina de Michail Fokin em O Lago dos Cisnes (com música de Camille Saint-Saëns), a obra que a imortalizou. Pertenceu aos Ballets Russes que Serguei Diaguilev fundou em Paris com bailarinos de São Petersburgo e Moscou. Com este grupo, e mais tarde com a própria companhia, realizou várias turnês pela Europa, América e Ásia. Grande bailarina, destacou-se pela disciplina e pela técnica brilhante, a que uniu a grande expressividade de sua força individual. Em 1914, atuou pela última vez na Rússia.

Quem quiser saber mais pode assistir o filme baseado na Biografia dela: Anna Pavlova(1983).
Anna Pavlova Poster
O filme recebeu vários nomes, conforme a tradução:
Pavlova: A Woman for All Time
A Woman for All Time
Anna Pavlova (Finland)
Anna Pawlowa - Ein Leben für den Tanz (West Germany)
Pavlova
Pavlova - Uma Mulher de Sempre (Portugal)
The Divine Anna
The White Swan - UK (restored version)



"Deus dá o talento, mas é o trabalho que transforma o talento em gênio."

"Embora alguém possa falhar em encontrar a felicidade na vida teatral, ninguém desiste depois de já ter uma vez provado de seus frutos."

"O sucesso depende em grande parte de iniciativa pessoal e esforço, e não pode ser adquirido exceto à força de trabalho."

"Toque o último compasso bem suave." - (suas últimas palavras).
(Anna Pavlova)


Preciso compartilhar, antes de fechar o post, a foto  desta Pavlova divina que comemos no Bistô Ruella, de São Paulo.

Não provou ainda essa e outras gostosuras de lá? Vale a pena, recomendo!
O Bistrô Ruella é um charme só e "os aromas e sabores da cozinha de Danielle Dahoui são como um acalento, desses que sublimam a bela tradição do encontro estimulado pela comida, de que cada um de nós guarda em nossas recordações".

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Delícias na Caneca!

Recebi estas receitas fofas e práticas via e-mail, de uma amigo. No final do e-mail constava: "não seja egoísta, repasse"! Então, além de mandar via e-mail aos amigos que sei que curtem uma cozinha, resolvi postar aqui também, para compartilhar essas delicinhas com vocês. ;)


Que tal?
Vamos fazer uns bolinhos rapidinhos?

A brincadeira é que você pode bater os ingredientes na própria  caneca com um garfo e por no microondas 
por 3 minutos.

A massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo.
Não aumente a farinha ou terá um bolo duro!

BOLO DE CANECA
Ingredientes:

- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (café) rasa de fermento em pó



Modo de Preparo:
- Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
- Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar.
- Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.


Dicas importantes:
- A caneca deve ter capacidade de 300ml.
- A medida de colher é sempre rasa.
- Você pode servir este bolo com coberturas, caldas, castanhas e sorvete.
- E pode comer quente.

BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA
(Rende 2 porções)

2 canecas com capacidade de 150 ml


Ingredientes:
1 gema
6 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento químico
1 clara batida em neve
Cobertura:
Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto.

Modo de Preparo:
Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó.
Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos.
Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem.
Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.
Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 graus em forno preaquecido.
Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima já é o sufuciente.
Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate.
Decore como quiser.

BOLO DE LARANJA NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico


Cobertura:2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja


Modo de Preparo:
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo.
Adicione o óleo, o açúcar e o suco de laranja e misture.
Agregue a farinha, o fermento e misture até uniformizar.
Leve por três minutos ao microondas em potência máxima.


Cobertura:
Junte tudo e cubra o bolo. 

Dica:Vale trocar o suco de laranja pelo de limão.Mas, para essa substituição, em vez de 4 colheres (sopa) do sumo da laranja, use 2 colheres (sopa) do limão, pois o sabor é mais acentuado.

BOLO DE LEITE DE COCO NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico


Cobertura:
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado 


Modo de Preparo:
Despeje o ovo inteiro na caneca e bata.
Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem.
Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme.
Leve por três minutos ao microondas na potência máxima.

Cubra o bolo com a cobertura e polvilhe coco ralado. 

Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa.
Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA NA CANECA
(Rende 1 porção)

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó


Cobertura:
2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água


Modo de preparo:
Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture.
Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto.
Leve por três minutos no microondas em potência máxima.


Cobertura:
Pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto.
Espalhe sobre o bolo.


Dica: Em vez de goiabada, cubra o doce com geléias de sabores diferentes.


BOLO DE CENOURA DE CANECA 
Ingredientes:
1 cenoura pequena
1 ovo
3 colheres de sopa de oleo de milho
1 pitada de sal
3 colheres de açucar.
4 colheres de sopa rasa de trigo..


Cobertura:
1 colher de nescau
1/2 colher de manteiga
1 colher de açucar
1 colher de leite


Modo de preparo:
Raspe a cenoura e corte em pedaços pequenos, coloque no processador, junto com o oleo e o ovo.
Bate até a cenoura ficar bem triturada..
Coloque na caneca, o trigo, o açúcar e o fermento , junte a cenoura batida e misture bem.
3 minutinhos no microondas.

Cobertura:
Misture tudo numa xicara de chá e leve ao microondas por 40 seg. Retire, bata bem deixe esfriar e cubra o bolo.


CANECA DE PÃO DE QUEIJO: 
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de oléo
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de polvilho azedo
1 colher (café) de fermento em pó
margarina para untar


Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, e unte a caneca com margarina. Coloque esta mistura até a metade da altura da caneca e leve no microondas por 3 minutos em potência media. Retire e polvilhe o queijo parmesão para decorar.
Rendimento: 2 canecas


BOLO SALGADO DE CANECA 
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 fatia de queijo mussarela
1 fatia de peito de peru
1/2 tomate picado sem semente
orégano e queijo parmesão para decorar


Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, menos a decoração, numa caneca de 300 ml, misture bem e leve no microondas em potência alta por 3 minutos e decore com orégano e queijo parmesão e folhas de salsinha.
Rendimento: 1 caneca


CANECA DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite
3 ovos
gotas de baunilha para perfumar
Calda:
6 colheres (de sopa) de açúcar
6 colheres(de sopa) de água


Modo de preparo:
Em um recipiente, misture os ingredientes do pudim (pode ser manual ou no liquidificador)
Misture bem os ingredientes e reserve.
Para a calda, coloque o açúcar e água, leve ao microondas por 3 minutos em potência alta,
coloque a calda na caneca e coloque a mistura na metade da caneca. Faça isso em 4 canecas e
leve uma de cada vez ao microondas por 3 minutos em potência alta.
Decore com um pouco de calda.
Rendimento: 4 canecas


CANECA DE PETIT GATEAU
Ingredientes:
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixa de creme de leite
3 ovos pequenos
1/2 lata de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) bem rasa de fermento em pó
margarina para untar


Ganache:
100 g de chocolate ao leite
70 ml de creme de leite
1 saco de confeitar descartável


Decoração:
4 bolas de sorvete
folhas de hortelã e calda de chocolate


Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador, coloque a mistura até a metade da altura da caneca já untada com margarina, e com o saco de confeitar coloque no meio da massa crua um pouco do ganache.
Leve ao microondas por 3 minutos, sirva com uma bola de sorvete de creme e folhas de hortelã.
Rendimento: 4 canecas

E tem até uma receita ilustrada:
Gostaram? Então vamos botar as canecas para trabalhar? Aliás, quem é que gosta de cozinha e não ama canecas? Eu amo!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...