Páginas

Mostrando postagens com marcador cozinha light. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cozinha light. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pasta de cebola caramelizada(do livro "Pitadas da Rita)

Conforme prometido, segue a primeira receitinha citada no post sobre o novo livro da Rita Lobo, o "Pitadas da Rita". Ao final do post tem pitadinhas da Cozinha da Janita também, porque temos nossos "gostos, experiências e dicas" na cozinha também. hihihi...
Espero que curtam e se deliciem!

Ingredientes:

5 fatias de pão de fôrma integral sem casca
4 cebolas médias
1 embalagem de creme de ricota
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de óleo (ou azeite de oliva/manteiga)
suco de 1 limão
noz-moscada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180 °C ( temperatura média ).

2. Descasque e corte as cebolas em rodelas finas, usando um mandolim ou uma faca afiada.

3. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo. Quando esquentar, regue com óleo e junte as rodelas de cebola. Tempere com uma pitada de sal(e eu coloco uma colher de sopa de açúcar, para realmente "caramelizar" a cebola), misture bem e deixe a cebola ir caramelizando, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada. Isso leva cerca de 15 minutos (e não adianta aumentar o fogo, a cebola vai queimar em vez de caramelizar).

4. Enquanto isso, leve as fatias de pão ao forno, até ficarem douradas por fora, mas macias por dentro, cerca de 7 minutos.

5. Retire do forno e corte as torradas ao meio, formando duas torradas bem finas. Corte cada fatia na diagonal, formando triângulos. Arrume-as de volta na assadeira, com a face aberta para cima. Deixe dourar por mais alguns minutos, retire do forno e reserve.

6. Numa tábua, pique fino apenas a metade da cebola caramelizada. Transfira para uma tigela e junte o creme de ricota, o azeite, o suco de limão e tempere com sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino.

7. Coloque o restante da cebola caramelizada por cima da pasta e sirva a seguir com as torradas.

Dicas da Janita(as minhas Pitadas ;) ): 
- Caramelizar pede açúcar, o que dá um sabor muito especial ao prato, então sugira incluir 1 colher de sopa de açúcar orgânico na receita, acrescentando às cebolas na frigideira. 
- Também sugiro caramelizar na manteiga ou azeite de oliva e não no óleo. Fica mais saboroso. ;)
- Se não tiver creme de ricota, utilize requeijão. 
- As torradas podem ser substituídas por pão sírio cortado em triângulos torradinhos no forno.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Nossos Muffins Dukan de Cebola e Alho


Buscando uma receita leve e light para o jantar, sem abrir mão do sabor e do prazer, adaptamos essa receita Dukan e ficou uma delícia! 

São muffins que viraram sandubinhas. 
Lindinhos, com pouquíssimas calorias e muito gostosos!

Ingredientes:
6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de de leite desnatado em pó
6 colheres de sopa de leite ou iogurte desnatado
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 cebola grande e 2 dentes de alho picados
Sal(ou um sachet de sazon) e ervas a gosto

Modo de preparo: 

Refogue a cebola e alho num fio de azeite de oliva. Deixe esfriar.
Misture bem todos os ingredientes e por último adicione a cebola e alho refogados e o fermento. Coloque em uma forminhas de silicone e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 15-20 minutos ou até que doure. Retire do forno, deixe esfriar um pouco, desinforme e sirva morno ou frio.

Se quiser fazer os sanduichinhos, corte os muffins ao meio e recheio-os como preferir. Na foto usamos peito de peru, queijo minas frescal light, tomate cereja e folhas mostarda e alface.



*A receita serve de 2 a 3 pessoas.
Sugestão para beber: Chá mate com limão bem geladinho.

Sugestão para ouvir: Limón y Sal, da levíssima e fofa Julieta Venegas.



Besitos con limón y sal. ;)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Berinjelas à italiana


Uma receita prática, gostosa e saudável, bacana para fazer a vez da entrada ou de um acompanhamento para carnes grelhadas.

Ingredientes:
. 2 berinjelas cortadas em rodelas de 2 cm de espessura
. 1/4 de xícara (chá) de shoyu
. 1 xícara (chá) de azeite
. 4 tomates sem pele e sem sementes picados
. 200 g de mussarela de búfala ralada grossa
. 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
. Sal e pimenta-do-reino a gosto, folhas de manjericão


Modo de preparo:

1. Em um refratário, distribua as rodelas de berinjela, regue com o shoyu e metade do azeite.

2. Cubra com papel-alumínio e asse durante 30 minutos em forno preaquecido a 220 ºC.

3. Em uma tigela, misture o tomate, a mussarela, a azeitona, o sal e as folhas de manjericão.

4. Retire a berinjela do forno e sobre cada rodela coloque uma porção da cobertura.

5. Regue com o restante do azeite de oliva e leve ao forno novamente, até a mussarela derreter.

Dicas: substitua a mussarela por qualquer queijo de sua preferência. Se gostar de pimentão, alho, cebola, acrescente-os picadinhos à cobertura das rodelas de berinjela.


Rendimento: 4 porções.

O que é Mussarela de Búfala?



O queijo mussarela de búfala é originário da Itália, sendo produzido exclusivamente com leite de búfala.
A búfala é utilizada como animal leiteiro há muito tempo em vários países asiáticos.
Os búfalos chegaram ao Brasil no séc. XIX pela ilha de Marajó, onde se encontra 50% do rebanho atual. Esta cultura vem-se difundindo no Brasil, mas os seus produtores utilizam todo o leite para a produção de queijo.
O leite de búfala é mais nutritivo que o bovino, possuindo 40% menos de colesterol, menor teor de gorduras e 59% mais de cálcio. É rico em vitaminas (A, B2 e D), proteínas.
Este queijo é ótimo para pessoas com osteoporose.
100 g de mussarela de búfala contêm cerca de 300 calorias, tornando-a ideal para dietas de emagrecimento.



O queijo mussarela de búfala possui uma textura cremosa, consistência macia, miolo úmido e cor branca brilhante.


Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. 
São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano.

Hoje, por ser muito utilizada na culinária mundial, a mozzarela também é produzida a partir do leite de vaca, apresentando aspecto amarelado e consistente, em peças retangulares – neste caso, a massa utilizada também é filada. Esta é a receita mais consumida em países como o Brasil, onde são produzidas, em média, 182 mil toneladas de queijo por ano.
No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.

Nos EUA, este queijo é comumente confundido com pizza cheese, um outro tipo de produto comercializado.



Podemos utilizar este queijo em saladas, sopas, omeletes, pizzas, recheios, massas, etc.
Podemos encontrar a mussarela de búfala embalada com soro ou a vácuo e moldada em vários formatos, mas o mais comum é o de pequenas bolas.

Fonte: Wikipedia e site da Heaven Delhaye.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Creme Afrodisíaco de Abóbora com gengibre e curry

Receita deliciosa, nutritiva e com ingredientes afrodisíacos que aquecem o corpo e o coração. 
Perfeita para uma entradinha no jantar do dias dos namorados que está chegando!


Ingredientes:

. 300 g de abóbora japonesa(cabotiã), sem casca e sem sementes, em cubos
. 500 g de abóbora-moranga, sem casca e sem sementes, em cubos 
. 4 batatas inglesas picadas
. 1 cebola grande picada 
. 2 dentes de allho picados
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva
. 1 colher (chá) de curry
. 1 colher (sopa) de gengibre ralado
. 3 xícaras de caldo de legumes
. Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
. 1 caixinha de creme de leite
. Vinagre Balsâmico reduzido ou creme de leite para enfeitar
. Salsinha, manjericão, alecrim ou cebolinha verde para decorar
Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola e o alho e depois os dois tipos de abóbora e a batata no azeite por cinco minutos ou até começar a dourar e amolecer. Junte o curry e o gengibre e refogue por um minuto.

Adicione o caldo de legumes e deixe ferver e amolecer bem. Cozinhe, com a panela semitampada, mexendo às vezes, por 20 a 30 minutos ou até que a abóbora e a batata fiquem macias.

Aos poucos, bata com um mixer ou no liquidificador até obter um creme homogêneo. Volte tudo à panela. Tempere com sal, noz moscada e pimenta a gosto. Acrescente o creme de leite e leve ao fogo até esquentar.

Despeje o balsâmico reduzido(ou creme de leite) fazendo o desenho que desejar sobre a sopa, polvilhe com a cebolinha verde o enfeitoe com outros temperos e sirva.

Rendimento: 6 porções.

terça-feira, 25 de março de 2014

Budincitos de Calabaza(Mini-pudins de abóbora)

Comi esses budincitos(pudinzinhos salgados), de calabaza(abóbora) e na versão de espinaca(espinafre) na Argentina e fiquei apaixonada. Além de lindinhos, são deliciosos e bem versáteis.
Confira abaixo a receita da versão com abóbora.

Ingredientes:
2 xícaras de leite
1 cubo de caldo de legumes ou sachet de sazon legumes(ou outro de sua preferência)
2 colheres(sopa) de amido de milho
1 colher(sopa) de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 dente de alho espremido
2 colheradas de queijo ralado
1 xícara de presunto picadinho
3 xícaras de puré de abóbora
4 ovos
Pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Modo de Preparo:
Esquentar o leite e dissolver o cubo de caldo. Em 1/4 de xícara de leite frio, dissolva o amido de milho. Misture com o leite com o caldo dissolvido e leve, numa panela, ao fogo até cozinhar e engrossar. Retire, agregue a cebola e o alho previamente refogados na manteiga, o queijo, o presunto e o puré. Misturar e deixar esfriar um pouco. Adicione os ovos e temperos e mexa.
Unte 8 formas(podem ser de silicone também) ou ramequins com azeite de oliva e encha-os com a preparação até 1 cm da borda. Cozinhe no forno, em banho-maria, de 30 a 40 min. Retire, deixe amornar e desmolde em pratos individuais.
Podem ser servidos quentes, como guarnição, com cozido de carne ou de frrango. Com caldos quentes. Acompanhando a parrilla/churrasco. Fica uma delícia!
Também pode ser servido frio, como entrada, acompanhado de saladas e molhos frios ou como terrine.

Algumas ideias para servir:

Individualmente, com algum caldo ou molho de sua preferência, como nessa versão do Manzana Frita onde foi servido com caldo/molho de carne com cerveja :

Como terrine:

Acompanhado de salada, para uma refeição leve:

Pode ser assado e levado à mesa em travessa única:

 E até como acompanhamento de um pescado(ai sugerimos não agregar o presunto):



Sobre a Abóbora:

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Também possui muita água e fibras.A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. 

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.A abóbora, além de ter poucas calorias, é de fácil digestão. Seu período de safra vai de janeiro a agosto. Ela só é retirada do solo quando está bem madura e graças à sua grossa casca pode ser guardada, desde que fechada, por várias semanas.
Dica:
* As sementes de abóbora podem servir como um gostoso aperitivo, basta colocá-las no forno para tostarem e temperá-las depois com sal.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Torta light de camarão

Receitinha deliciosa, fácil de preparar e leve para uma refeição de verão. 
Da revista Dieta Já, com apenas 153 kcal por fatia!
Bora fazer?

Ingredientes:
Para a massa:
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
5 colheres (sopa) de farinha integral
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Sal a gosto

Para o recheio:
200 g de camarões médios limpos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola (pequena) picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sementes picados
50 g de palmito picado em cubinhos
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto
Queijo ralado para salpicar

Modo de preparo:

Para a massa:
1. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo, a farinha de trigo, o fermento e o sal.

Para o recheio:
1. Em uma panela, aqueça o azeite e frite os camarões. Junte a cebola, o alho e deixe dourar.
2. Junte o tomate, tempere com o sal, a pimenta e desligue o fogo. Salpique a salsa e deixe esfriar.
3. Distribua a massa até a metade da assadeira untada com margarina, distribua o recheio e cubra com o restante da massa.
4. Asse em forno preaquecido a 200° C durante 40 minutos ou até a massa dourar.
Rendimento: 6 porções médias.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tapioca - a famosinha da vez!

A iguaria nordestina invadiu as mesas de todo o Brasil. É também, em versões com recheios levese saudáveis, a nova a queridinha dos marombeiros e do pessoal que curte se cuidar comendo bem.
A massa é feita à base de farinha de polvilho, um ingrediente 100% nacional, e água. Além disso, vamos combinar, é uma delícia!!! Perfeita para substituir o pão no café da manhã, no lanche, ou qualquer refeição do dia e pode ser recheada de mil maneiras doces e salgadas.  
A troca do pão pela tapioca faz todo o sentido, pois é rica em carboidratos (cada tapioca tem cerca de 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas), podendo ser uma opção mais saudável que o pãozinho francês, pois não leva sal na sua preparação e não contém glúten.

A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígina tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo. O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka (coágulo), o nome para este amido em Tupi.


A minha primeira foi em Porto de Galinhas. Naquela época não se encontrava a goma pronta nos mercados aqui do sul. Touxe uns sacos de lá, pedia para amigas que iam, mas uma hora acabou e tive que me virar com a receita caseira à base de polvilho doce. 
Então, no post de hoje vou dividir com vocês as duas maneiras de fazer tapioca: com a goma pronta(que se compra no supermercado) que é facílima de fazer e com a goma que você mesma faz em casa caso não encontre no super. 
Aqui em casa todos sabem preparar e amam! A da foto abaixo foi feita pra mim pela minha filha caçula, olhem que amor! De queijo e tomate com orégano, do jeitinho que amo.

Quando falo em "GOMA PRONTA", falo destas que vem em sacos e prontinhas para serem peneiradas diretamente sobre a frigideira aquecida, numa quantidade que cubra o fundo, até que comece a unir-se e forma um "panqueca" sequinha. Dai é só rechear de um lado e depois dobrar como meia-lua, ainda na frigideira mesmo. Depois dá um a viradinha, com uma espátula, e serve. A FOFA FIGURA ABAIXO EXPLICA SUPER DIREITINHO:
Veja foto da goma pronta para correr e procurar no supermercado:




Há diversas marcas de goma de tapioca hidratada pronta para o preparo. A receita sempre vem na embalagem, não tem erro. 

Para quem não encontrou a goma de tapioca hidratada pronta, vai ai a receita caseira, a base de polvilho doce:

Ingredientes da massa/goma base
1 kg de polvilho doce
Água

Modo de preparo Umedeça o polvilho com água, para dar uma liga e deixe na geladeira por 12 horas. Passe a massa numa peneira e misture uma pitada de sal. Separe uma pequena quantidade da mistura e coloque em uma frigideira aquecida como se fosse uma panqueca, deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Depois, basta espalhar o recheio escolhido em cima da massa base, dobrar ao meio e servir.

Agora não tem desculpa para não provar essa delícia, né? 

Confira sugestões de recheio:

Tapioca Light

Duas fatias de peito de peru, duas fatias de queijo fresco e uma rodela de tomate temperado com azeite, orégano e sal.

Tapioca Banana e Chocolate
Uma banana nanica picada e uma base de sobremesa de chocolate.

Tapioca de leite condensado com coco
Cubra metade da tapioca com leite condensado e adicione coco ralado por cima. 

Tapioca Romeu e Julieta
Cubra metade da tapioca com goiabada cascão e adicione queijo coalho ou de sua preferência por cima. 

Tapioca de carne seca com queijo coalho
Cubra metade da tapioca com queijo coalho e espalhe carne seca por cima.

Tapioca com calda de morango
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Funciona com geleia de sua preferência também. ;) Coloque uma colher de sopa de papoula ou gergelim sobre a frigideira antes de colocar a massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.


Curiosidades sobre a TAPIOCA

Patrimônio Imaterial e Cultural :
O Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda (Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO) concedeu à Tapioca o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade em 2006, mesmo ano em que Olinda recebeu o título de 1ª Capital Brasileira da Cultura (Ministério da Cultura e Ministério do Turismo, Governo Federal).
Apesar de muito popular e integrante da culinária típica de diversos estados nordestinos, a tapioca mais tradicional do Brasil ainda se encontra no Alto da Sé, em Pernambuco (preservada pela Associação das Tapioqueiras de Olinda). Em outros estados, a tapioca sofreu algumas mofificações quanto à original (como no Ceará, onde possui formato redondo e é bastante apreciada com café preto). Também encontramos diversas entidades destinadas à cultura popular da tapioca pelo Nordeste, como o Centro das Tapioqueiras entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, no Ceará.

No resto do mundo, vários produtos derivados da fécula da mandioca são também chamados de tapioca.
Os recheios darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida. O recheio pode ser apenas com manteiga ou com coco fresco ralado, leite condensado, queijo, banana, chocolate, carne de sol, morango com chocolate e goibada com queijo e outras.
A tapioca mergulhada no leite de coco também é muito apreciada em diversas partes do Brasil.
Existe ainda a tapioca de chapa ou tapioca de forma, que é uma tapioca mais grossa e aquecida na chapa e na qual a massa da tapioca é colocada dentro de uma forma de metal.
* O pudim ou de bolo de tapioca, não é levado ao fogo e é servido gelado, natural ou com calda de frutas. A farinha de tapioca é colocada num recipiente com leite de coco, um copo de leite, açucar a gosto e coco ralado. Depois que os ingredientes são bem misturados, coloca-se numa forma e leva-se este para a geladeira.

Não faz muito tempo, a tapioca atraiu a atenção de alguns criativos chefs da culinária brasileira. Estes usaram suas habilidades e criaram versões inovadoras da tapioca. Uma destas é o uso da goma de tapioca (em pelotas de cerca de meio centímetro de diâmetro) banhada com molho Shoyu, produzindo uma sobremesa de cor escura que tem aparência de caviar, e é chamado "caviar de tapioca".
O músico baiano Morais Moreira compôs uma música intitulada "Tapioca de Olinda".

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Torta Low Carb de Abobrinha(Legumes)


Ingredientes:

2 abobrinhas médias e frescas raladas com casca e sem sementes
2 colheres (sopa) de farelo de aveia(ou amaranto ou aveia em flocos)
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada(opcional)
½ cebola ralada
1 dente de alho amassado
3 ovos(ou mais, cfme quantidade de abobrinha ou legumes que adicionar a mais)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
150 gramas de queijos light picados(usei minas frescal light)
sal, noz moscada, ervas e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, bata levemente os ovos. Acrescente o sal e temperos a esta mistura. Após, agregue a abobrinha ralada e a cebola que deverá estar bem batida. Acrescente o azeite de oliva, o alho, o farelo de aveia, a farinha de linhaça, e o queijo já fatiado em pedacinhos. Misture tudo e coloque em uma travessa refratária. Leve ao forno pre aquecido (180°C) por aproximadamente 25 minutos. Sirva.

Dica da Janita: Essa mesma torta fica deliciosa com outros ingredientes saudáveis: cenoura, repolho, couve, brócolis, etc. É possível também adicionar frango desfiado, carne picadinha, carne moída refogada, salmão em lascas, camarão ou até atum ralado. Caso coloque mais coisas na torta, aumente sempre a quantidade de ovos e de farinha. Não deve ficar nem molhada demais e nem de menos. E na hora de servir fica durinha, como omelete, mais muito mais gostoso e saudável! Já fiz várias versões. Aqui em casa é sucesso, todos adoram.

Perfeito para dietas com pouco carboidrato, sem lactose. Uma delícia acompanhado de saladinha verde.
 

Outra dica importante: legumes frescos fazem toda a diferença! ;) 

Espero que gostem!
Beijinhos sabor saúde,
Cozinha da Janita

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pão Funcional

Encontrei essa receita do Chef Marcelo Facini no site Cuecas na Cozinha e me empolguei. Testei ontem à noite e deu super certo, ficou uma delícia! Mas fiz algumas adaptações e acrescentei umas coisinhas. 
Um dos primeiros pães sem glúten que comi e que não é nem esfarelento e seco demais e nem muito "colento". Gostoso na medida certa. Saboroso, sustenta de forma saudável e dá prazer de comer. Fico super feliz quando encontro uma receita que alia saúde e sabor, por isso compartilho aqui com vocês com muita alegria. Vale a pena fazer. ;)


Ingredientes:

4 ovos inteiros

1 xícara de chá de leite de soja (ou de arroz, ou de inhame, ou de painço, ou de amêndoas, etc) * se não tiver problemas com lactose, pode ser leite desnatado.

1 xícara de chá de farinha de arroz

1/3 xícara de chá de farinha de milho fina (fubá)

1/3 xícara de chá de farinha de mandioca

1/3 xícara de chá de fécula de batata (ou de grão-de-bico)

2 colheres de sopa de farinha de linhaça (usei a dourada, mas é opcional)

1/4 xícara de chá de óleo de canola(usei azeite de oliva extra virgem, pode usar qualquer óleo)

1 colher de chá de sal marinho(bem rasinha)

1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo ou orgânico

1 colher de sopa de fermento seco biológico, para pão

3 colheres de sopa de okara* de soja (opcional)

Dica/Opção: cobrir com nozes, castanhas, pistaches, sementes de girassol, sementes de abóbora, gergelim, etc.
OBS: Acrescentei ainda, mas também é opcional: 2 colheres de sopa de amaranto, 2 colheres sopa de chia.

*Okara: é a sobra dos grãos de soja na preparação do leite de soja. Ele é utilizado para dar consistência e maciez às massas de pães. É fácil de fazer, para quem quiser, postarei a receita à parte. Não usei e também deu bem certo o pão.

Modo de preparo:

Bater em liquidificador, batedeira ou mixer os líquidos todos e ir acrescentando os ingredientes secos aos poucos.

Colocar em forma untada (pão de forma). Cobrir com pedaços de nozes, castanhas, sementes de girassol, ou o que preferir. Deixar crescer até dobrar de volume.

Levar em forno pré-aquecido a 180 graus e aumentar para 220 graus. Assar por em média meia hora(depende do forno) ou até dourar.
Fiz o meu na máquina de pão, acrescentando primeiro os líquidos e depois os secos. Assei no "ciclo normal".
Provei ainda morninho ontem e, depois frio, hoje de manhã. Gente, dá uma casquinha que é uma delícia! Me controlei para não comer demais!
Espero que também gostem. 
Beijinhos cheios de sabor e saúde.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rabanadas Light

Para deixar a receita com menor teor calórico, a dica é substituir o leite integral pelo desnatado, o leite condensado pela versão light do produto e o açúcar refinado por adoçante de forno ou açúcar mascavo. E nada de fritar! Essa versão vai ao forno e fica uma delícia! Para fazer e comer sem culpa durante o ano inteiro.
Ingredientes:
4 pães franceses amanhecidos
2 xícaras (chá) de leite (ou o suficiente para molhar as fatias de pães)
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
Açúcar e essência de baunilha a gosto

 
Modo de Preparo:
Corte os pães em fatias médias(mais ou menos 1.5 cm). Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e a essência e mergulhe as fatias de pão, até que elas estejam bem molhadinhas. Em um bowl, bata os ovos e coloque 1 pitada de canela. Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos. Em uma assadeira, ou forma com aro removível(se quiser desenformar depois, tipo uma torta) untada com manteiga e polvilhada de açúcar, sobreponha os pães encaixando-os bem e leve ao forno pré-aquecido à 180 graus até dourar(leva uns 30 minutos). Ao retirar do forno, polvilhe com canela e açúcar. Deixe esfriar um pouco se quiser desenformar.

Dicas da Janita:
1) Se desejar que fiquem mais cremosas, troque metade do leite da receita por creme de leite. Fica ótimo!
2) Para rabanadas bem brasileiras, substitua o leite por leite de coco e polvilhe coco por cima ao final, junto com a canela e o açúcar.
3) É possível trocar, tendo resultados surpreendentes, o pão francês por brioche(fica maravilhoso), pão de leite sem casca ou panetone. Alguns lugares vendem o pão próprio para rabanadas, mas o legal mesmo é provar com várias versões de pães e descobrir qual mais lhe agrada.
4) Vale fazer caldas para colocar na mesa na hora de servir e cada um utiliza-se do quanto quiser. Caldas de mel e limão, de vinho do porto, de frutas vermelhas, de baunilha... Hummm! Servir vcom puré de pera ou de maçã também fica divino, pois quebra um pouco o doce da rabanada.
5) Outro bom acompanhamento é o sorvete de baunilha.
6) Fica bonito, prático e bacana assar as rabanadas em ramequins ou mini caçarolas e servir individualmente, ainda morninhas.

 
Origem e história das rabanadas

Como a grande maioria das tradições natalinas, a rabanada também é importada. A origem é incerta, o mais provável seja uma incorporação de hábitos franceses – daí como os anglófilos a chamam: French toast. As french toasts variam de região para região e cada família tem sua receita. Ingredientes como suco de laranja ou raspas da casca da fruta, alguns licores e especiarias como canela e noz-moscada são misturados ao ovo batido com leite ou creme de leite, açúcar e essência de baunilha. Restaurantes, cafés e diners preferem o pão branco cortado em fatias grossas. Em casa, predomina o de fôrma. As french toasts podem ser doces ou salgadas, nesse caso temperadas com pimenta-da-jamaica, e também com queijo derretido em cima. Em Nova York, a comunidade judaica faz uma deliciosa rabanada com chalá, o pão festivo, em forma de trança, servido no shabat e feriados religiosos.Há informações contraditórias, porém. Há quem diga - americanos, em geral - que seria uma receita espanhola da Idade Média. Outros dizem que fritar pão não tem exatamente uma origem única, porque seria uma forma generalizada de melhorar o gosto do alimento nosso de cada dia. Nesse caso, a primeira referência, segundo o famoso dicionário de inglês Oxford, dataria de 1660.

Apesar de hoje já venderem pão para rabanada e usarem outros tipos de pães, brioches ou panetones como matéria-prima, o único ingrediente que se repete na imensa maioria das receitas é: pão do dia seguinte. As receitas se referem ao pão que não se pode mais comer porque está duro, um pão dormido, um pão perdido. Os franceses a chamam de pain perdu (pão perdido), em referência ao reaproveitamento que proporciona. A mais antiga referência à rabanada está no clássico De Re Coquinaria (Livro VII, XIII-3), o mais importante receituário do Império Romano, escrito pelo gastrônomo latino Marco Gavio Apicio, que viveu no primeiro século da nossa era: "Corte um sigilineo (pão de aveia) em fatias grossas. Coloque-as de molho no leite e frite em óleo. Espalhe mel em cima e sirva".Portanto, a rabanada é uma forma de salvar o pão. Muito natalino, não?

Contrariando a voz do povo, a rabanada não teria sido inventada pelos portugueses. Foram eles que ensinaram os brasileiros a prepará-la. Trouxeram a receita do Entre Doutro e Minho, antiga divisão do noroeste lusitano que abrangia Viana do Castelo, Braga, Porto e parte de Aveiro, Viseu e Vila Real, até hoje famosa pela sua elaboração. Vários países fazem rabanada com nomes e adereços diferentes, da Indonésia (roti telur) ao Marrocos (khobz belbid), da Índia (meetha andewala toast) à Inglaterra (eggy bread, egg dip ou gypsy toast). Assim, conviria atribuir a autoria do doce a muitos povos, não a um só.

Outro termo que tem um pouco da explicação da origem – ou pelo menos, de um dos usos – da rabanada é como parte de Portugal as chama: pão parida, ou somente fatias de parida, ou o nome inteiro: pão de mulher parida. Misture pão (trigo), ovos, leite, açúcar e frite, e você tem, além de rabanadas, uma bomba calórica, cheio de energia. Dizem que era bom para mulheres amamentando porque daria leite. E também explica um pouco o costume de comer as Fatias douradas (outro nome português que é autoexplicativo) no nevado Natal europeu: se esquentar de dentro para fora.
Segundo o etimólogo, filólogo e lexicógrafo brasileiro Antenor Nascentes, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, lançado em 1932, deriva de rábano + ada, pelos cortes dados na raiz dessa planta quando usada em salada. Mas para seu colega lusitano Candido Figueiredo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, publicado pela primeira vez em 1899, veio do espanhol rebanada, que saiu de rebanar, ou seja, cortar algo em rebanadas, de parte a parte.
O mais provável é que o nome deste doce seja mesmo uma adaptação do espanhol “rebanada” que quer dizer... fatias.

Gostou? Basta testar. Até o Natal há tempo para descobrir qual a sua versão favorita. ;)
Beijinhos sabor rabanadas.

Imagens: Google
Fontes de Pesquisa: Estadão, Folha e Google.
 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sticks de Abobrinha com Dip de Cebola Caramelizada

No último fim de semana finalmente consegui testar uma receita pela qual há muito eu babava, do Blog Doces Abobrinhas, da querida Roberta Dalsenter. O Blog dela é tudo de bom, sou fã assumida! Volta e meia passo por lá e me perco por horas...E fico com a maior fome! rs
Como nessa semana ganhei uma Air Fryer, resolvi juntar o desejo de provar a nova receita com a possibilidade de executá-la no "brinquedinho" novo. Fiz algumas adaptações para usar ingredientes disponíveis em casa e para substituir alguns que acho meio pesado pra mim, como o parmesão e a maionese, por exemplo. Então, seja a versão da Roberta ou essa que fiz na air fryer, façam, pois é deliciosa! E o Dip de Cebola Caramelizada é sensacional, vai bem com mil outros snacks, salgados, torradas ou sticks e até mesmo como um molho especial para aquele sanduba gourmet ou com salada. ;)
Vejam como ficou e anotem a receita.
Ingredientes dos Sticks:
1 abobrinha grande com casca cortada em palitos
2 ovos batidos
sal
Misture numa travessa os seguintes "secos", para empanar:
2 xícaras de farinha de rosca ou panko
1/2 xícara de farelo ou flocos de aveia
1/2 xícara de castanha de caju ou do pará trituradas(opcional)
coloquei também ervas de Provence, dill, orégano(tudo seco, desidratado) e pimenta rosa moída na hora.

Ingredientes do Dip:
2 cebolas médias cortadas em rodelas
1 e 1/2 colher(sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar mascavo( ou melado, ou mel)
2 colheres(sopa) de vinagre balsâmico(ou de maçã, ou de vinho branco)
1 colher de mostarda dijon
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de maionese light
1/2 xícara de cream cheese ou queijo minhas frescal cremoso(usei light)ou um pouco de cada.

Modo de Preparo dos Sticks de Abobrinha:
Corte a abobrinha na vertical em 3 vezes e depois horizontalmente em mais 3 partes. Tempere com sal e deixe escorrer numa peneira para sair bem o excesso de água. O sal ajuda nesse processo. Deixe ao menos uns 15 minutos escorrendo. Depois seque bem com uma toalhinha de prato limpa(papel toalha não funciona, gruda). Passe os palitos nos ovos batidos e depois na mistura de secos. Coloquei então na Airfryer a 200 graus por 15 minutos e servi depois com o Dip.
Se quiser fazer no forno, forre a forma com papel manteiga, coloque um pouco de azeite de oliva e asse os palitos em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos, virando na metade do tempo, até ficarem douradinhos. E sirva a seguir com o dip.

Modo de preparo do Dip de cebola caramelizada:
Derreta e aqueça a manteiga em uma frigideira, adicione o açúcar mascavo e depois as cebolas.
Frite, mexendo ocasionalmente até que a cebola fique bem macia e caramelizada. Fica bem escurinha mesmo.
Com um mixer, ou mesmo no liquidificador, adicione as cebolas caramelizadas, 2 colheres de vinagre balsâmico, 1 colher de sopa de mostarda djon, a maionese e o cream cheese(ou minas frescal cremoso ou requeijão). Misture bem até ficar homogêneo. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
*Polvilhei pimenta-do-reino na hora de servir.
Sirva com acompanhamento dos palitos de abobrinha.
Fica maravilhoso e pode ser usado em outras ocasiões, como citado no início do post.
Viciei nesse dip, é bom demais!!!

*Receita adaptada do Blog Doces Abobrinhas: http://docesabobrinhas.com/2011/11/sticks-de-abobrinha-com-dip-de-cebola/
* Fotos pessoais.





 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fondue de Queijo Light

Pra quem quer curtir o inverno sem ganhar aqueles quilinhos indesejados e sem abrir mão de uma das maiores delícias da estação, receita deliciosa e leve de fondue de queijo light. Vale provar!
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 1 copo de requeijão light
- ½ copo de queijo cottage
- 1 e ½ xíc. (chá) de queijo prato ou mussarela
- ½ copo de leite desnatado
- ½ copo de vinho branco seco
- 1 col. (sobrem.) de maisena
- 1 pitada de noz-moscada e pimenta-do-reino.
 
Modo de Preparo:
1. Esfregue o dente de alho no fundo da panela de fondue. Acrescente o requeijão, o vinho branco e a metade do leite com a maisena dissolvida. Reserve.
2. Bata muito bem o queijo cottage com o leite restante e acrescente aos poucos na panela. Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do-reino a gosto.
3. Junte o queijo ralado, mexendo sempre para incorporar à massa.
4. Sirva com legumes cozidos no vapor: couve-flor, brócolis, cenoura, vagem, champignon; e tomate cereja, pimentão e maçã verde(fica ótimo!) crus. Se preferir consumir com pão, escolha a versão integral ou light.

E bom inverno, minha gente!
Beijinhos.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Torta de Peito de Peru com Ricota e vagem alla Dukan

Procurando manter a linha essa semana, utilizei ingredientes que tinha na geladeira e fiz uma torta dentro da proposta da dieta Dukan. Ficou ótima!
Segue a receitinha e fotos para vocês:


Ingredientes:
Vagem picadinha(usei uns 200g) refogadinha com alho e cebola(tinha sobrado do almoço)
4 colheres de farelo de aveia
2 colheres de farinha de soja
2 ovos
2 iogurtes naturais ou 1 copo de leite(250 ml)
Peito de peru defumado ralado ou em cubinhos bem pequenos(usei uns 150 g)
1/2 ricota(ou minas frescal ou queijo magro de sua preferência) esfarelada
salsinha e cebolinha, manjericão(ou orégano seco)
sal a gosto

Modo de Preparo:
Num bowl, à mão, bata os ovos, o iogurte(ou leite) e acrescente o farelo de aveia e a farinha de soja. Misture bem até ficar homogênea. Adicione a vagem, a ricota e o peito de peru. Asse m forno médio pré-aquecido até dourar.
Sirva a seguir com uma saladinha verde.

*para enfeitar e dar um saborzinho extra, coloquei sobre a que fiz um pouco de gergelim preto que eu adoro! Na hora de servir polvilhei dill e não resisti a um fio de azeite de oliva aromatizado. :) Ficou super gostosa e ninguém passou fome.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bolinhos de Peixe à moda Dukan


Na onda light do início de semana, mais uma receita super gostosinha que segue os padrões da dieta Dukan.
Ingredientes:
400 g de file de peixe de sua preferencia. Costumo usar linguado ou merluza.
1 cebola média
2 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de farelo de aveia
Salsa e cebolinha picadinha, sal, noz-moscada, pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Pique bem o peixe e a cebola e misture com os demais ingredientes e deixe repousar por 15 minutos.
Faça bolinhas medias.
Coloque os bolinhos em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30-35 minutos, ou até que dourem.

*a receita pode ser feita também com atum enlatado bem escorrido, em pedaços ou ralado.

Dica de molhinho para acompanhar:
Misture iogurte natural desnatado com gotas de limão, alho espremido, sal, orégano e pimenta do reino.

Gnocchi Dukan de Espinafre e Ricota

Segunda-feira é sempre um dia em que nos preocupamos em correr atrás do prejuízo do fim de semana, de amenizar os excessos. Mas passar fome logo no começo da semana também é complicado e desanimador, não é mesmo? Então que tal começar com uma gostosa e saudável receitinha da dieta Dukan? Garanto que você não vai passar fome e vai surpreender-se com o sabor deste gnocchi.
Sim, porque ser felicidade e saúde andam juntas. ;)

Ingredientes:
1 ricota fresca
2 ovos
1 maço pequeno de folhas de espinafre,
4 colheres de sopa de farelo aveia,
Temperos a gosto: alho, sal, manjericão, orégano, dill...


Modo de Preparo: Cozinhe bem o espinafre, até ficar bem macio. Escorra muito bem(é importante que o espinafre seja bem espremido ou a receita ficará muito molhada).
Num processador, bata o espinafre com a ricota, os ovos, os temperos e o farelo de aveia. Faça rolinhos e corte os gnocchis, ou, se preferir, enrole em bolinhas. Às vezes a massa fica mais "molhada" que o jeito é enrolar com as mãos mesmo.
Cozinhe em água fervente até que o gnocchi suba. Retire com o auxílio de uma escumadeira e colo que em uma travessa ou diretamente nos pratos que irá servir.
Cubra com azeite de oliva aromatizado, molho de tomate ou bolognesa e sirva.


*esse gnocchi pode ser feito sem o espinafre ou o mesmo pode ser substituído por outro ingrediente.

Fácil, saudável e gostoso!
Boa semana!
 
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nosso Caldo de Peixe

Como nossa família é grande, sempre que nos reunimos escolhemos um prato "único", um prato principal prático e que agrade a maioria.
Nesta Páscoa resolvi servir um Caldo de Peixe, mas não aquele tradicional, tinha que ter toques de gourmet, claro! rsrsrs 
A festa aqui começa bem antes, já na cozinha, com os preparativos!
Juntei a receita de infância que tenho de cabeça, uma receita básica cearense e adaptei, pois minha mãe não gosta de leite de coco, meu sogro não gosta de coentro, etc...Usei tudo natural, com ervas fresquinhas colhidas no quintal de casa! Adoro! Enfim, modifiquei e incrementei com alguns ítens. Ficou maravilhoso, ao menos todos elogiaram bastante.
Como prometido, segue a receita do "Nosso Caldo de Peixe", o Caldo de Peixe dos "Gommers"(digo nosso porque meu marido e eu adoramos cozinhar juntos, é quase uma terapia de casal...Amo!)


Caldo de Peixe à moda dos Gommers

Ingredientes:
  • 1 e 1/2 Kg de file de peixe em cubos(usei merluza, cação e um pouco de bacalhau que tinha desfiado + uns 300 g de carne de siri também)
  • 10 cebolas
  • 2  Pimentões
  • 1 cabeça de alho picado
  • 2 pimentas de cheiro ou dedo-de-moça
  • 10 Tomates
  • 20 ml azeite de oliva para refogar
  • 1 de Maço de cheiro verde, com bastante manjericão.
  • Folhas de Louro
  • páprica e sal a gosto
  • água o quanto baste
  • 500 g de macaxeira/aipim cozida e cortada em cubinho(se não tiver, substitua por inhame, cará, batata baroa ou batata inglesa ou até por abóbora seca).
Modo de Preparo:
  1. Aqueça uma panela e adicione o azeite de oliva, logo após acrescente o alho,
    a cebola.Refogue bem.
  2. Depois acrescente os peixes, e refogue mais um pouco. Salgue a gosto.
  3. À parte, bata no liquidificador a pimenta de cheiro, os pimentões e tomates com casca(coloque um pouco de água para facilitar). Passe em uma peneira e reserve.
  4. Depois acrescente o caldo que bateu no liquidificador, complete com água e deixe ferver.
  5. Acrescente a macaxeira cozida cortada em cubos(sem os fiapos) e cozinhe mais meia hora. Usei a última água de dessalgue do bacalhau para cozinhar o aipim. Ficou ótimo!
  6. Acerte o sal e temperos e finalize com cheiro verde picado.
Nota: a quantidade e tipo de pimenta vai variar de acordo com seu gosto. Se não gostar, coloque menos. lembrando que é sempre melhor pimenta e sal de menos do que de mais, pois depois quem gostar mais salgado ou mais pimentado, pode adicionar no seu próprio prato.

Sirva o Caldo de Peixe acompanhado de farinha de mandioca, pães e arroz branco.

Essa receita serve tranquilamente 6 pessoas.

Vinho: Um Pinot-noir, shiraz ou cabernet-sauvignon.
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pão de 3 minutos - Dieta Dukan

Acredito que hoje não há ser nesse planeta que não tenha ouvido falar da tal dieta Dukan.
É a dieta do momento no mundo, aquela que deixou a princesa Kate magérrima pra se casar! Affff, e a mulherada louca por um corpinho daquele!

Conheci a dieta através da minha irmã que comprou o livro do Dr. Dukan e começou a fazer tudo direitinho. E os resultados vieram rapidamente! A primeira semana é sofrida, só com proteína, mas depois vai melhorando e abrindo um leque maior de opções.


Quem quiser saber mais e até seguir a dieta, é só jogar "dieta dukan" no google e vem tudo a respeito. E há o livro disponível nas livrarias trambém.


E na internet você consegue comprar diversos livros só de receitas, principalmente em inglês.

Bem, não estou seguindo a dieta, mas tem muita coisa bacana que dá pra aprender com ela e adaptar ao nosso dia-a-dia para uma alimentação mais saudável e bem menos calórica. E tudo isso sem passar fome, garanto!

A receitinha que vou passar é a de um pão facílimo que minha irmã me ensinou e faz parte da dieta Dukan. É de baixíssima caloria e praticamente sem carboidrato, mas rica em proteína, fibras, viatminas, minerais... Super! Perfeito para substituir o pão branco e perder uns quilinhos, ou ao menos para ter mais saúde.
Thank's, maninha amada!

Pão Dukan de 3 Minutos
Ingredientes:

1 ovo inteiro(ou só a clara)
2 colheres(sopa) de farelo de aveia
1 colher(sopa) de extrato de soja
2 colheres(sopa) de iogurte natural desnatado ou coalhada
1 colher(chá) de fermento em pó(químico)
1 pitada de sal

*na minha receita às vezes acrescento meia colher de farinha linhaça dourada. Gosto. Mas o pão fica mais "pesado".
*temperinhos a gosto - se gostar salgado, coloque ervas, pimentas, alho desidratado, gergelim torrado, etc.
* se gostar doce, pode variar e temperar com: uma pitada de açúcar dietético, canela, gengibre em pó, raspas de limão, cardamomo, achoccolatado em pó(dizem que o melhor é o Gold), etc.

Modo de preparo:
Bater o ovo, acrescentar o farelo de aveia, o extrato de soja e o iogurte e misturar bem. Por último, acrescentar o fermento e mexer bem, mas delicadamente.

Colocar em um refratário em levar ao microondas por 3 minutos.
Desenforme e sirva acompanhado de doce ou salgado.

Rendimento: 1 pão para 1 pessoa.

O meu faço sempre salgado, gosto de substituir o jantar por um sanduíche com esse pão. Coloco cream cheese light, ricota ou queijo minas frescal, presunto ou peito de perú, alface e tomate. Para não ficar sempre o mesmo lanche, às vezes faço com atum.
Mostarda e maionese light também pode. ;)
Fica gostoso e satisfaz, quase não dou conta de comer tudo! E é super pouco calórico!
 
O Farelo de Aveia
O farelo de aveia é um grande aliado nas dietas de emagrecimento, para além de muitos outros benefícios que apresenta para a saúde do organismo. Chama-se farelo o revestimento externo dos grãos dos cereais que são removidos quando passam pelo processo de refinação.
O farelo de aveia é portanto a película externa que reveste o grão de aveia. É esta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais e enzimas.
Graças às suas fibras solúveis, chamadas ß-glucanas, o farelo de aveia: é saciante e “rouba” calorias
O farelo de aveia quando ingerido é impregnado de saliva e chega ao estômago onde começa a aumentar de volume. Uma colher de sopa de farelo de aveia absorve até 25 vezes o seu volume em água, gerando assim a sensação de estômago cheio, diminuindo portanto a fome e prolongando a sensação de saciedade por muito mais tempo.Além disso, o farelo de aveia impede que parte da gordura e açúcares ingeridos com a comida sejam assimilados no estômago, o que representa calorias a menos.

Espero que tenham gostado da dica diet do dia.
À medida que testar e descobrir novas receitas "dukan", venho correndo compartilhar com vocês, ok?
Beijinhos dietéticos,
Cozinha da Janita
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...