Páginas

Mostrando postagens com marcador bebidas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bebidas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Veuve Clicquot-Ponsardin - parte I semana de festejos

Olá, people!
Semaninha linda começando, outono delícia teve início ontem por aqui e eu fico mais velha em alguns dias. Ai, ai... Já no clima de festejos, escolhi o assunto da semana: Champagne e Espumantes, para brindar com vocês toda a alegria de estar viva e poder, graças a Deus e a saúde, que devem estar sempre em primeiro lugar, curtir as boas coisas da vida.
Vivendo, provando e aprendendo. ;)

Quando se fala de Champagne e Espumante logo vem à mente o glamour dos momentos especiais, festejos, romance... Mas acho que na verdade é uma bebida como o vinho, pode ser degustado em qualquer ocasião e até mesmo nas refeições. Só que tem mais charme e leveza, claro! :)

Napoleão dizia que era importante apara celebrar as vitórias, mas também para esquecer as derrotas. 
E há uma frase ótima da Madame Lily Bollinger que diz:

“Eu bebo champagne quando estou contente e quando estou triste; às vezes, bebo quando estou sozinha, mas quando estou acompanhada considero uma obrigação; beberico, quando estou sem fome, e bebo de verdade quando estou com fome. Fora isso, nunca bebo champagne... a não ser quando estou com sede.” rsrsrs....Boa, não?

Aqui no blog há algumas postagens sobre a origem do champagne, diferença entre champagne e espumante e tal, então não entrarei novamente neste mérito.
Os post de hoje vem mais homenagear uma mulher brilhante do que falar de um champagne. É a história toda que me encanta muito mais do que as características do champagne em si. Falo da Veuve Clicquot-Ponsardin, da região de Reims, na França, cuja relevância no mundo dos vinhos mais glamorosos se de deve à astúcia e determinação de uma mulher, Nicole Barbe Clicquot-Ponsardin.
Ela ficou viúva, inclusive é desta palavra que vem o "Veuve"(viúva em francês), aos 27 anos, no início do século 19 e assumiu a vinícola da família.
A história toda da vinícola e desta grande mulher começou em 1772 quando Philippe Clicquot-Muiron fundou um comércio de vinhos com o nome Clicquot. Três anos mais tarde seria a primeira a introduzir o champanhe rosé. Um fato que mudaria os rumos da empresa e tornaria a marca uma das mais luxuosas do mundo ocorreu em 1798 quando seu filho, François, casou-se com Nicole Barbe Ponsardin. Em 1805, Madame Clicquot ficou viúva e assumiu o controle dos negócios. A Casa Clicquot passou então a denominar-se Veuve Clicquot-Ponsardin. Surgia assim a marca VEUVE CLICQUOT.
Dedicada e exigente, Madame Clicquot tornou-se uma das primeiras mulheres de negócios dos tempos modernos.
Muitos atribuem a ela a reinvenção da bebida. Isso mesmo, se Dom Pérignon foi quem inventou o champagne, foi Madame Clicquot que o reinventou e o transformou em ícone de luxo. 
Quer mais? Foi durante a sua gestão que a vinícola desenvolveu o *remuage, o que permitiu o *dégorgement, um processo que deixa a bebida mais cristalina e elegante.
Além disso, Clicquot liderou sucessivas comitivas internacionais, a reinos e afins, promovendo a bebida. E foi um sucesso!
Madame Clicquot morreu em 29 de Julho de 1866, aos 89 anos, deixando uma bem estabelecida marca de champanhe.

Encontrei um vídeo super gostoso de assistir, sedutor mesmo, sobre o assunto: http://vimeo.com/41180797

Ao longo do tempo, outras ações reforçaram a marca. As campanhas de marketing ficaram mais agressivas desde que a empresa, ao final dos anos 80, foi adquirida pelo grupo LVMH(Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A), uma holding francesa de artigos de luxo. Ao mesmo grupo pertence a Moët Chandon, Krug e Dom Pérignon, um verdadeiro império.
Veja mais fotos da Maison:

E para quem quiser saber mais, há o livro "A Viúva Clicquot" (304 páginas, ed. Rocco, R$ 39,90), resultado de pesquisa da historiadora americana Tilar J. Mazzeo sobre a vida de Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a mulher por trás da marca de champanhe mais famosa do mundo.
Excelente leitura que já vira dica de presente! hihihi

*RemuageÉ um processo lento e delicado. As borras são leves e turvam o vinho ao menor movimento. As garrafas são colocadas em cavaletes especiais de madeira chamados pupitres, dotados de furos ovais onde as garrafas são introduzidas horizontalmente. O remuer, profissional especializado nesta tarefa, passa periodicamente pelos pupitres fazendo o giro de 90o nas garrafas, e, ao mesmo tempo, colocando-as um pouco mais inclinadas para cima, de modo que as leveduras mortas vão, aos poucos, sendo levadas ao gargalo. Quando as garrafas estiverem bastante inclinadas para cima, as leveduras já estarão quase inteiramente sobre a tampinha.
*Dégorgement ou DisgorgementApós a remuage, a garrafa está com os sedimentos no gargalo, que é congelado e expelido por pressão.

Nos próximos posts falarei de outros importantes rótulos e darei dicas de espumantes deliciosos com excelente custo-benefício.

Termino dizendo, minha gente, que, seja como for, celebrar é preciso, todos os dias(principalmente nos aniversários)! E tem espumante para todos os bolsos e gostos. Só não pode é deixar a vida passar em branco sem o gostoso barulhinho do tilintar das taças, dos brindes, e muito amor!
Santé!
 

 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Frase do Dia e Dieta do Champagne


Como diz minha amada e sábia amiga Jacque Dalçóquio:
"Vamos beber porque comer engorda"!!!!


Bom demais, né? Viram? É tudo questão de ponto de vista! kkk...

Mas tem seu fundamento. Li esses dias e mais que concordo que champagne emagrece. Comparem e concluam, o que engorda mais?

1) Hamburguer com batata frita e refrigerante?

2 Salmão de fumado, salada verde e 1 taça de champgne?

Fácil essa, né? A proposta é trazer o glamour saudável à mesa. ;) Bacana isso.

A maioria das dietas proíbe a ingestão de álcool e chocolate, mas não há necessidade. É comprovado que permitir a ingestão destes alimentos em quantidades moderadas pode ter um poderoso efeito psicológico na manutenção da dieta.


Champanhe faz bem ao cérebro e coração, dizem pesquisadores:

Pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, em parceria com a Università degli studi di Cagliari, na Itália, constataram que o champanhe pode fazer bem ao coração, cérebro e circulação sanguínea. A bebida é rica em polifenóis, substância que dilata os vasos, controlando a pressão arterial e craniana. Os cientistas perceberam que o consumo de champanhe é capaz de reduzir o mau colesterol, diminuir a incidência de derrames e ataques cardíacos, além de proteger o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. 
A pesquisa tomou como base os polifenóis presntes no vinho tinto, fabricado com as uvas pinot meunier, pinot noir e chardonnay, as mesmas utilizadas na produção do champanhe. Para aproveitar os benefícios do champanhe sem comprometer a saúde, os cientistas recomendam o consumo de duas taças da bebida por dia.
Segundo recomendações da American Heart Association, quem não costuma ingerir bebidas alcoólicas não deve inserir o champanhe na rotina pensando nos seus benefícios, já que dieta e exercícios físicos trazem mais benéficos à saúde do que os potenciais efeitos positivos dos polifenóis presentes na bebida.

Fonte: GNT


O legal mesmo é conhecermos nossos limites, encontrar o equilíbrio, cuidar da saúde, sem deixar de ser feliz e sentir prazer, é cultivar o bem-estar! ;)
Beijinhos.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

. Nero Gold - pra quem nasceu pra brilhar!

Um espumante de ouro puro de 23 quilates. Este é o novo lançamento da Domno do Brasil – o .Nero Gold, que será apresentado na SC Gourmet, de 18 a 21 de julho, das 15h às 22h, no Parque Vila Germânica – Setor 1, em Blumenau (SC). Siiiim, tudo certo para a segunda edição!
“É o primeiro vinho espumante elaborado com ouro comestível das Américas”, afirma o diretor-administrativo Jones Valduga.

Além do visual único e brilhante das 25 miligramas de ouro por garrafa usadas na sua composição, o .Nero Gold é um espumante do tipo Blanc de Blancs (100% Chardonnay), com 18 meses de autólise nas leveduras. “Sem o ouro, seria um espumante de extrema qualidade, com o ouro, é um produto excepcional”, destaca Jones Valduga. “Este produto inédito e exclusivo será a estrela de festas, casamentos e comemorações Brasil afora”, comenta o diretor-administrativo da Domno. 
“É um espumante destinado a quem nasceu para brilhar”, destaca.

O ouro, que sempre é associado a poder, riqueza e sucesso, comprovadamente possui diversas propriedades benéficas ao organismo. Ele é usado na medicina desde o século 15 para melhorar a função cerebral ou regenerar órgãos em falência. Hoje em dia, ainda é recomendado para o esgotamento nervoso e para a depressão. O metal nobre também possibilita melhoras na circulação sanguínea e estimula a atividade celular, e, além disso, alguns até dizem que é afrodisíaco.



O efeito do ouro na bebida é mais uma questão estética e que não altera em nada o sabor do espumante. “Queremos fixar o .Nero Gold com um espumante sofisticado e moderno e que está presente nos melhores eventos e comemorações”, explica Lucas Sartori da Dmno.  

Apesar da exclusividade e requinte, o .Nero Gold tem um preço com a marca do custo-benefício dos espumantes da Domno. Será comercializado a R$ 120 no Rio Grande do Sul e aproximadamente R$ 150 no centro do país.
A Domno trabalhará com uma tiragem limitada de apenas 3.000 garrafas para todo o país, então corra para garantir a sua!

Eu quero, está na minha wishlist!
 
Fonte: Site do SC Gourmet e internet.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Clericot

Abaixo duas receitas deliciosas deste drink leve, refrescante e maravilhoso! 
O Drink do dia é de origem polêmica: alguns dizem ser francesa, mas outros contam a história de que o drinque foi inventado por ingleses que moravam em Punjab, na Índia, para amenizar o calor. Seja como for, a gente ama! ;)

Ingredientes:
Pêssego, 1
Ameixa, 1
Morangos, 5
Amoras, 10
Blueberries, 10
Gelo
Banana nanica, 1
Maçã, 1
Cerejas, 10
Vinho branco, 750 ml
Vinho espumante, 250 ml

Modo de Preparo:
Corte as frutas e reserve.
Misture as frutas picadas em uma jarra.
Despeje o vinho branco e o espumante. Leve para a geladeira. Na hora de servir,
acrescente um pouco de gelo.


Clericot
(Receita do Bistrô Charlô)

Ingredientes:

1 garrafa de vinho branco;
50 ml de Cointreau;
2 garrafinhas de club soda;
3 pêssegos picadinhos;
2 maçãs picadinhas;
¼ de abacaxi em cubinhos;
1 pera picadinha;
1 cacho de uvas Itália (cortadas ao meio e sem caroços).

Modo de preparo:
1 Macere todas as frutas com o Cointreau por 30 minutos
2 Acrescente club soda e gelo. Misture bem. Junte o vinho branco e mexa ligeiramente com uma colher de cabo comprido.

Rendimento: 1 jarra (de 1,5 litro a 2 litros)
Tempo de preparo: 40 min 

Dicas da Janita:
Na minha opinião, o clericot é mais gostoso quando feito com vinho seco e espumante brut, sejam brancos/tintos/rosés. Isso porque considero que, assim sendo, percebemos melhor o sabor das frutas. Mas qualquer tipo de vinho e espumante pode ser usado, depende mesmo do gosto de quem prepara. Só não pode é deixar de fazer e curtir! ;)

Origem do Clericot
 
Nome afrancesado sugere que o clericot tenha sido inventado em uma tarde de verão na Borgonha, quando um vinicultor resolve misturar vinho branco com frutas do seu pomar. 
Pois bem, dizem que a verdade é menos bucólica:
A bebida surgiu na Índia, em meados do século 19, quando o país estava sob o domínio da Grã-Betanha. Funcionários da administração inglesa na região do Punjab, quase mortos de calor, criaram um drink refrescante à base de vinho claret (denominação dada pelos ingleses aos tintos de Bordeaux) e abacaxi – ou qualquer outra fruta suculenta.
O coquetel foi batizado claret up e, em seu caminho pelos bares do mundo, tornou-se mais claro, pois passou a ser preparado com vinho branco, e transformou-se em clericot.
Na América do Sul, uruguaios e argentinos há tempos já são fãs do clericot, servido a rodo nas churrascarias de Buenos Aires e em Punta del Este.
No Brasil, o drink é velho conhecido dos gaúchos. Mais recentemente, migrou para São Paulo, passando a dividir espaço com as sangrias espanholas.

“É uma bebida divertida, boa também para festas, porque é prática: o anfitrião prepara uma jarra e todos se servem.” Charlô Whately

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sparkling Sake

Ainda novo no mercado, o saquê espumante foi criado no Japão para aumentar o apelo da bebida entre o público jovem, ávido por novidades. Não existe um padrão de produção, cada fábrica determina o seu e podem ser qualificados em qualquer categoria desde os comuns aos super premiuns.

Entre os experts, é sabido que o saquê espumante é produzido quase da mesma forma que o produto original. A principal diferença é que a fermentação é interrompida mais cedo, quando o açúcar está bem presente.

O processo se realiza após a bebida ser engarrafada. E o sabor que permanece se assemelha levemente ao mix frutado de melão e pêra. Já o perfume é mais concentrado. Muito comum nos Estados Unidos, o Sparkling Sake é uma ótima opção para o verão. “O saquê espumante pode ter diversos níveis de carbonatação, com mais ou menos bolhas. Geralmente são mais frutados e doces do que a média e não devem ser comparados com vinhos espumantes. O teor de álcool pode variar entre 8% a 12%, mais baixo que um saquê normal.
O preço médio de uma garrafa de saquê espumante pode variar entre R$ 70,00 e R$ 250,00 de acordo com sua classificação.

O Sake frisante ou Sparkling Sake, é muito vendido no Japão e nos EUA. Por aqui ele não chegou com muita força, até porque é difícil de se encontrar. Mas se puderem comprar, experimentem. Tem tudo a ver com o clima brasileiro! E, vamos combinar, as garrafas são umas gracinhas, podem ser usadas como lindos vasinhos em decoração depois! ;)

Onde encontrar, no Brasil, além de em alguns restaurantes de SP e RJ e Brasília:

Adega do Saquê (www.adegadesake.com)
A loja de Alexandre Tatsuya vende diversos tipos de saquês nacionais e importados. Funciona como um anexo do Bar e Lanches Yamato.
Liberdade - São Paulo(11) 3208-2092 R. Galvão Bueno, 364, box 6
próximo ao Hotel Nikkei Palace

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Drinks de Verão com charme e elegância

São gostosos, cheios de glamour e super refrescantes!


Selecionamos aqui 4 receitas especiais para você preparar em casa e impressionar os amigos.

Strawberry Frozen Marguerita

Ingredientes:
45 ml de tequilla gold

90 ml de Cuervo Margarita Mix
5 morangos congelados ou frescos
2 colheres (bar) de açúcar
½ copo de gelo
1 morango fresco para decoração

Algumas gotas de limão

Modo de Preparo:
Bater com gelo no liquidificador por aproximadamente 45’’ até ficar Frozen.
Servir em taça de margarita decorada com borda de açúcar.

Riviera


Ingredientes:
80 ml de vinho rosé 
20 ml de licor Mandarino
6 cubos pequenos de tangerina
2 cerejas picadas
10 ml de vodca Level

Modo de preparo: em uma taça tipo flûte colocar 2 pedras de gelo e, em seguida, as frutas, o licor, a vodca e o vinho. Misturar bem e decorar com uma cereja.



Bubble Berry

Ingredientes:
100 ml de vinho rosé 
3 amoras
3 morangos em fatias 
3 bolinhas de pitaia vermelha
15 ml de xarope Kaly raspberries 

Modo de preparo: em um copo long drink, colocar gelo e os ingredientes, misturar bem e decorar com frutas.



Silver Melancia Margarita

Ingredientes:

60 ml tequilla silver
30 ml de Grand Marnier
30 ml de suco de melancia
Gelo

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e decore com uma fatia de limão. Sirva em uma taça de Martini gelada e decorada com borda de açúcar e fatia de limão.

A origem dos DRINKS OU COCKTAILS

Quando as pessoas começaram a misturar essas bebidas para criar misturas mais interessantes, é impossível afirmar. Mas a "cultura do cocktail" começou a se refinar e se tornar uma coisa séria na mesma época em que o resto do mundo: no final do século XVIII e início do século XIX, durante a tão faladaRevolução Industrial.
A origem da palavra "cocktail", especificamente, não tem nenhum registro histórico, mas as teorias são tão variadas e absurdas que vale a pena conferir algumas delas:

-As palavras "cock tail" significam, em inglês literal, "rabo de galo". Dizem que antigamente as pessoas enfeitavam os copos de bebidas misturadas com uma pena arrancada do rabo de um galo.
-A palavra francesa para "casca de ovo" é "coquetel". Dizem que um médico francês, que atendia seus pacientes americanos de Nova Orleans com um bitters medicinal que ele mesmo fabricava, servia a bebida em uma casca de ovo. Seus pacientes, não conseguindo pronunciar "coquetel" corretamente, teriam anglicanizado a palavra para "cocktail".
-A palavra "cocktail" pode ser uma derivação do nome de uma deusa asteca chamada Xochitl. Havia uma princesa mexicana chamadaXochitl que servia bebidas aos turistas americanos.
-Outro teoria diz que "cock tail" era o apelido dado pelos ingleses da era vitoriana às prostitutas, e teria sido usada então para descrever as bebidas que os americanos faziam adicionando "impurezas" ao tradicional gin britânico, "prostituindo" a bebida com misturas.

A palavra "cocktail", que é como os americanos costumam se referir ao que nós chamamos de drinks, já era encontrada em uma revista estadunidense de1803. Em um editorial da revista Farmer's Cabinet (Amherst, New Hampshire, 28 de Abril de 1803), um festeiro se recuperava de uma ressaca às 11 da manhã:

"Drank a glass of cocktail — excellent for the head ... Call'd at the Doct's. found Burnham — he looked very wise — drank another glass of cocktail."(Bebi um copo de cocktail - excelente para a cabeça ... Chamei o Doutor. Encontrei Burnham - ele parecia muito sábio - bebi outro copo de cocktail.)

Categorias dos drinks

Em função da dosagem alcoólica, tamanho e temperatura dos cocktails, convencionou-se dividi-los em Short Drinks, Long Drinks, Hot Drinks.

Short drinks são bebidas servidas em copos pequenos, podendo ser aperitivos ou digestivos, variando conforme sua receita. Exemplos: Dry Martini, Margarita, Manhattan, Alexander, Rusty Nail.

Long Drinks são bebidas servidas com copos grandes, tendo geralmente em sua composição um destilado misturado a licores, sucos de frutas, refrigerantes e águas gaseificadas com muito gelo. Exemplos: Horses Neck, Tom Collins, Screw Driver, Gin Tônica.

Hot Drinks são bebidas servidas em copos especiais, tendo como finalidade principal, aquecer o corpo. São bebidas apropriadas para dias mais frios. Exemplos: Irish Coffee, Ron Grog, Hot Egg Nog.

DICAS PRECIOSAS PARA A PREPARAÇÃO DOS SEUS DRINKS

- Jamais misture dois destilados, o sabor pode até agradar, mas um poderá anular o outro.

- Jamais use espumante, águas gaseificadas ou refrigerantes na coqueteleira. Misture sempre depois.

- Jamais misture numa composição mais de cinco bebidas.

- Sucos de laranja e limão devem ser sempre frescos.

- Somente use produtos de qualidade em suas misturas. “Cocktails” são bebidas de aroma e sabor muito delicados.

- Decorações devem ser complementos. Mais importantes são o aroma e o sabor.

- Em cocktails servidos somente gelados, os copos devem ser gelados previamente.

- Todos os cocktails devem ser servidos imediatamente depois de preparados.

- Quando o número de convidados for grande, prepare antecipadamente rodelas e cascas de limões para decoração.

- Tenha sempre à mão, amendoins salgados, castanhas, batatas chips e pipocas para acompanhar suas bebidas.

- Mulheres normalmente preferem bebidas suaves, os homens preferem mais encorpadas, mas há exceções à regra.

- O gelo utilizado na preparação deverá ser feito com água mineral ou comprado fora. Nunca use água da torneira para fazê-lo, o cloro poderá comprometer o sabor da sua bebida.

- Para caipirinhas e certos tipos de cocktails usar gelo quebrado.

- Tenha sempre à mão club soda, água com gás, e refrigerantes para as suas misturas.

- Destilados e licores depois de abertos devem ficar bem fechados e em pé. Os licores cremosos devem ser mantidos na geladeira, bem como alguns destilados e vinhos brancos aperitivos, após abertos.

- Finalmente o mais importante: sirva bebidas certas, nos momentos certos. Aperitivos antes, digestivos após e os long drinks jamais durante refeições.

- E não esquecer, um bom serviço de bebidas poderá muitas vezes corrigir possíveis imperfeições no cardápio. ;)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bellini

O Bellini é um drinque que se originou em Veneza. É uma mistura de espumante (tradicionalmente prosecco ) e purê de pêssego, servido frequentemente em celebrações. 
É um dos coquetéis mais populares da Itália.
A versão aqui apresentada é da Chef Paola Carosella. Uma delícia!!! Confira!
Bellini de Paola Carosella: em vez de suco, pêssegos em pedaços
Ingredientes:
- 2 pêssegos brancos maduros cortados em cubos com a casca
- Cubos de gelo
- 1 garrafa de espumante ou prosecco
- 4 ramos de hortelã com folhas
- Raspas de 1 de limão-siciliano

Modo de preparo:
Coloque cubos de gelo no fundo de taças para vinho tinto e, sem seguida, os pêssegos já cortados. Complete com o espumante gelado, acrescente as raspas de limão, enfeite com os ramos de hortelã e sirva imediatamente. Ofereça uma colher para que os convidados possam provar a fruta depois de tomar o espumante.

Rendimento: 4 pessoas.

A história do Bellini
O Bellini foi inventado em algum momento entre 1934 e 1948 por Giuseppe Cipriani , fundador do Harry's Bar em Veneza, Itália. Devido à sua cor original rosa, que lembrou Cipriani da cor da toga de um santo em um quadro do século XV, do artista veneziano Giovanni Bellini , ele chamou o drinque Bellini.

A bebida começou como uma especialidade sazonal no Harry's Bar, o favorito de Ernest Hemingway, Sinclair Lewis e Orson Welles. Mais tarde, ele também se tornou popular em contrapartida do bar de Nova York. Depois de um francês empreendedor montar um negócio para enviar puré de pêssego branco para ambos os locais, era uma das favoritas durante todo o ano.


Os Cocktails com espumante ganharam ainda mais glamour, pelas aparições em grandes filmes como o cult-movie “Casablanca”. Além da música inesquecível, “As time goes by”, e das frases marcantes, “Nós sempre teremos Paris”, porque não lembrar de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman celebrando seu amor com cocktails de champanhe.

Na Itália eles já comercializam o Bellini prontinho e engarrafado! Humm!!!
 


"Eu ainda preciso de mais descanso saudável para trabalhar no meu máximo. Minha saúde é meu capital principal e eu tenho e quero administrá-la inteligentemente".
(Ernest Hemingway)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau/SC - Imperdível!

De 17 a 19 de Novembro de 2011, o Setor 2 do Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC, vai se transformar no ponto de encontro para cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros, consumidores e fornecedores de cerveja.


A ideia é que o público tenha a oportunidade de beber cervejas de qualidade, tendo a sua disposição a diversidade de sabores e a possibilidade de novos aprendizados sobre o universo da cerveja.
Aquele convite para ir tomar uma cerveja pode ter outro significado a partir de hoje em Blumenau. A cidade terá, até sábado, um "buteco" oficial para os apreciadores da loirinha. O Setor 2 do Parque Vila Germânica vai se transformar no ponto de encontro para cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros, consumidores e fornecedores de cerveja. É o Festival Brasileiro da Cerveja, que promete atrair cerca de 25 mil pessoas.

Quem visitar o festival, poderá conhecer mais de 70 expositores e 150 rótulos de cerveja, além de aprender um pouco mais sobre a bebida com os palestrantes nacionais e internacionais. Serão seis palestras, que ocorrem todos os dias (confira a programação na tabela). As inscrições para as palestras terminaram na terça-feira.

Além da variedade de bebidas, haverá comidas para todos os gostos. Seis restaurantes estão confirmados na Vila Gastronômica do Festival, entre eles a Choperia Vila Germânica que vai apresentar pratos típicos da região, como tulipa de pato e hackapetter.

Comida de boteco também estará disponível no FrangÓ, que terá coxinha e croquete para acompanhar a cerveja. 
E para aqueles que não dispensam um bom prato de macarronada, o Io Ristorante levará a comida italiana para os visitantes.

Para animar o encontro dos apreciadores, 12 atrações musicais se apresentarão nos três dias do festival. A combinação de música e cerveja encontra o auge com o grupo de samba Demônios da Garoa, que toca no sábado, às 22h.

A primeira edição do festival ocorreu em 2005 e foi chamada de 1º Grande Festival Brasileiro da Cerveja. Em 2010, o Parque Vila Germânica reeditou o evento e surgiu o Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorreu em novembro e reuniu um público aproximado de 15 mil pessoas, 25 cervejarias, 16 cervejeiros caseiros e quatro importadores.

Serviço - Saiba mais sobre o festival no sitewww.festivaldacerveja.wordpress.com. A entrada custa R$ 10. Hoje e amanhã o festival começa às 19 horas e no sábado ao meio-dia.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL 2011

Quinta-feira

19h _ The Zorden
20h30min _ Os Chefes
22h _ Star Beetles

Sexta-feira

19h _ Riverside
20h30min _ Macará
22h _ Riverboats Jazz

Sábado

12h _ Ken d'nós
13h30min _ Alegria do Choro
15h30min _ Os Cervejeiros
18h _ Adriano Grineberg
20h _ Riverboats Jazz
22h _ Demônios da Garoa

PALESTRAS 2011

Quinta-feira
21h _ Ingredientes Exóticos na fabricação de Cervejas Especiais
Palestrante: Marcelo Carneiro

Sexta-feira

16h - Estilos de Cerveja
Palestrantes: Gordon Strong
19h - Sommeliers de cerveja pelo Mundo e Harmonização com cerveja na gastronomia
Palestrante: Cilene Saorin
21h - História da cerveja no Brasil
Palestrante: Ronaldo Morado

Sábado
19h - Unique malts for unique beers
Palestrante: Julien Slabbinck
21h - Beer and Chocolate
Palestrante: Pete Slosberg


Mais informações e inscrições para as palestras: http://www.festivaldacerveja.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...