Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Naked Cake de Chocolate(Rita Lobo)


Tá gente, eu sei que a receita, seguindo a ordem do post sobre o novo livro da Rita Lobo, seria do Naked Cake Brasileiro(de castanha com doce de mamão verde), mas vamos combinar que o gosto da maioria dos leitores fecha bem mais com o chocolate, não concordam? A Rita Lobo tem uma receita sensacional de Naked Cake, daquelas que agradam a todos, um curinga para festinhas e celebrações! Foi essa que escolhermos para compartilhar no blog, pois é maravilhosa!
Para a massa:

Ingredientes:

8 ovos
4 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
¾ de xícara (chá) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Prepare duas fôrmas de 25 cm de diâmetro forrando com papel-manteiga. (Leia no texto acima mais informações.)

2. Numa panelinha, leve ao fogo médio o leite e a manteiga até ferver.

3. Na batedeira, bata as claras até o ponto neve e junte as gemas, uma a uma. Junte o açúcar e bata bem.

4. Numa tigela, peneire a farinha, o chocolate e o fermento e misture bem.

5. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente, aos poucos, os ingredientes secos misturados, alternando com o leite (com a manteiga) ainda quente, até incorporar bem.

6. Despeje metade da massa em cada fôrma e leve ao forno por 40 minutos, ou até que o palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. Deixe esfriar e desenforme.

Para o recheio:

Ingredientes:

1 litro de leite
6 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de amido de milho
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

1. Leve ao fogo uma panela com o leite, a baunilha e metade do açúcar, até ferver.

2. Numa tigela, bata as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame.

3. Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Acrescente um pouquinho do leite quente à mistura e mexa. Vá acrescentando o leite aos poucos até terminar, mexendo sem parar. Este processo é importante para que as gemas não cozinhem com o leite quente.

4. Volte o creme à panela, leve ao fogo baixo e misture com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e misture.

5. Espalhe o creme numa assadeira e cubra imediatamente com filme, encostando no creme, para não ressecar. Leve à geladeira até esfriar bem. Na hora de usar, bata o creme na batedeira até ficar cremoso.

Para a ganache de chocolate amargo(opcional):

Ingredientes:

¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
200 g de chocolate amargo

Modo de preparo:

1. Numa tábua, pique o chocolate.

2. Numa panela pequena, leve o creme de leite ao fogo médio até aquecer. Desligue e acrescente o chocolate picado. Mexa bem, até ficar liso.

3. Deixe esfriar e endurecer um pouco antes de espalhar sobre o bolo.

Para a montagem

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de frutas vermelhas (morango, amoras, framboesas, groselhas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:


1. Reserve o bolo mais bonito para ser o topo. Com o cortador de bolo, corte cada um ao meio, na horizontal. No total, teremos 4 camadas de massa bem fina.

2. Numa panela, leve ao fogo médio 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água até ferver. Reserve esta calda para regar o bolo. Se quiser, aromatize com 1 colher (sopa) da bebida alcoólica de sua preferência ou essência de baunilha.

3. Num prato de bolo, coloque a uma camada do bolo e pincele com a calda de açúcar.

4. Espalhe 1/3 do creme de baunilha sobre o bolo. Faça uma camada generosa de creme, nivelando até as bordas. Repita o processo com as demais camadas, finalizando com a camada mais bonita no topo. Regue bem com a calda.

5. Cubra o topo do bolo com uma camada fina da ganache, com cuidado para não escorrer nas laterais. Ou cubra com açúcar de confeiteiro passado por peneira.

6. Lave e seque as frutas e espalhe no topo e nas laterais do bolo. 

Dicas:

- As cores das camadas precisam contrastar (massa escura, recheio claro, por exemplo); o recheio precisa ser firme para aguentar o peso da massa; e ele deve ter no mínimo três camadas de massa e duas de recheio, bem generosas para aparecer.

- A maneira ideal de rechear este tipo de bolo é usando um saco de confeitar, de preferência, com um bico largo, de 2 cm de diâmetro. E capriche no recheio das bordas! Depois, passe uma espátula e certifique-se para que as camadas fiquem bem niveladas.

- Em vez de untar a fôrma, forre o fundo e as laterais com papel-manteiga. Corte um círculo de papel-manteiga do tamanho da fôrma para o fundo e, para a lateral, corte uma longa tira. Para ‘colar’, pincele manteiga derretida nos cantos da fôrma e coloque o papel-manteiga por cima.

- Se preferir, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo, substituindo assim o ganache. O bolo fica mais leve e também muito bonito(como na foto).

Rendimento: 20 porções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...