Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coxinha de Feijão com recheio de Linguiça Blumenau e Couve Mineira

Que todo brasileiro ama coxinha e ama feijão, isso você já sabe... Mas sabia que é possível unir as duas coisas e fazer uma fabulosa coxinha de feijão? Siiiiim, e fica ma-ra-vi-lho-sa!

Vimos a receita num jornal local de SC. Ela fez parte do do Segundo Festival de Botecos de Blumenau/SC, que aliás vale muito a pena ser visitado.

Nesta receita optamos por fazer algumas adaptações e por rechear com um refogado de Linguiça Blumenau e couve mineira, simplesmente porque amamos a tal combinação, mas você pode optar por calabresa, toscana, fininha, paio, bacon, carne seca e até só couve mineira para uma versão vegetariana.

Vamos à receita da brasileiríssima tentação?

Ingredientes da massa:

3 xícaras de feijão cozido batido no liquidificador(use a feijoada que sobrou, com caldinho mesmo)

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo peneiradas

2 colheres(sopa) de manteiga

Tempero à gosto(gosto de adicionar um sachet de Sazon sabor do nordeste ou sabor feijoada, mas lembre que a feijoada já tem temperos)


Ingredientes recheio:

1 Cebola picadinha

2 dentes de alho espremidos

1 maço de couve mineira cortadinha em tiras bem finas

150 g de linguiça Blumenau bem picadinha

1 pimenta dedo-de-moça(sem sementes) picadinha

Tempero a gosto


Modo de Preparo da massa:

Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente o feijão batido(que virou um creme)  e aqueça bem. Despeje a farinha de trigo de uma vez só. Misture bem e mexa até virar uma bola e desgrudar do fundo. 
Espere esfriar.
Unte as mãos com óleo e faça 20 a 25 bolinhas. Abra cada uma(achatando-a), coloque um pouco de recheio e modele as coxinhas.

Modo de preparo do recheio:

Refogue e um fio de azeite de oliva a cebola e o alho. Acrescente a linguiça e deixe fritar bem. Coloque então a couve, mecha e aqueça, acerte o tempero a gosto e deixe esfriar para rechear a massa.

Para empanar e fritar:
Passe as coxinhas pela farinha de trigo, retire o excesso, depois passe pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Frite em óleo quente.
Com a ajuda de uma escumadeira, retire as coxinhas e acomode-as sobre papel absorvente. 
*Também podem ser assadas em forno.

Sirva em seguida.

Dica da Janita: Sirva com rodelas de laranja(como se fosse limão), fica uma delícia espremer laranja nas coxinhas e devorá-las em seguida!
A imagem abaixo é nossa, é do nosso bolinho de tutu de feijão(parecido com a coxinha de feijão). Se quiser a receita, clique aqui

Imagens: Como não deu tempo de tirar fotos(o povo ia comendo conforme ia ficando pronto), peguei do Google. A do bolinho de tutu de feijão é nossa. ;)




2 comentários:

neiva de almeida disse...


Parabéns pelo blog, as receitas são diferentes, como a da coxinha de feijão. Poste mais! Um abraço.

neiva de almeida disse...

Parabéns pelo blog. Gostei do conteúdo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...