Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

13 de Junho - Dia de Santo Antonio


   Hoje, sexta-feira (13), é o "Dia de Santo Antônio". 

   Com fama de ser casamenteiro, Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média.
   Santo Antônio era um jovem, de família rica, que se chamava no início de Fernando, e ele se sentiu chamado para ser padre. Iniciou sua carreira na irmandade da ordem dos agostinianos. Ele era muito estudioso, conhecedor da palavra de Deus. 
Depois, conheceu São Francisco e passou a ser franciscano. Ele nasceu em Lisboa, na Idade Média, e, ao longo do tempo, foi passando por várias cidades, se estabelecendo em Pádua, na Itália, onde foi grande pastor, grande mestre, bastante procurado pelos fiéis pelo dom da palavra.

   Naquela época, os casamentos eram muito feitos à base de contrato com famílias. Os jovens precisavam ter dotes (costume antigo, consiste no estabelecimento de uma quantia de bens e dinheiro oferecida a um noivo pela família da noiva para acertar o casamento entre os dois; segue em vigor em alguns países). 
   Havia uma menina pobre que era apaixonada por um jovem rico, e essa união não podia ser realizada por falta do dote. Ela procurou Santo Antônio. Ele disse que ia orar por ela, e quando ela chegou em casa, um dote apareceu. Aí ela casou. Foi desse milagre que foi feito que surgiu essa fama dele toda.

Comida típica para festejar o santo
A Culinária típica das festas juninas consiste dos pratos feitos para as festas de veneração a São João, Santo Antônio e São Pedro que acontecem em Junho. São normalmente pratos a base de milho. Dependendo da região onde for realizada, a culinária pode ter um caráter peculiar.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

As principais bebidas e comidas das Festas Juninas:
Bolo de Milho Verde
Baba de moça
Biscoito de Polvilho
Pipoca
Curau
Pamonha
Canjica
Milho Cozido
Suco de milho verde
Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
Biscoito de Polvilho
Batata Doce Assada
Bolo de Fubá
Bom-bocado
Broa de Fubá
Cocada
Cajuzinho
Doce de Abóbora
Doce de batata-doce
Maria-mole
Pastel Junino
Pé de moleque
Pinhão
Cuscuz
Quebra Queixo
Quindim
Rosquinhas de São João
Suspiro
Bolo de Aipim
Tapioca
Pão de queijo

* Essas e outras receitas e dicas de decoração para festas juninas, você encontra aqui no blog, no marcador "receitas festa junina" e "decoração  e dica festa junina".

Simpatias que funcionam...para quem acredita!
São inúmeras! Daria para fazer um blog só sobre elas... rs
Separamos 3 bem facinhas...Não custa tentar, né?

- Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz". Somado a isso, você pode acender uma vela rosa em um pires com mel e pedir a Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva;

– Retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.

– Conte três palmos de uma fita branca e corte. Amarre o pedaço da fita numa imagem de Santo Antônio. Coloque a imagem em seu quarto e peça para que ele arrume um casamento. Peça, também, para que a sua mãe ou uma amiga fiel faça a simpatia sem que você veja, o que reforça suas chances;

E como orar sempre ajuda, a gente se despede com uma oração:

Doces e Felizes Festas Juninas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...