Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Homemade Ketchup

Na onda saudável e feliz dos produtos sem conservantes e antioxidantes, o blog traz hoje a receita do Ketchup Caseiro. O tradicional molho vem sendo reinventado por chefs famosos, resultando em versões gourmets que levam frutas, novas especiarias, etc. E tudo de forma muito mais natural. E todo mundo já sabe que para melhor extrair os benefícios do tomate é necessário aquecê-lo, ou seja, na versão molho é tudo bom!Aos amantes do ketchup, vale a pena entrar nessa nova era do sabor e testar receitinhas caseiras.
Pra comer sem culpa e acompanhar mil gostosuras!

Ingredientes:
150g de polpa de tomate(ou tomate pelatti ou extrato)
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de mostarda em pó(ou mostarda dijon)
1/2 colher (chá) de sal marinho
1 pitada de canela
1 pitada de pimenta-da-jamaica
1 pitada de pimenta caiena
2/3 de xícara de água
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco(ou de maçã)
1 colher de azeite de oliva extra-virgem


Dica da Janita:  para versão gourmet: acrescente uma colher de sopa de geleia de frutas vermelhas ou de tamarindo e uma colher(sopa) de balsâmico reduzido.

Modo de Preparo:

1. Misture todos os ingredientes numa panela. Bata com um mixer. Leve ao fogo até ferver e reduzir um pouco. Se não tiver paciência de deixar reduzir um pouco, adicione 1 colher(chá) de amido de milho diluído em um pouquinho de água quando iniciar a fervura e vai engrossar bem mais rapidinho.
2. Reserve na geladeira por 24 horas antes de usar.

Origem do Ketchup... que não tinha tomate!!!

Ketchup, também conhecido como catsup ou catchup, é um molho de tomate condimentado com vinagre, açúcar e sal, além de diversas especiarias. Tem como origem ao ketsiap chinês, um molho picante que acompanhava o peixe e a carne mas que não incluía o tomate entre seus ingredientes.
Os ingleses o importaram do arquipélago malaio no século XVIII. O ketchup moderno foi idealizado pelo norte-americano Henry J. Heinz, quem em 1876 acrescentou o tomate no molho. A verdade é que não foi o inventor, só teve a idéia de incluir molho de tomate à fórmula. Heinz comercializou pela primeira vez o ketchup em 1876.
A empresa se denominou Heinz & Nobre, criada com seu amigo L. Clarence Noble. Estes sócios comerciais aproveitaram a importância marítima e comercial que tinha o império inglês por todo o mundo. Foi até 1990 quando Heinz a introduziu nos Estados Unidos, apresentando seu produto ketchup em um primeiro recipiente de plástico reciclável.

Um comentário:

Priscila Schulz disse...

Janita, que delícia. Adorei a dica dessa receita.

Achei seu blog muito bacana. Já estou te seguindo e vou add seu blog na listagem dos que eu sigo.

Espero que ainda possamos trocar muitas receitas.

Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...