Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Spumone de Uva

Sabe aquela receita que nos remete à infância e tem gostinho de amor de mãe?
Então, a minha é essa e para mim, a que minha mãe faz é mesmo a melhor do mundo.
A calda de uva e a consistência aerada dessa sobremesa leve são mesmo um encanto! Delícia para comer devagarinho, sentindo as bolhinhas de ar desmanchando na boca...Huuumm.. Para curtir cada segundo!
Na minha família já está há gerações e compartilho aqui a receita que me foi passada por minha mãe amada, doceira de mão cheia! A foto abaixo é de uma que ela fez para um almoço aqui em casa. Olhem que coisa mais linda! Babo só de olhar!
Ingredientes:
5 claras batidas em ponto de neve
5 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro(garrafa) de suco de uva integral(500ml)
1 pacote de gelatina sem sabor

Modo de Preparo:
Bater as calaras em neve. Misturar o açúcar até ficar bem firme.  Adicione o creme de leite e o leite condensado, metade do suco de uva(250ml) e a gelatina sem sabor dissolvida(conforme instruções da embalagem). Mexa delicadamente até estar homogêneo.
Despeje em forma de furo no meio ou em tacinhas individuais. Leve para gelar por 12 horas, o legal é fazer um dia antes. Desenforme e sobre o spumone despeje a calda de uva. Sirva.

Calda: Levar ao fogo o restante do suco de uva e engrossar com um pouco de amido de milho. Se desejar acrescentar 1 taça de vinho tinto de mesa(suave) também fica uma delícia e rende mais calda! ;) Deixe esfriar, guarde na geladeira até a hora de desenformar o spumone e então despeje a calda sobre ele. Sirva a seguir.

OBS: essa mesma receita pode ser feita com outros sucos em substituição ao de uva.

Conhecendo mais o tal SPUMONE...
Spumone vem de spuma ou "espuma", já spumoni, com "i"  é plural, é uma sobremesa, um sorvete italiano que pode ter camadas e cores e sabores diferentes. Originalmente é feito em camadas coloridas e com nozes e frutas cristalizadas. É popular em lugares com grandes populações de imigrantes italianos, como os EUA e Argentina. 21 de agosto é o Dia Nacional do Spumone nos Estados Unidos.13 de novembro é o Dia Nacional do Spumone no Canadá. 

Dizem que a receita foi base de inspiração para outras tantas. Como exemplo disso, tem-se o sorvete napolitano, a banana Split e a nossa versão brasileira.
Aqui no Brasil tomou-se o nome deste "sorvete" para essas sobremesas coloridas e adicionou-se o leite condensado e a gelatina. Como fica bem espumosa e leve, surgiu então o nome Spumone!
Seja como for, a nossa versão, a brasileira, especialmente a de uva feita por minha mãe, É PARA MIM A MELHOR DO MUNDO!

3 comentários:

Joana Amaral disse...

Nunca tinha ouvido falar em tal receita.

Parabéns, tem um ótimo aspecto!!

Beijinhos**

Vanderleia disse...

Janita, este spumone ficou lindo.Deve ser delicioso.Arrasou.
Beijos.

Vanderleia disse...

Janita, este spumone ficou lindo.Deve ser delicioso.Arrasou.
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...