Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Magret de Canard ao Balsâmico Reduzido com Risotto de Abobrinha, Pimentão Defumado e Tomate Seco

Fiz esse prato um dia desses, sem receita mesmo, tudo "no olho", para receber o marido que tinha viajado. Tirei foto, postei e, a pedidos, estou aqui publicando a receita.
Ficou realmente muito bom, vou fazer mais vezes! O peito de pato faço sempre, não foi novidade, mas a combinação do risoto foi nova e surpreendeu no sabor e no aspecto. Maridex super aprovou e acho que vocês também vão gostar.
É fácil e simples de fazer, basta uma montagem bacana do prato para dar aquele ar mais requintado, "de presença". ;)

Vamos à receita?

Risotto de Abobrinha, Pimentão Defumado e Tomate seco

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli.
1 cebola roxa grande picadinha
4 dentes de alho esmagados
1 taça de vinho branco seco
meio vidro de pimentão vermelho defumado em conserva(ou o pimentão em conserva normal, uso os da Hemmer) em cubos pequenos
meio vidro pequeno de tomate seco em pedaços
2 l de caldo de legumes quente(dissolvo 1 tablete de knoor legumes na água quente e uso esse caldo para o risoto)
2 abobrinhas pequenas bem firmes(ou 1 grande) bem lavadas e raladas(com casca)
Sal, noz-moscada e pimenta rosa moída na hora a gosto
Queijo ralado e nata ou manteiga para finalizar

Modo de Preparo:
Numa Wok, em um pouco de azeite de oliva aquecido, frite as cebolas e o alho. Quando murchar bem, acrescente o arroz e frite mais um pouco. Coloque sal, noz-moscada e pimenta rosa moída na hora(ou do reino, se preferir).Acrescente o vinho, mexa alguns minutos para evaporar o álcool. Acrescente o tomate seco picadinho com um pouco do óleo da conserva. Mexa bem. Vá acrescentando o caldo de legumes de pouco em pouco, sempre mexendo. Mais ou menos na metade do processo, antes de ficar al dente o arroz, acrescente a abobrinha e o pimentão. (Não coloquei antes para não desmancharem no risoto... )Acerte o tempero se precisar. Incorpore bem ao arroz e continue a colocar caldo aos poucos e mexer, até o risotto ficar no ponto, al dente e cremoso. Acrescente uma farta colher de nata ou manteiga e queijo ralado(usei o gouda e um pouco de gorgonzola). Mexa, deixe agregar sabor por uns minutinhos e sirva bem quente.

O Magret de Canard ao balsâmico reduzido
Ingredientes:
1 embalagem de peito de pato da marca Villa Germânia. Vem 2 pedaços sem osso(peitos) - 1 por pessoa
sal alho e pimenta-do-reino a gosto
Aceto Balsâmico reduzido(uso sempre o Raiola ou o Paganini, mas comprei recentemente um "Il Torrione" que é com frutas vermelhas, ainda mais gostoso, usei esse na receita)

Modo de Preparo:
Faça leve cortes transversais até formarem losangos na capa de gordura do peito de pato.
Tempere a gosto os dois lados.
Aqueça bem a frigideira(uso uma de ferro que mantém mais o calor sem queimar) coloque bem pouquinho azeite de oliva se quiser, aqueça, coloque os magrets(peitos) com a capa de gordura para baixo e frite bem. Vai soltar bastante gordura, o suficiente para depois fritar o outro lado. Frite até atingir o ponto desejado. Costumo deixar bem rosadinho dentro e douradinho fora. O pato se serve ao ponto, isso é, meio mal passado mesmo, pois facilmente endurece se fritar muito e deve ser preparado e servido na hora. Na dúvida, faça um cortezinho ao meio para ver se está no ponto.
Fatie os peitos e disponha-os no prato, em leque, ao lado do risoto.
Regue fartos fios de vinagre balsâmico reduzido, vão enfeitar o prato e dar um sabor todo especial ao magret. Sirva em seguida.

Montagem e finalização do prato:
Com um aro metálico, monte o risoto no prato. Enfeite com salsinha, manjericão, alecrim ou dill natural. Dê brilho com um fio de azeite de oliva extra-virgem e polvilhe dill ou pimenta rosa moída na hora para enbfeitar o prato(opcional)
Ao lado do risoto monte as fatias do magret de canard em leque(ou como quiser, e enfeite/tempere com o aceto balsâmico reduzido.
Sirva e bon appétit!

Harmonização: Um  tinto de corpo médio.

* ah, as gotinhas vermelhas que vocês podem ver enfeitando o prato são de molho de pimenta. Amamos pimenta!
 

Um comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Que bela sugestão de risotto e de magret, adorei.
Boa semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...