Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dumplings Chineses(Baozi ou Jiaozi)


Os Dumplings são uma iguaria tradicional do Norte da China, é um dos pratos imprescindíveis no menu Ano Novo chinês e está presente também em todo café da manhã e outras refeições dos chineses.
Conheci em viagem a China e simplesmente me apaixonei. Provava todos que podia, parecia uma caça-dumplings, viciei total! rsrs...
Na foto abaixo, no mercado de comida de rua de Beijing, só não estava com cara mais feliz porque estava um frio absurdo!
Mas vejam que lindeza os baozi(dumplings redondinhos) de lá!
 

A história da origem dos dumplings chineses remonta aos tempos antigos da dinastia Han(a maior parte dos chineses hj é descendente dessa dinastia), 200 anos a.C, embora a literatura antiga faça referência a um período muito mais longo.Crê-se que a sua origem esteja ligada a um jovem antepassado, assim como à famosa fábula “Pan Gu”.

Conhecido como um bolinho em formato de meia-lua ou redondo, eram tradicionalmente acompanhados por sopa, embora a base varie nas diferentes regiões. Contrariamente ao que se possa pensar, a sopa tornou-se apenas um acompanhamento deste petisco durante a dinastia Tang. Na maioria das vezes é servido acompanhado de algum molhinho a base de shoyo, cozido no vapor ou frito. Todos deliciosos!
Quanto à forma e ao recheio, não há uma regra específica. Podem ser redondos (baozi) ou em formato de meia-lua (jiaozi). O recheio pode ser doce ou salgado, de legumes, carne ou frutos do mar. Dentre os que mais gostei estão os de legumes e os de carne com acelga(parecido com o recheio do rolinho primavera). O detalhe que para mim foi marcante é  como os ingredientes do recheio são minuciosamente cortados, suuuper miudinhos, e a massa é fininha feito papel, um trabalho e tanto!
Sua delicadeza e textura tornaram-no um dos pratos mais queridos e conhecidos da culinária chinesa em todo o mundo e o alimento ideal para a abertura do Festival da Primavera que marca o início do Ano Novo já que representa e atrai a SAÚDE na cultura chinesa.

Logicamente que os dumplings caseiros que tentamos fazer aqui não tem nada a ver com os deles, dos chineses, cuja massa é tão fininha que um chef bam-bam-bam leva em média 3 anos pra ser treinado e ficar expert na coisa. Os principais requisitos, lá, são que a massa tem que estar na especificação de espessura e ao dobrar, tem que fazer o número exato de "dobrinhas" ao apertar. Minha nossa! Os chineses são metódicos também na cozinha e nas grandes cidades como Beijing e Shanghai se come super bem e em lugares limpos e bem decentes, nada a temer , garanto. Há excelentes restaurantese casas de Dim Sum que oferecem essas iguarias deliciosas.

Vamos è receita de dumplings(jiaozi) para tentar fazer em casa?
 
Ingredientes:

Para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícaras de água fria
1/4 colher de chá de sal
*(Se quiser facilitar e comprar a massa pronta, veja a sugestão abaixo, em "dicas")

Para o recheio:
1 xícara de carne de porco ou boi moída
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinho de arroz chinês ou xerez
1/4 colher de chá de pimenta branca moída, ou a gosto
3 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 talo de cebolinha, picada bem miúdo
1 1/2 xícaras de acelga picadinha
1 1/2 xícara de repolho
1/2 colher de sopa de gengibre fresco, picado bem miúdo
1 dente de alho amassado
Ajinomoto o quanto baste

Modo de Preparo:

Massa:
Colocar a farinha e o sal em uma tigela, misturar uniformemente. Ir acrescentando a água e misturando. Não colocar a água toda, mas ir testando. Quando a massa estiver bem homogênea, se estiver maleável (como massinha de modelar) e não muito seca, está no ponto. Não deixar muito molhada, senão não conseguirá fazer os círculos.


Deixar a massa descansar por 30 minutos em plástico filme, e fazer o recheio enquanto isso.
Quando o recheio estiver pronto, fazer os círculos de massa: pegar um pouco da massa e fazer uma bolinha mais ou menos do tamanho de uma "bola de gude". Com um rolo de madeira, abrir a massa da bolinha, formando um círculo de mais ou menos 7 cm de diâmetro. Colocar o círculo na mão e com uma colher de chá, pegar um pouco do recheio, enchendo a metade desse círculo. Dobrar o círculo ao meio e fechar, apertando. (O dumpling fica parecendo uma meia-lua). Se a massa não colar, passar um pouco de água na beirada e apertar.

Quando todos os dumplings estiverem prontos, cozinhar os mesmos, da seguinte maneira:
Ferver água em uma panela bem grande, colocar mais ou menos 12 dumplings. Tampar. Quando a água ferver, acrescentar 1/2 xícara de água fria. Tampar. Quando ferver novamente, acrescentar mais 1/2 xícar de água fria. Tampar. Repetir o processo mais 1 vez. Retirar os dumplings da água com uma escumadeira. Servir com molho de soja.

Recheio:

Numa tigela, misture a carne com o gengibre. Acrescente o sal, o shoyo e o vinagre. Incorpore à mistura o repolho picado e a acelga. É importante que todos os vegetais estejam bem picados para que não perfurem a massa do Jiaozi

Dicas: Provavelmente em muitas lojas da Liberdade, em São Paulo, você poderá encontrar círculos de massa pronta para dumplings, isso facilita bastante o processo.

MINHA EXPERIÊNCIA COM OS DUMPLINGS NA MINHA COZINHA

Mas o mais fácil é fazer com massa para pasteizinhos, aquelas rendondinhas que vendem nos supermercados na parte de alimentos frios. Você pega uma massinha crua redonda, recheia, molha as bordas, fecha com os dedos(enrolando as pontinhas pra dentro) fazendo formato de meia-lua e depois cozinha no vapor. Fiz recheado com frango e legumes picados todos beeem pequeninos e misturado ccom um ovo cru para dar liga.Dá pra matar o desejo e fica bem gostoso também. ;)
Veja na foto como ficaram os meus que fiz em casa no dia do ano-novo chinês:
Servi com um molhinho de shoyo com pimenta calabresa, gengibre ralado, açúcar e óleo de gergelim. Yummy!!! Ficou muito bom e todos adoraram!
 
Fotos: acervo pessoal e google.
 
Espero que tenham gostado e se forem a China, provem os dumplings, please!
Beijinhos.
 

6 comentários:

Sara A. disse...

Janita, pela foto ficaram parecendo guiozas..eh isso? adoro conhecer comidas de outros lugares...bjim
www.bomdemesa.blogspot.com

Janita/Jana Gommersbach disse...

Sara querida, olá! Bom demais ter vc aqui de novo! Obrigada e eseja sempre muito bem-vinda, viu?
Então, o jiaozi é chinês e o guioza é japonês mas são a mesma coisa sim, tens razão. ;) Bem colocada a sua contribuição. Tnks! Tbm amo conhecer a culinária de outros países! Comi coisas na China que nem imaginas! hihihi....Ainda vou fazer posts sobre isso assim que tiver um tempinho. Beijos e até mais. Volte seeeempre! ;)

Unknown disse...

Olá Janita

Visitando blogs amigos, encontrei o seu, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
Amanhã haverá no blog uma postagem especial. Vou aguardar a sua visita.

AMIGA da MODA by Kinha

Janita/Jana Gommersbach disse...

Kinha, obrigada pela visita e comentário.
Visitei seu blog também e adorei! Parabéns!!! Beijos e volte sempre. ;)

Unknown disse...

Prezada Janita,

Voltei da China agora no final do ano, depois de ficar la por um mês. E, como você disse, e é verdade, me apaixonei. O povo, o país, as comidas... Principalmente o Dumpling, por isso que visito sua página em busca da receita. Parabéns por esse seu belo trabalho.

Unknown disse...

Prezada Janita,

Voltei da China agora no final do ano, depois de ficar la por um mês. E, como você disse, e é verdade, me apaixonei. O povo, o país, as comidas... Principalmente o Dumpling, por isso que visito sua página em busca da receita. Parabéns por esse seu belo trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...