Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tapas y Pintxos

Relendo uma revista de gastronomia de anos atrás, deparei-me novamente com algumas receitas de tapas e espanhois(sim, se diz "os tapas" mesmo) e percebi que ainda tenho muitos testes e pesquisas a fazer e compartilhar por aqui.
Da origem espanhola da minha família por parte de mãe, das leituras e da paixão pela gastronomia e cultura espanhola veio a ispiração para este e outros posts que ainda virão.

Começo então falando um pouco sobre a origem dos TAPAS espanhois:

Tapas são os petiscos na Espanha, simples assim. A origem remonta à época em que os bares de Madri e Barcelona serviam as comidinhas sobre o gargalo das garrafas, que iam sendo retiradas e repostas. Tinham a função de literalmente tapar as garrafas.

Há diversas versões e novos fatos ainda são descobertos atualmente para a origem dos tapas. Na versão mais conhecida, diz-se que pedaços de pão, fatias de jamón, chorizo, outro embutido ou queijo eram utilizados para cobrir, ou “tampar”, as taças de vinho ou garrafas de bebidas. Assim, evitava-se que sujeira ou insetos caíssem no líquido precioso e essa função do aperitivo deu origem ao seu nome: tapas.

Há também registros curiosos sobre a origem dos tapas:
"O Rei Alfonso X "O Sábio", de viagem por Cádiz, entra em um "mesón" (restaurante) e pede uma taça de xerez. Tem vento e entra areia no restaurante. O garçom coloca uma fatia de presunto em cima da taça do rei para "tapar" o vinho.O rei gostou da idéia e ordena que os restaurantes, a partir daquela data, sirvam o vinho com pequenas porções de alimentos". (fonte: livro de espanhol passaporte editora edelsa).

Também não dá para falar de tapas e não falar de pintxos, que por sua vez significa pinça, palavra ideal para ilustrar o ato de pegar os tapas com dois dedos.Os tapas também recebem o nome de pintxos, quando vêm espetados (pintxados, em espanhol, e pinçados em português) com palitos e é a maneira basca de se referir aos tapas.

Tradicionalmente se bebe cerveja, vinho ou clara (mistura de chopp e limão) acompanhando os tapas. No caso dos pintxos, há um  acompanhamento bem típico, é o Txakoli, é um vinho branco produzido unicamente na região da Costa Basca com o título de Denominação de Origem Controlada (DOC) de Txakoli de Getaria, de Bizkaia e de Álava.

É fruto de uma tradição secular e deriva da uva chamada Hondarribi Zuri e Hondarribi Beltza, que após ter sido descoberta por sommeliers de todo o mundo vem propagando, nos últimos anos, seu gosto e frescor.

SALIR DE TAPAS ou SALIR A TAPEAR ou IR DE TAPEO
Um hábito bem típico dos espanhois de fazer uma ronda de bar em bar provando as especialidades de cada lugar. Resumindo: é um consumo itinerante de tapas e pintxos. Vida boa, hein?

Nas próximas postagens seguirão diversas receitas de tapas e pintxos para você tapear com amigos e se divertir como na Espanha! 

Um comentário:

branquinha disse...

Estive há pouco no Pais Basco e tive a chance de provar os tapas e Pintxos e amei, além de paissagens magníficas tive o privilégio de comer delícias da culinária espanhola basca..uma viagem que com certeza quero repetir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...