Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Papas Bravas com Salsa Brava e Aioli

Tapas tradicionais, as Papas Bravas conquistaram o mundo! Impossível não amar!
"Papas" são batatas e o "bravas" fica por conta do molho apimentado, a "salsa brava".
Adaptei a receita original toda, para facilitar. Ficou muito prático de fazer e mantém a tradição do sabor, do aspecto e da maneira de servir.

Ingredientes:
5 batatas inglesas grandes
óleo para fritar
sal a gosto

Modo de Preparo: Corte as batatas em pedaços grandes. Cortei ao meio e depois em 2. O charme é mesmo deixar a casca, pois fica mais rústico e saudável. Disponha num refratário e leve ao microondas por 15 minutos, até ficarem meio macias(não demais). O tempo depende da potência do seu microondas, então fique de olho.
Frite em óleo bem quente até dourar.

Deixe m papel toalha para absorver o excesso de óleo e ficar sequinha. Depois polvilhe sal a gosto.

Salsa Brava: Refogue 1 cebola grande e 3 dentes de alho picadinhos em azeite de oliva. Adicione 4 tomates sem sementes picados, meio pimentão vermelho sem sementes picado e 1 pimenta dedo de moça(ou mais, conforme seu gosto de picância). Depois de tudo refogado, bata no liquidificador. Tempere a gosto.

Molho Aioli: Esprema 5 dentes de alho e misture com sal, formando uma pasta.
Faça um molho de maionese como de costume(1 gema crua e 1 gema cozinha misturadas e depois vá mexendo bem e acrescentando óleo até encorpar e chjegar ao volume desejado). Misture a pasta de alho e sal ao molho de maionese. Prontinho o seu Aioli!

Sirva as batatas acompanhada dos molhos em potinhos separados. A receita serve 3 a 4 pessoas.
E enjoy! ;)

 O Molho Aioli:
Acrescentando gemas à base de óleo, chega-se aos ingredientes básicos do aïoli. Trata-se de uma emulsão provençal fria ideal para acompanhar inúmeras delícias. Dizem que o aïoli é a manteiga da Provence, região de sua origem. É parente da maionese, o aïoli tem modo de preparo bem semelhante. “Originalmente, era preparado no almofariz. O alho era macerado com o pilão até virar uma pasta e só depois entravam as gemas. Por último o óleo é acrescentado em fio aos poucos sem parar de bater.
Como é uma emulsão, o aïoli também requer que o azeite seja batido lentamente e aos poucos para incorporar ar e alcançar a leveza esperada. “Na Provence, dizem que o aïoli só está no ponto quando se consegue equilibrar um pilão em pé no meio da mistura”. 
Dica: caso o processo “desande”, é acrescentar outra gema e recomeçar a bater como no início do processo, aos poucos e bem devagar. ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...