Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Amuse-bouche - Significado e Receita

No Natal ganhei da minha amada Tia Lúcia um conjunto dessas colheres para amuse-bouche...E é ela a minha musa inspiradora para este post e muitas coisas na minha vida. É um modelo de mulher pra mim, um ser humano fantástico, e aproveito para homenageá-la e mais uma vez dizer que a amo muito! Tia, obrigada pelo lindo presente e por existires em nossas vidas!

Como muitas coisas da culinária, o termo amuse-bouche é de origem francesa (na França também irá ouvir a amuse-gueule, termo que na prática significa a mesma coisa, mas não é de uso comum nos países que falam Inglês). 
Surgiu na época da Nouvelle Cuisine. Significa literalmente "para divertir a boca" e é frequentemente utilizado por chefs para demostrarem as suas habilidades e criatividade.
É o mimo que o chef oferece ao cliente em restaurantes mais sofisticados, um presente ou cortesia mesmo(não é cobrado)normalmente oferecido antes da refeição, mas pode vir também intercalado no menu, sempre para atiçar ou preparar o seu paladar e impressioná-lo, claro! E é sempre pequenino, do tamanho de mais ou menos duas bocadas.
Amuse-bouche pode ser extremamente complicado e demorado para criar, mas existem sites que oferecem uma infinidade de receitas e sugestões. Há também dezenas de livros de receitas disponíveis que são especificamente destinadas a ensinar as pessoas como preparar estes pequenos e delicados mimos.

Abaixo uma receita não tão complicada, do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Vale a pena se aventurar e testar!
 



Trouxinhas de bacalhau com velouté de batata baroa

Ingredientes:
- 4 peças de massa filo de 5cm por 5cm
- 80g de bacalhau cozido e desfiado
- 20g de tomate sem pele e sem semente cortado em cubinhos
- Folhas de manjericão
- 50 ml de azeite de oliva
- ½ cebola cortada em cubos pequenos
- 50g de manteiga derretida
- 200g de batata salsa
- 50g de creme de leite fresco
- 1 maço de ceboullete

Modo de preparo:
Descasque a batata-salsa e leve para cozinhar; quando estiver macia, bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento até formar um purê liso. Volte para a panela e acrescente a nata. Corrija o sal, tempere com pimenta a gosto e reserve.
Numa frigideira, refogue a cebola com o azeite de oliva até dourar. Acrescente o bacalhau desfiado e frite por 1 minuto. Adicione os tomates e o manjericão. Acerte o tempero e reserve. Numa outra panela com água quente, coloque as ceboulletes inteiras até amolecerem. Retire e dê o choque térmico na água fria. Reserve.
Numa superfície plana, estenda a massa filo e pincele com a manteiga derretida. Coloque o recheio de bacalhau no centro da massa e feche, juntando as pontas no centro. Use as cebolas para fechar a trouxinha. Leve para o forno pré-aquecido a 150g por 10 minutos ou até que dourem. Para a montagem, aqueça o purê de batata baroa, faça um leito no fundo do prato e posicione a trouxinha no centro. Sirva quente.
 

4 comentários:

Izis Borck disse...

Você surpreende a cada post.
Beijocas
http://www.izisborck.blogspot.com.br/

Janita/Jana Gommersbach disse...

Izis querida, que honra receber seu comentário!Obrigada!
Andei espiando seu blog e também me apaixonei! Já viorei seguidora. Bom demais esse universo de delícias que nos encanta e move, né? E a troca que nos é permitida através de nossos blogs tbm é fantástica! Parabéns pelo seu!
Volte sempre!Beijocas.

Sara A. disse...

Jana, adoro a forma como são apresentados esse tipo de comida...bjim...bom fds... visite meu blog tb...http://bomdemesagarfoeboca.blogspot.com.br/2013/01/blackn-sweet.html

Unknown disse...

Oi Jana assim voce me mata amada, não mereco tudo isso. Voce sempre foi e sempre sera muito amada uma segunda filha, sou tua fã número 1 eum beijo grande e tudo o que eu
puder fazer para te ver sempre feliz, tá feito. Te amooooo....ahhhParabéns pela receita e ve se faz um docinho pra mim nè kakakkaka...

tia Lúcia Toledo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...