Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Patê de Truta Defumada


Uma receitinha fácil, prática e super saborosa para incrementar suas recepções. 

Ingredientes:

1 vidro(200g) de truta defumada em conserva(usei da Marithimu's)

Truta 

1/2 pote de cream cheese tradicional
1 colher(sopa) de nata
1 colher(sopa) de suco de limão
1 colher(café) de raiz forte preparada em conserva(usei da Zilse, aquela raladinha e bem ardidinha!)
sal(se achar necessário), pimenta-limão e dill a gosto.

Modo de Preparo: Num bowl, acrescente todos os ingredientes e misture. Leve à geladeira até a hora de servir.

Sirva com torradinhas. Biscoitos salgados, palitinhos, grissini e pães(pita, integral, italiano, etc)também combinam. 


OBS: Enfeitei o meu com caviar, mas uma folhinha de dill, salsinha, manjericão, alecrim ou gergelim preto pambém ficam muito bacana.

Harmonização: Espumante Norton Cosecha Especial Rosé brut. Perfeito para aperitivos, coquetéis, canapés e comemorações. Já provei e recomendo.
   
E a garrafa é uma graça, pode ser reaproveitada depois como um lindo vaso ou castiçal!


Sobre a Raiz Forte

Origem da planta

A origem da raiz-forte é da Europa e Ásia. Seu nome científico é Armoracia rusticana. A sinonímia científica da raiz-forte, Cochlearia armoracia L. deriva da palavra latina cochlear, que significa ”colher” devido ao formato de suas folhas. De acordo com documentos antigos, a raiz-forte passou a ser empregada na culinária há mais de três mil anos. Até então, sua utilidade era restrita à prática médica e terapêutica, principalmente por suas propriedades vermífugas. Na Idade Média, passou a ser amplamente usada na Alemanha e na Holanda, como condimento alternativo à mostarda. Misturada ao vinagre, era usada pelos alemães como molho para peixes e carnes. No século 16, costumava ser levada nas longas travessias marítimas pelo seu poder antiescorbútico. Mas foi só a partir do século 17, que passou a ser consumida na alimentação de forma mais frequente, em particular, na culinária inglesa. A cozinha japonesa a utiliza na forma de pasta, em temperos para peixe e bolinhos de arroz. É conhecida pelos nomes populares como rábano-bastardo, rábano-de-cavalo, rábano-picante, rábano-rústico, rábano-silvestre, rábano-silvestre-maior, rabão-silvestre, rabão-rústico, rabiça-brava, rabo-de-cavalo ou saramago-maior. Trata-se a raiz-forte de uma planta herbácea, de ciclo perene, que pode atingir até 90 centímetros de altura. A raiz é larga e de coloração branca. A haste é ereta. As folhas radicais (junto à raiz) são grandes e oblongas. As folhas caulinares são lanceoladas. Tem flores brancas, com quatro pétalas inteiras. O fruto tem cerca de 4 milímetros de comprimento.

Propriedades da raiz-forte
A raiz-forte contém potássio, cálcio, magnésio e fósforo, bem como óleos voláteis, como o óleo de mostarda, que tem propriedades antibióticas. Quanto às propriedades medicinais da planta, a raiz-forte é bastante rica em vitamina C, utilizada para tratar escorbuto. Além disso, ajuda na digestão e estimula o funcionamento do sistema urinário e excretor. Na medicina popular costumava-se usar a raiz-forte para expelir vermes intestinais. É conhecida como estimulante e antisséptica. É anticancerígena, antibacteriana, anticoagulante, antimicrobiana também. Quanto ao aroma e sabor da raiz-forte, o aroma é pungente, e o sabor, forte e picante.
Mais informações sobre essa planta e como pode ser adquirida, através do telefone (47) 3385-3136.

Fonte: CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...