Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Tilápia Assada com Mousseline da Batata Baroa e Salsa de Limão Siciliano

Hoje a receita é com Tilápia. E explico o motivo: uma amiga adorada, a Maria Júlia, pediu-me hoje cedo uma receita leve, que levasse esse peixe e que não fosse feita na frigideira, com óleo, como é de costume pela maioria. Pois bem, a Tilápia é um peixe super versátil e há inúmeras maneiras de prepará-lo para deixar o prato mais light e até elegante.
Então resolvi postar aqui a mesma receita que passei a ela, super fácil e gostosa.
Espero que gostem.
Ingredientes:
400g de Filé de Tilápia
1 pç de alho poró fatiado
1 cebola picada
1 dente de alho picado
100 ml de azeite de oliva
350g de batata baroa
100g de manteiga
1 limão siciliano
2 tomates em cubos
½ maço de salsinha picada
30g de uvas-passas pretas
30g de castanha de caju
2 litros de caldo de peixe

Modo de Preparo:

Corte a batata baroa em cubos e cozinhe no caldo de peixe. Depois triture no mixer.
Refogue o alho com uma colher de manteiga, acrescente a baroa e misture à mousseline.

Tempere o peixe com sal, pimenta, umas gotinhas de limão e azeite.
Em um tabuleiro, coloque a cebola picada, o alho poró fatiado em mrodelas e o peixe já temperado.
Tampe o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno à temperatura de 180° C por 15 min.
Prepare a salsa de limão utilizando azeite, raspas de limão (passas pretas e castanha de caju que são opcionais) e salsinha picada.
Sirva o peixe com a mousseline de baroa bem quente e a salsa de limão.



Dicas da Janita: O mesmo prato pode ser feito com batata inglesa, batata doce, inhame, cará ou aipim no lugar da batata baroa. A castanha de caju pode ser substituída por castanha-do-pará, amêndoa, amendoim e até gergelim torrado. A uva-passa é opcional, há pessoas que não gostam. 


Harmonização: Um branco da uva chardonnay ou sauvignon blanc.


Mais sobre a versátil Tilápia
 


A tilápia apropriada para consumo é aquela criada em cativeiro, onde recebe ração, é abatida com peso em torno de 800 gramas --que rende dois filés de cerca de 120 gramas-- e cortada de forma a eliminar todos os espinhos.
Com carne branca e de sabor suave, que pode ser utilizada para assar, grelhar ou cozinhar, trata-se do peixe cujo consumo mais cresce no mundo, principalmente nos Estados Unidos. 

A rusticidade é outro fator que contribui para sua disseminação, já que barateia os custos de produção. "E ainda tem o baixo teor de gordura, a presença de ômega 6 --um ácido graxo importante-- e um bom valor protéico."
De origem africana, as primeiras espécies de tilápia foram introduzidas no Brasil no início da década de 1950, época em que a piscicultura de subsistência retardou o avanço da produção. A partir do final dos anos 1960, o quadro começou a mudar com a introdução da tilápia nilótica, mais fácil de criar. A AB-Tilápia estima que em 2005 a produção nacional tenha sido de 130 mil toneladas, com destaque para os Estados do Ceará, Bahia, São Paulo e Paraná.
Em supermercados e restaurantes, é mais fácil encontrar o peixe com o nome de "saint peter" ou "saint pierre". "Este nome é padrão exportação, usado para diferenciar da tilápia pescada em açude.

Curiosidades sobre a TILÁPIA...Você sabia?

A tilápia-do-nilo foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos Egípcios (4000 anos).

A tilápia é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas.

É um peixe adaptável à água salgada.

Em algumas regiões o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde crescera ate um tamanho que estara pronto para o consumo (12–15 cm) quando o arroz também estará pronto para a colheita.


E pra finalizar, fica a dica de um sábio:


"Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser teu alimento" (Hipócrates)

Coma peixe e viva mais! ;)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...