Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gari – Gengibre em Conserva

Há tempos procuro essa receita e finalmente encontrei uma que é muito simples e dá certo.
Acho maravilhosa, para ter sempre em casa! Vai muito bem com peixes e é super saudável.
Ingredientes:
400 g de gengibre em fatias
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de vinagre branco
3 colheres (chá) de sal marinho

Modo de Preparo:
Cozinhe o gengibre em água até que ferva.
Deixe escorrer e esfriar. Numa panela, coloque o açúcar, o sal e o vinagre.
Mexa bem e quando ferver, desligue o fogo.
Deixe esfriar.
No vidro, coloque o gengibre e a mistura do vinagre.
Tampe e deixe curtir por 3 dias em temperatura ambiente.
Guarde na geladeira.

Dica: Esta conserva que tradicionalmente acompanha sushis e sashimis, pode também ser servida com carnes grelhadas, frango ou peixes.



O GENGIBRE

O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.

Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Um pouco de gengibre, todos os dias, aumenta a resistência do corpo e, principalmente, ajuda a remover o colesterol ruim das artérias. Pesquisadores britânicos garantem que a raiz acelera em até 25% o metabolismo, fazendo com que o organismo queime calorias acima do normal. Outra boa notícia: um pedaço do caule fresco ou em conserva previne enjôos que costumam surgir em viagens. Segundo a nutricionista Mariza Banhara, o gengibre pode ser um aliado contra envelhecimento, pois também possuiu efeito antioxidante. Sem contar que ele é eficiente contra gripes, pois aquece e estimula a circulação, ajudando o corpo a se livrar de mucos e catarros. Em relação aos nutrientes, sua contribuição é mínima, porque em geral é ingerido em pequenas quantidades.

Consumo ideal: 1 colher (café) por dia. Em excesso, irrita a mucosa do estômago. Também pode ser tomado cortado em fatias para a infusão de chá.
Como: use a raiz pura, ralada, como chá, tempero (em molhos e assados, por exemplo).
Calorias: 15 em 1 colher de sopa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...