Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Soufflé très facile

Uma receita de soufflé fácil e rápida que vai surpreender pela praticidade, rapidez, sabor e belo aspecto final! 

Ingredientes:
1 peça de brócolis(+/-380g)
1 cebola media picadinha
2 dentes de alho picadinhos
3 ovos
1 caixa de creme de leite
50 g de gorgonzola(ou outro)
sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto
1 colherinha de fermento em pó(de bolo)
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de Preparo: 
Afervente levemente o brócolis, pique e reserve.
Refogue a cebola e o alho em azeite de oliva. Acrescente o brócolis e os temperos. Cuide porque o gorgonzola costuma ser salgado.
Deixe esfriar um pouco.
Num processador, mixer ou liquidificador, coloque o refogado que preparou e os outros ingredientes. Bata(pode ser bem batido ou com pedaços, conforme seu gosto).
Em ramequins individuais, ou em um grande, devidamente untados com manteiga, despeje a mistura. Polvilhe a farinha de rosca. Leve ao forno médio previamente aquecido por mais ou menos 25 minutos, ou ate que o soufflé esteja douradinho e firme.
Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas da Janita: o brócolis pode ser substituído por couve-flor, cenoura, chuchu, milho...E o queijo pode ser variado,vai depender do seu gosto.
Uma receita bem versátil, uma mão na roda para aproveitar os alimentos e sobras, quando não se sabe o que fazer de entradinha ou acompanhamento, ou ate mesmo para um jantar leve, com uma saladinha verde! ;)
E se quiser uma versão mais light, substitua o creme de leite por iogurte natural.  

Harmonização: um espumante ou champagne brut, vinho branco seco da uva chardonnay.

Mais sobre o Soufflé
Acredita-se que a primeira receita foi criada em meados do século 19, talvez até antes, pelo chef francês Antonin Carême. Sobre ele, dizia-se que era "o chef dos reis e o rei dos chefs". Desde então, essa delícia corre o mundo em mil e uma variações.
O termo significa "inchado" ou "soprado" e, por isso, uma das regras básicas do prato é servi-lo imediatamente após sair do forno.
pode ser doce ou salgado, feito com diversos tipos de recheio. Vale queijos, legumes, carnes, frutos do mar, chocolate e frutas.


Normalmente termino com dicas musicais, poemas, frases...Desta vez vou indicar um filme que te a ver com o nome do prato. 
Sugestão: Você degusta seu soufflé tranquila e prazerosamente, com um bom vinho e uma excelente companhia e depois assiste o filme! Que tal?

Minha dica de filme: "À bout de soufflé"

Um filme francês em preto e branco, do gênero drama e policial, de 1960, dirigidopor Jean-Luc Godard, com roteiro baseado em história de François Truffaut.
É considerado um filme cult e emblemático da nouvelle vague. 
Foi o primeiro longa de Jean-Luc Godard. 
O filme foi rodado em menos de quatro semanas. O diretor Jean-Luc Godard conduziu o filme sem um roteiro concluído, basicamente improvisado. Godard escrevia as cenas pela manhã para que fossem filmadas depois. Para que os atores atuassem de forma mais espontânea, Godard só lhes entregava as falas à medida que as cenas eram realizadas.
Em seu filme de estréia, Godard desconsiderou as formas convencionais e inovou a arte cinematográfica. 
Em uma narrativa fragmentada, apresenta Michel Poiccaard (Jean-Paul Belmondo), um típico ladrão parisiense e admirador de Humprey Bogart.

Ao longo da trama ele se envolve com a jovem norte-americana, Patrícia (Jean Seberg), que o ajudará a escapar da polícia.

Um filme de perseguição bastante espirituoso, romântico e inovador, que abriu as portas para a nouvelle-vague. Uma obra-prima da cinematografia francesa. Vale assistir!


"Somos feitos de sonhos e os sonhos são feitos de nós".
(Jean-Luc Godard)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...