Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bolo de Ovomaltine com Coco

"Ovomaltine é forever"!!!

Ingredientes:
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de trigo
1 xícara (chá) de leite
200 g de coco ralado
200 g de Ovomaltine
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Bata bem as gemas com a manteiga. Junte o açúcar e bata até formar um creme branco e fofo. Acrescente a farinha de trigo, alternando com o leite morno e misture bem. Ponha o coco e mexa devagar. Bata as claras em neve e adicione o fermento em pó. Mexa com uma espátula e incorpore as claras à massa. Mexa delicadamente e junte o Ovomaltine. Misture até ficar homogêneo e despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré-aquecido e asse até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo.

OBS: Faça uma cobertura de nega maluca ou brigadeiro e coloque sobre o bolo, se desejar. ;)

Outra ideia bacana, é assar nas forminhas de cupcake e enfeitar com brigadeiro. 
Humm, lindinhos, não?

Sobre o internacionalmente adorado Ovomaltine

Ovomaltine é um produto originalmente suíco, composto de leite, cacau e malte.

OVOMALTINE não tem esse nome no mundo todo. Por exemplo, na Itália, é conhecido porOVOMALTINA. Quando foi exportado para a Inglaterra em 1909, houve um erro no registro da marca, que o levou a ser registrado como OVALTINE, como o produto é conhecido até hoje nos países de língua inglesa, como Canadá e Irlanda, e no continente asiático (Japão, Hong Komg, China, Taiwan, Filipinas). Na França, Portugal, Áustria, Bélgica, Suíça, Holanda, República Checa e Alemanha o produto é conhecido como no Brasil.
A história do tradicional OVOMALTINE começou quando o químico suíço Georges Wander pesquisava um complemento alimentar nutritivo e forte, e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. Sua morte fez com que seu filho médico, o Dr. Albert, continuasse as pesquisas iniciadas pelo pai. Nessa época, no cantão suíço de Berna, a desnutrição infantil alcançava padrões alarmantes. Foi então que o doutor desenvolveu a fórmula de um suplemento alimentar para reforçar a primeira refeição do dia. A fórmula continha extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, vitaminas e sais minerais.
Para entusiasmar as crianças a consumi-lo, era preciso que o preparado fosse gostoso. Mel e cacau foram acrescentados e a mistura foi batizada de OVO-MALTINE (antigamente escrito assim com hífen). O nome surgiu da combinação das palavras “Ovum” (ovo em latim) e “Malt” (malte em francês). Em 1904 começou a produzi-lo na cidade de Berna, voltado totalmente para crianças e como um produto medicinal, uma espécie de suplemento alimentar. Pouco depois, em 1906 abriu escritórios na Itália e na Inglaterra, para onde o produto começou a ser exportado em 1909. Sem muito apoio na Suíça, a empresa começou a buscar mão de obra capacitada para produzir o OVOMALTINE em outros países da Europa.
Foi então que em 1913 ocorreu a abertura de uma fábrica em Hertfordshire, na Inglaterra. Em seguida, esta fábrica passou a exportá-lo para os Estados Unidos. Porém, dois anos mais tarde o produto passou a ser fabricado na cidade de Villa Park, estado americano de Illinois, para atender a alta demanda do mercado. Quando começou a Primeira Guerra Mundial, as vendas caíram devido a estagnação da economia no velho continente. Foi aí, que surgiu a grande idéia de adicionar chocolate na fórmula do produto. Nos anos seguintes, devido ao seu incrível sabor e valor nutricional o produto se tornou extremamente popular em toda a Europa. No ano de 1931 o produto ganhou outra opção de embalagem além da lata, OVOMALTINE também podia ser encontrado em envelopes com doses individuais, que começaram a ser distribuidos em bares e restaurantes. No final desta década, a marca se expandiu para muitos outros países, passando a ser chamado de OVALTINE na América e Ásia.
Depois da Segunda Guerra Mundial a marca iniciou uma grande diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de chocolates e biscoitos feitos com OVOMALTINE. O slogan pelo qual o produto ficou famoso foi introduzido em 1959 com os dizeres “Ovomaltine Strengthens also you!”. Em 1967 a Wander, produtora e proprietária do OVOMALTINE, foi incorporada pela Sandoz, que mais tarde se associaria à Ciba-Geigy. Esse ano também foi marcado pela primeira campanha da OVOMALTINE na televisão. Nas décadas seguintes a empresa expandiu a distribuição do produto pelo mundo. Em 1991, a marca passou por uma modernização visual, ganhando nova grafia em seu logotipo e novas embalagens, muito mais atrativas. No ano de 2000, a marca OVOMALTINE, extremamente reconhecida na Suíça, foi adquirida pelo laboratório Novartis. Porém, dois anos depois, no mês de outubro, foi comprada pela inglesa ABF (Associated British Foods), uma das maiores empresas alimentícias da Europa.
No Brasil o produto chegou somente em 1930 com o nome de OVOMALTINE TIPO SUÍÇO. Naquela época, era importado da matriz, na Suíça. Em 1944, a Wander, empresa proprietária da marca, inaugurou sua fábrica em Resende, estado do Rio de Janeiro, e começou a produção nacional de OVOMALTINE flocos crocantes, uma formulação exclusiva para o mercado brasileiro com mais chocolate e flocos crocantes. Depois de um início promissor e com muita simpatia em todo o país, rapidamente o produto caiu no esquecimento. OVOMALTINE somente se tornou extremamente popular devido a uma estratégia bem sucedida da empresa, após ser incluído, em 1958, como ingrediente de um dos produtos da rede de lanchonetes Bob’s, o milk-shake de OVOMALTINE.
Dado o sucesso do milkshake, em 2006, a rede Bob’s renovou seu cardápio, com o lançamento do Sundae de OVOMALTINE. Recentemente o McDonald’s também lançou uma sobremesa que usa o produto como ingrediente: McFlurry OVOMALTINE. Depois de anos de qualidade e sucesso, em meados de 2008 o OVOMALTINE original, tipo suíço, foi extinto das prateleiras dos supermercados e mercearias. O antigo e diferente OVOMALTINE tipo suíço, que era uma opção para aqueles não queriam um achocolatado, foi substibuído pelo OVOMALTINE chocolate fino, uma versão com mais chocolate e menos malte. No entanto, a versão mais popular no Brasil, flocos crocantes, responsável por 93% das vendas no país, continuou no mercado. Além disso, através de parcerias com outras empresas, é comercializado o chocolate HERSHEY’S OVOMALTINE e a sobremesa láctea DANETTE OVOMALTINE.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com

Um comentário:

Gelato disse...

Hum que delicia e interessante a história!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...