Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Livros para presentear o Papai Gourmet

Livros....nunca são demais, sempre acrescentam e não há gourmet que não os colecione, leia, use e abuse! ;)

Minhas sugestões, algumas delas:

Nigella Express - Receitas rápidas e saborosas
A chef britânica Nigella Lawson, conhecida por suas receitas caseiras, traz neste livro ma grande variedade de ótimas receitas. E o principal: sem que você perca muito tempo na cozinha. Ela radicaliza o conceito de simplicidade e ensina receitas que podem ser preparadas em até meia hora. Este livro é ideal para quem não tem muito tempo de ficar na cozinha, mas quer fazer pratos saborosos e diferentes.

Le Cordon Bleu - Todas as Técnicas de Culinária

Todos os segredos da culinária mais festejada da França. Ilustrado, mostra o preparo de pratos passo-a-passo, traz dicas, receitas dos principais chefes e sugestões de cardápios. São mais de 800 segredos de preparação e técnicas de cozinha e 200 receitas básicas.

A Cozinha Maravilhosa da Ofélia

Anos de experiência em programas culinários na TV e pilotagem de forno e fogão nunca tiraram de Ofélia Ramos Anunciato a simplicidade e o prazer em transformar cada pessoa em um cozinheiro de mão de cheia. Aqui ela começa ensinando o bê-a-bá, as receitas caseiras básicas para quem está se iniciando na arte. Vem a fórmula de um arroz soltinho, um feijão caprichado, legumes e verduras refogadas e uma boa farofa. Pouco a pouco, ela vai apresentando pratos mais elaborados, chamados de especiais: bacalhau a rossini, quibebe, lagostim gratinado no abacaxi. Mas mesmo sabendo tanta coisa, é sempre bom ter à mão receitas rápidas para quebrar um galho em momentos de aperto. É o grupo de sugestões que Ofélia chama de práticas, como a pizza de catupiry, torta de queijo e salpicão de galinha, que resolvem qualquer dificuldade.

Cozinha Confidencial, de Anthony Bourdain

Anthony Bourdain, chef do badalado restaurante "Les Halles", em Nova York, conta todos os segredos (e podres) da profissão em uma escrita deliciosamente bem-humorada. Desde a lavagem de dinheiro feita pela máfia italiana até como utilizar alimentos perto da data de vencimento, faz um passeio pelas cozinhas de restaurantes de todo o mundo.

Segredos de Gordon Ramsay

Gordon Ramsay, conhecido no Brasil pela série Hell´s Kitchen, exibida pelo canal pago GNT, é um dos mais bem-sucedidos chefs britânicos. Comanda restaurantes em Londres, Nova Iorque, Dubai e Tóquio, além de colecionar uma série de prêmios. A casa que leva seu nome, localizada no bairro londrino de Chelsea, ostenta três estrelas, a cotação máxima do guia francês Michelin.Gordon atribui seu sucesso, principalmente, a três razões: ingredientes de alta qualidade, experiência e dedicação dos seus chefs e técnicas utilizadas como escaldar os grãos de arroz na hora de fazer um risoto, refrescar os vegetais para preservar a cor e manter o frescor e, no caso de algumas tortas, assar a massa e o recheio separadamente para conseguir texturas diferenciadas. Em Segredos de Gordon Ramsay, lançamento da Editora Globo, o leitor tem o privilégio de conhecer as receitas do premiado chef. Já na introdução Gordon adverte: Você não necessita de uma série de utensílios caros para realizar as minhas receitas, mas uma boa seleção de facas afiadas é essencial. Não existe uma faca que sirva para tudo. Você precisará de pelos menos quatro facas uma larga, de cozinheiro; uma pequena para vegetais; uma para cortar carne e uma outra para desossar. Os capítulos estão divididos de acordo com os tipos de alimentos. Cada receita selecionada ilustra uma habilidade particular (como reduzir pela metade o tempo do preparo do risoto), realça o aproveitamento de um ingrediente ou de uma técnica especial (ao preparar sablés de avelã, cortar a massa depois de assada, ao invés de antes). É a satisfação de pegar um ingrediente do cotidiano e conseguir o máximo dele que estimula a minha criatividade, revela Gordon. As receitas são apresentadas de forma clara, com descrições detalhadas do modo de prepará-las. Para assegurar que todas possam ser preparadas numa cozinha comum, elas foram devidamente testadas.A seção dedicada aos frutos do mar ensina de que maneira aprimorar a textura e o sabor delicado dessas iguarias. Traz receitas que combinam sabores da terra e do mar, muito apreciadas pelos franceses, como uma sopa denominada velouté de alcachofras-de-jerusalém com mexilhões. Já os peixes para Gordon possibilitam reinventar pratos clássicos de uma forma contemporânea, por exemplo, o rillette de truta em óleo de oliva. E para não errar indica: simplicidade é a essência. Aliás, muitas das idéias do chef são simples e muito úteis.

Jamie Oliver: O Chef sem Mistérios

Ingredientes de primeira, frescos, muitas ervas e especiarias são a marca de sua culinária criativa, à qual se junta uma simpatia pessoal que fez dele um astro da televisão britânica.
Com 250 páginas e quase 200 receitas, o livro de Jamie vai de sopas a saladas, massas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, até chegar aos molhos, pães e sobremesas. Mais do que isso, ele não faz segredo de seu toque pessoal. E ensina, de maneira fácil de entender, a fazer massas, a comprar, preparar e conservar os produtos, e até a aproveitar as sobras.

1001 Comidas para Provar Antes de Morrer

1001 comidas para provar antes de morrer apresenta os mais deliciosos, extravagantes, populares e irresistíveis sabores encontrados na culinária de todo o mundo.
Com a colaboração de outros 53 especialistas, Frances Case selecionou 1001 alimentos notáveis por seu sabor, aroma ou textura e os reuniu neste guia gastronômico de dar água na boca.
Ilustrado com belas fotografias, este livro traz descrições detalhadas de cada alimento, indicando seu local de origem, sua história, as características que o tornam especial e a melhor forma de prepará-lo para que seja apreciado com toda a reverência que merece.
Bíblia do Churrasco: O Manual do Bom Churrasqueiro
"Reunir os amigos para saborear um bom churrasco já é mania de norte a sul do Brasil."
A arte de assar os mais diversos cortes de carne faz parte da nossa cultura, uma tradição genuinamente gaúcha que caiu no gosto do povo. Com a Bíblia do Churrasco, os churrasqueiros de primeira linha poderão incrementar ainda mais seus conhecimentos e técnicas. E aqueles que vez ou outra se arriscam em pilotar espetos, terão um manual indispensável.
A Bíblia do Churrasco é o mais completo guia para quem quer preparar e saborear a melhor carne assada na brasa. Com este livro, churrasqueiros de primeira linha poderão incrementar seus conhecimentos e sua técnica. Já para aqueles que vez ou outra se arriscam a pilotar os espetos, ele certamente vai se tornar um manual indispensável.

Mestre-Cuca - Larousse
mestre+-+cuca
Um livro completo, com mais de 1800 receitas explicadas passo a passo, com tempo de preparo e de cozimento. Ideal tanto para o iniciante amador quanto para o profissional, pois revela segredos para o preparo de uma variedade imensa de tipos de carne, hortaliças, legumes, verduras, sobremesas. O livro traz as receitas tradicionais francesas constantes do original e receitas brasileiras.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...