Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Moussaka

Esta é a melhor versão que encontrei e já fiz de Moussaka. O prato é bem versátil e mesmo originalmente pode ser preparado de variadas formas. Não gosto muito das versões com batata frita, molho bechamel e nem da que empana e frita a berinjela antes da montagem, pois ficam extremamente gordurosas. Já tentei as 3 e não curti, sinceramente.
Aqui posto uma versão mais light, mas não menos original e saborosa, que é a que faz mais sucesso na minha cozinha e, o melhor, pode ser comida sem culpa! Espero que gostem. ;)


Ingredientes:
2 beringelas, cortadas em rodelas
Suco de limão q.b.
500 de carne moída
2 cebolas roxas em rodelas finas
1 colher de chá de alho finamente picado
1 pau de canela 
Casca de 1 laranja
cravo da índia
400g de tomate pelado 
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Azeite para untar
Sal q.b.
Pimenta síria q.b.
2 ovos
300ml de iogurte natural 
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
1. Corte as beringelas em rodelas e regue-as com limão para que não oxidem.
2. Aqueça uma frigideira anti-aderente e toste as rodelas de beringela de ambos os lados. Retire-as da frigideira e reserve.
3. Corte as cebolas em rodelas finas, pique o alho e reserve.
4. Coloque a carne moída na frigideira e frite durante 5 minutos, mexendo, até dourar.
5. Junte as cebolas, o alho, o pau de canela, cravo. Deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 5 minutos.
6. Corte o tomate em pedaços e junte à carne. Adicione também a salsa, o sal e a pimenta. Coloque a casca da laranja. Deixe ferver e cozinhar um pouco. Retire o pau de canela, a casca da laranja e os cravos.
7. Unte uma assadeira e disponha uma camada de rodelas de berinjela no fundo. Sobreponha com a mistura de carne e cubra com as restantes rodelas de beringela.
8. Bata os ovos numa tigela. Junte, batendo o iogurte e tempere com sal e pimenta.(se quiser a cobertura mais "aerada", bata os ovos separadamente, acrescentando as claras em neve por último).
9. Verta a mistura sobre as beringelas e polvilhe com queijo parmesão ralado.
10. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos, ou até ficar tostado. Sirva morno.
Dica: A Moussaka não deve ser servida de imediato, porque fica muito aguada. Depois de retirar do forno, reserve durante 20-30 minutos. Nessa altura a Moussaka continuará quente e as porções manterão a sua forma depois de cortadas.
Rendimento: 4 porções, com, em médio, 350 calorias cada. ;)

Moussaka: o que é? de onde vem?


Moussaka é um prato a base de berinjela. Originário dos Balkans, Mediterrâneo Oriental e do Oriente Médio . A variação mais conhecida pelo mundo é a grega.

A versão grega moderna foi provavelmente inventada por Tselementes na década de 1920. Ela tem três camadas: a camada inferior de fatias de berinjela refogada, uma camada média de cordeiro moído cozido com cebola, alho , tomate picado, ervas e especiarias e uma camada superior de molho bechamel ou creme de ovos .O prato é assado até que a camada superior esteja dourada. Moussaka é geralmente servida morna.
Na Sérvia e na Bulgária há também uma versão de três camadas: a camada inferior consiste de carne de porco moída e carne, as fatias de camada intermediária de batatas, uma camada de topo com um creme.Cada camada é cozida por conta própria depois montado e doruado até a camada superior estar dourada.
No resto dos Balcãs, a camada superior é muitas vezes um creme . Esta é a versão que foi introduzida no Reino Unido por A Cozinha Mediterrânea de Elisabeth David e onde permanece como um "clássico". Queijo ralado ou migalhas de pão(farinha de rosca) são muitas vezes polvilhados por cima.
Existem variações sobre esta receita básica, às vezes, sem molho, às vezes com outros vegetais. A variante mais comum na Grécia pode incluir abobrinha, parte de batatas fritas ou cogumelos sauté , além da berinjela. Existe até uma versão rápida no livro grego por Tselementes que não inclui carne nem o molho bechamel, apenas legumes (berinjela usada em vez de carne moída), molho de tomate e pão ralado. Em alguns casos, moussaka também é servida com de folhas de uva.

3 comentários:

Yolanda disse...

Essa receita, parece deliciosa, foi muito bem detalhada, amei e vou fazer. Parabéns pelo seu blog. Felicidades.

Diogo disse...

Adoro comida grega. Infelizmente não é fácil achar restaurantes típicos no Brasil. Ao menos aqui no Paraná...

Gostei da receita mais leve. No papel é bom. Agora só falta provar!

Parabéns pelo blog,
Diogo

Jana G. disse...

Yolanda e Diogo, provem sim, vão gostar! ;)
Obrigada pela participação e adoráveis palavras.
Voltem sempre á nossa cozinha! ;)
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...