Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tiramisu


Foto do nosso tiramisu(feito a 4 mãos, marido e eu). Fica sempre uma dili!

Ingredientes:
500g de queijo mascarpone (na falta, use cream cheese e em último caso, requeijão)
250ml de café sem açúcar
125g de açúcar
3 gemas
3 claras
1 caixa de biscoito champagne(ou savoiardi)
1/2 dose de licor de amareto ou drambuie
cacau em pó

Modo de Preparo:
Bata as gemas com o açúcar na batedeira até obter um creme esbranquiçado. À parte, bata as claras em neve. Misture o cream cheese  com as gemas e incorpore levemente as claras. Reserve.

Misture o café com o licor. Molhe os biscoitos nesta mistura e coloque-os na forma. Cubra com uma camada de aproximadamente 2cm do creme.
Repita a operação e finalize com o creme. 

Leve para gelar por em média 4 horas antes de servir.

Na hora de servir, polvilhe cacau em pó.

Rendimento: 10 porções grandes.

O Tiramisu
Tiramisu é um clássico pavê italiano, cujo nome significa algo como "me escolha". Antigamente, cortesãs de Veneza acreditavam que deveriam consumir o tiramisu antes que os cavalheiros chegassem, para obter energia para entretê-los durante a noite inteira.
Diversas fontes afirmam que o tiramisu foi inventado em Treviso, no restaurante Le Beccherie, pela sobrinha e aprendiz do confeiteiro Roberto Linguanotto, Francesca Valori, cujo nome de solteira era Tiramisu. Acredita-se que o prato tenha sido nomeado por Linguanotto em honra à habilidade culinária de Francesca.
Outras fontes relatam que o bolo tenha se originado na cidade de Siena. Alguns dos pasteleiros o teriam criado em homenagem a Cosimo III, por ocasião da sua visita à cidade.
Muitas são as lendas relacionadas ao Tiramisu, bem como os mistérios e curiosidades a ele associadas, como por exemplo, ser um doce afrodisíaco.
Outra fonte ainda diz que, a história que mais se acredita ter realmente ocorrido, o data do fim do século XVII. O bolo surge em homenagem ao o Grã-duque de Toscânia Cosimo III D' Medici , um grande apreciador de doces.
Originalmente, o tiramisu é feito com queijo mascarpone. 
O masrcarpone é um queijo muito cremoso, italiano, originário da região da Lombardia, e é conseguido através de uma mistura de leite de vaca (alimentadas com uma ração especial de ervas e flores) e uma solução de ácido tartárico. Sua aparência é brilhante e o sabor é doce.

4 comentários:

Beta Tiossi disse...

Que sobremesa linda ficou!
Nunca fiz em casa, tenho vontade de tentar! bjs

Janita/Jana Gommersbach disse...

Beta, é fácil, não tem erro! Vais gostar de fazer e vais impressionar teus convidados! ;)
Beijos e obrigada pelo comentário.

Tatiana Pfiffer disse...

Janita, estamos ficando viciados em seu Tiramissu aqui em casa!!! Sempre da certo, fica ótimo, e vc sabe que meu marido ama essa sobremesa, e super aprova a sua receita ;-)
BjsTati

Janita/Jana Gommersbach disse...

Tati querida, que honra receber esse seu comentário! Vindo de vc, uma das mais brilhantes cozinheiras que conheço, isso é realmente gratificante demais! Obrigada pelo carinho!!! Beijos, minha doce amiga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...