Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Anéis de Lula à moda da Janita com gengibre e legumes

Ontem quis preparar algo leve para o jantar. Abri a geladeira e lá estavam os pimentões lindos e coloridos me convidando a usá-los....No freezer, os anéis de lula, lindos, que ganhei de uma amiga que trouxe de Florianópolis e estava reservando para uma refeição especial...
Lembrei então da receita simples e saborosa de Lula à Provençal, mas não queria usar manteiga, pois como boa descendente de espanhóis, prefiro sempre o azeite de oliva. 
Pensei: por que não substituir por azeite de oliva e adicionar legumes, fazendo um só prato? E então fui até a minha hortinha e vi os gengibres loucos para serem colhidos...Tive um insight: vou inventar algo diferente!!!
Já na cozinha, fiz uma marinada de gengibre ralado, vinho branco e shoyo e lá deitei as lulinhas lindas por 1 hora...Assim começou a aventura do dia, com essa marinada "maluca" que foi o pulo do gato e a grande estrela da receita!


Ingredientes:
500 g de lulas(limpas) em anéis
1 pedaço pequeno de gengibre ralado 
2 colheres(sopa) de shoyo
2 colheres(sopa) de vinho branco seco(usei sauvignon blanc)
1 cebola cortada em cubos
200 g de vagem cortada em pedaços 
100 g vagem torta cortada em tiras grossas
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
2 colheres(sopa) de castanha de caju triturada(opcional)
dill
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite de oliva


Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque o shoyo, o vinho branco, o gengibre ralado(grosso) e as lulas. Mexa e deixe marinar por 1 hora.
Passado esse tempo, salteie os legumes todos numa wok com azeite de oliva. 
Escorra bem as lulas e acrescente-a aos legumes salteados no azeite de oliva. O gengibre raladinho acaba indo junto! Mexa e aqueça mais um pouco, uns 2 minutos, tempere com sal, dill, pimenta-do reino a gosto. 
Se optou por colocar o caju triturado, adicione as 2 colheres(sopa) deste, mexa e sirva quentinho com azeite de oliva e balsâmico reduzido(pouco).
Testei "a segunda rodada" com caju e adorei:


Ficou maravilhoso, garanto a vocês! Marido e filhos aprovaram e devoraram!


Rendimento: 4 porções.


Harmonização: servimos essas lulas com um Alain Geoffroy Chablis Cuvée Vielles Vignes A.O.C 2009 que casou perfeitamente! Aliás, harmoniza muito bem com carnes brancas.
"Com propriedade estabelecida desde 1850, Alain Geoffroy é um negócio familiar que gerencia 45 hectares em Chablis mantendo a tradição e autenticidade do terroir, produzindo vinhos frescos e frutados com marcado toque mineral. Este Chablis tem coloração amarelo-palha com luminosos reflexos verdeais. Maturidade e frescor, frutas cítricas como o pomelo e flores como a acácia, além de notas minerais e de caramelo claro. Harmônica integração da fruta e da madeira, cortada pela acidez pulsante".(Vinhocracia)
*Destaco a mineralidade e o aroma deste vinho! Me encantam!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...