Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Verrine de chocolate com gengibre e amêndoas

Verrine de chocolate com gengibre e amêndoas
Ingredientes:
3 gemas
1/3 xícara de açúcar
½ colher de sopa de Cointreau
¾ xícara de creme de leite fresco
100 g chocolate meio amargo picado
½ colher de sopa de gengibre fresco ralado
100g de amêndoas filetadas

Modo de preparo:

Num tabuleiro, despeje as amêndoas e leve ao forno para torrar, até que estejam levemente morenas. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Reserve.

Numa panela, ponha o creme de leite e deixe até levantar fervura. Desligue e adicione o chocolate picado mexendo para derreter completamente.  Adicione a mistura de gemas batidas e o Cointreau e mexa bem. Volte ao fogo e cozinhe sem parar de mexer por 1 minuto. Retire do fogo e adicione o gengibre ralado. Despeje em copinhos de vidro e coloque na geladeira por no mínimo 1 hora. Momentos antes de servir, decore com amêndoas filetadas torradas.

Segue abaixo algumas outras opções de montagem:
•Camadas de mousse de chocolate branco e coulis de framboesa.
•Creme de strogonof de nozes, creme de avelã e farofa de castanha do Pará.
•Mousse de chocolate meio-amargo, geleia de laranja e gengibre cristalizado.

Assim é o Verrine: Pequeno, prático, bonito, elegante e saboroso!

O que são Verrines?

A palavra vem do francês verre (copo). É uma nova maneira de cozinhar em pequenas porções preparadas em copinhos ou taças, em camadas coloridas e que permitem uma mistura deliciosa de texturas e sabores.

Essas “comidinhas em copos” são pequenas delícias que além de serem práticas e ao mesmo tempo sofisticadas fazem um excelente visual na decoração de sua mesa nos dias de festa.

As verrines podem ser usadas para preparação tanto de doces quanto de comidas salgadas. 

As verrines doces podem conter mousses, cremes, sorvetes, frutas, bolo, suco de fruta, gelatina, chantilly, tiramisu, castanhas, paçocas, geléias, cremes e muito mais, dispostos em camadas, alternando também com licor ou rum. As verrines salgadas podem ser servidas como entrada de um jantar.

Uma mesma Verrine pode conter até 5 elementos diferentes : crus (tartars), mousses, molhos, aerados, ralados, purês, saladinhas, duxelles, cogumelos, ervas, e muito mais, utilizando o contraste de cores e usando alimentos que se complementam. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...