Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sim, o Chuchu pode impressionar!

Conheço um montão de gente que diz não gostar de chuchu e sempre que ouço isso, penso que a pessoa deve se abrir à novas experiências com essa cucurbitácea , já que faz-se maravilhas com ela. Sim, o prato feito com Chuchu pode ficar extremamente saboroso e encantar à mesa! Basta encontrar as receitas certas, que agradem seu paladar. ;)
Aqui posto duas que já testei e faço sempre, em casa, seja no dia-a-dia ou para receber amigos. São excelentes acompanhamentos para um peixe, frango ou mesmo carne, pois são bastante leves.
Confira!


GRATINADO DE CHUCHU(Receita do Olivier Anquier)
Receita do Olivier: gratinado de chuchu
Ingredientes:
10 chuchus médios
150 g de creme de leite
50 g de manteiga com sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
150 gramas de parmesão
2 folhas de louro
Sal e noz-moscada gosto



Modo de preparo:
Lavar bem os chuchus, cortar no sentido do comprimento (seguir a marca do meio). Colocar numa panela com bastante água, duas folhas de louro, alguns grãos de pimenta-do-reino, sal e os chuchus. Deixar cozinhar. Verificar o ponto com um garfo, para que não cozinhem demais. Logo que estiverem no ponto, retirar os chuchus da água e deixar esfriar. Em seguida, tirar a polpa. Colocar a polpa numa peneira para tirar o excesso de água.
Numa panela, acrescente azeite e manteiga para refogar a cebola ralada, o alho e o cheiro verde bem picado e a noz-moscada. Acrescentar o creme de leite e o chuchu. Misturar bem e deixar cozinhar por 5 minutos. Tirar do fogo. Adicionar uma gema do ovo e duas colheres de parmesão ralado. Misturar bem e levar ao forno com uma camada de parmesão. Deixar gratinar por 25 minutos. Sirva como acompanhamento.



Tartar de Chuchu, Cenoura e Batata 
Essa aprendi com a vovó e faço sempre! ;)

Ingredientes:
2 chuchus
2 batatas
2 cenouras
1 folha de louro
1 cebola bem picadinha
3 dentes de alho espremidos
1 colher(sopa) de farinha de rosca
Azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
dill

Modo de Preparo: 
Cozinhe os legumes picadinhos com um pouco de sal e o louro, cuidando para que não fiquem muito moles. 

Assim que estiverem ao ponto, escorra e reserve.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. 

Acrescente a farinha de rosca, mexa até dourar, acrescente os legumes, a noz-moscada, o dill e a pimenta-do-reino. Mexa para aquecer bem.
Desligue o fogo.
Em pratos individuais, monte os "tartares" com o auxílio de um aro de inox(ou algo similar, sem fundo).
Decore com alecrim, regue com azeite de oliva e sirva.
Esse da foto servi com polpetones. Mas você pode servir com outra carne, frango ou fruto do mar.

Sobre o suave e leve Chuchu
Chuchu
O chuchu é uma hortaliça fruto, originário da América Central e ilhas vizinhas. Já era conhecido na antiguidade pelos astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época, devido ao seu sabor característico e bastante suave para ser consumido durante o ano todo.. É uma hortaliça de sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C. O chuchu é uma Cucurbitácea, assim como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.
O chuchu é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil.  Atualmente, está entre as dez hortaliças mais consumidas no BrasilNo país, os maiores produtores são os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná.
Na Madeira é conhecida por pepinela ou pimpinela e faz parte da gastronomia local, sendo normalmente cozida com feijão com casca, batats e maçarocas de milho para acompanhar pratos de peixe, normalmente caldeiradas.

Como comprar
Há uma grande diversidade de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Os frutos podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, com a cor variando de branco a verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Frutos passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. O chuchu é um fruto muito sensível, que se machuca com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada. Portanto, escolha os frutos com cuidado, evitando causar ferimentos. O chuchu também pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico. Certifique-se de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de junho a outubro. 


Como conservar
Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente, por 3 a 5 dias depois de colhidos, a partir de quando começam a murchar. Podem ser conservados por maior tempo, 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.


Como consumir
Os frutos não são consumidos crus. Devem ser cozidos e podem ser servidos na forma de refogados, cremes, sopas, suflês, bolo, ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, prefira os frutos mais novos, menores e com casca brilhante. Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo. 
Fonte: Embrapa e outras.

Momentinho Chuchu Cult

A palavra Chuchu vem do francês antilhano chou-chou.

Sabe o que significa a expressão "dar mais que chuchu em cerca(ou na serra, ou na ribanceira)"?
1 . refere-se a algo que acontece freqüentemente, muito comum.
2. Abuntante, em abundância.
3. diz-se, pejorativamente, de mulher fácil.
Consta que essa expressão surgiu na época do Império, quando as Damas da sociedade, usavam seu corpo para conseguir algo junto a corte. Daí a expressão portuguesa. Essa "dama" dá mais que chuchu em beira de cerca. Pois se jogarmos o chuchu no chão, em um mês teremos um pé novo. Infelizmente o termo pejorativo já é bicentenário...


Já a expressão "pra chuchu" significa "muito, demais".

Por exemplo:
- A sopa está quente pra chuchu! (muito quente)
- Chuchu é bom pra chuchu!!!! ;)

Um comentário:

Janita/Jana Gommersbach disse...

Gracias, gracias, muchisimas gracias!!! Que vengas siempre acá! ;)
Besos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...