Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Rondelli de repollho recheado com ricota e legumes ao molho de tomate

Um rondelli diferente, leve, saudável e super saboroso! Fez o maior sucesso aqui em casa, até as crianças adoraram!
Vi no Mais Você  e resolvi testar, mas fiz algumas adaptações, de acordo com o que tinha na geladeira. Então, esta é a receita que fiz e não a do programa. :) Ficou perfeita!



Ingredientes:

  • 8 folhas de repolho(usei em média meio repolho)
  • 3 cenouras pequenas cozidas e amassadas 
  • 1 batata salsa cozida e amassada
  • 1 (chá) de mussarela ralada no ralo grosso (160 g)
  • 1 xícara de presunto ou mortadela ralada
  • 2 xícaras (chá) de ricota amassada
  • 1 colher (sopa) de cream cheese(ou maragrina)
  • 1 ovo batido
  • 2 colheres (sopa) de salsa picadinha
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • noz-moscada
  • 500 ml de molho de tomate
  • ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (15 g)
Modo de Preparo:
1°- Numa tigela com água fervente e um pouco de sal, mergulhe as folhas de repolho por 1 minuto ou até ficarem macias. Escorra e retire a parte grossa dos talos. Coloque as folhas de repolho sobre um pano de prato, sobrepondo-as e formando um retângulo de 25 cm por 40 cm. Reserve.

OBS: Notem que botei o maridão pra trabalhar de auxiliar! SE quer comer, tem que ajudar! rs... Ele leva o maior jeito na cozinha, um amor!
2°- Coloque numa tigela as cenouras e a batata salsa cozidas e amassadas, a mussarela ralada no ralo grosso, a ricota amassada, o presunto(ou mortadela) ralado, 1 colher (sopa) de cream cheese, 1 ovo batido, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, sal e pimenta do reino a gosto, noz-moscada ralada na hora e misture bem. Coloque esta mistura no meio do retângulo de folhas do repolho (reservado acima) e cubra com um dos lados das folhas. Com a ajuda do pano de prato, enrole sobre a mistura formando um rocambole. Leve este rocambole para a geladeira por pelo menos 2 horas para firmar bem, enrolado no pano.
3°- Retire o rocambole da geladeira e com uma faca corte fatias de +/- 3 cm de largura. Em uma assadeira (30 cm X 20 cm) espalhe um pouco de molho de tomate, coloque as fatias do rondelle, cubra com mais molho de tomate, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido a 250°C por +/- 20 minutos ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno e sirva em seguida, com azeite de oliva em cima. 
Hummmmm, fica maravilhoso!!!
Dicas da Janita: Essa mesma receita pode ser feita com massa fresca de rondelli pronta, aquelas do mercado, ou com massa folhada pronta também. O molho pode ser variado: No lugar do molho de tomate, você  pode usar um molho branco ou quatro queijos. Se quiser uma versão vegetariana, não use carne ou presunto no recheio, substituindo por, por exemplo, brócolis.
Harmonização: Escolhemos um Zinfandel californiano maravilhoso, Sonoma County 2008, da Seghesio Family Vineyards. Casou perfeitamente!
Rondelli
Massa redonda, parecida com rocambole, normalmente recheada com queijo, carne, espinafre, cogumelos e outras iguarias. É servida com molho branco ou vermelho. Muito difundida na região de Emilia-Romagna, onde recebe o nome de rotolo ripieno. 
Vem do Latim rutundus, “redondo, circular”. Em Italiano, “redondo” é rondo. Rondelli é o diminutivo plural.
Rutundus também queria dizer também “perfeito, completo”. Eis aí porque dizemos que alguém que discorda de nós está – claro! – “redondamente enganado”.
O nome foi dado a estas massas devido à forma circular que elas têm vistas de cima.

2 comentários:

Ivani disse...

Olá Janita, que receita diferente e me parece deliciosa!
Eu gosto muito dessas versões com legumes!
Ótima receita!
Bjs
Ivani

Janita/Jana Gommersbach disse...

Olha Ivani, me surpreendeu também! Não imaginei que ficasse tão bom! Entrou definitivamente no cardápio para dias em que queremos comer bem, mas com mais saúde, sabe?
Faça, você vai gostar e não é difícil! ;)
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...