Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Cannoli Tradicional

"Leave de gun, take the cannoli" - A frase do título foi consagrada por Peter Clemenza em “O Poderoso Chefão” e faz referência a um dos mais tradicionais doces italianos: os cannoli siciliani.
Originário da região de Palermo na Sicília, os cannoli eram inicialmente preparados durante o carnaval, mas hoje podem ser encontrados por toda a Itália durante todo ano.
Tem a forma de um pequeno tubo, afinal a “canna” era utilizada para dar-lhe a forma durante a fritura. Atualmente são usados cilindros de metal.(Carlos Bertolazzi)



Acompanhando a atual tendência do Cannoli, o mais novo queridinho entre os doces da moda, veja aqui a receita do Chef Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè se SP, e faça o seu em casa!


Cannoli: sucesso no cardápio do Zena Caffé
Ingredientes para a massa:
- 500 gramas de farinha de trigo
- 50 gramas de açúcar
- 50 gramas de banha hidrogenada
- 15 gramas de manteiga
- 1 ovo
- 1 gema (reserve a clara para colar a massa)
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de cacau em pó
- 1/2 taça de vinho Marsala
- 1/2 taça de grappa (ou cachaça)
- Azeite suficiente para fritar
Ingredientes do recheio:
- 500 gramas de ricota peneirada
- 250 gramas de açúcar
- 100 gramas de frutas cristalizadas
- 40 gramas de pistache picado
- 40 gramas de chocolate meio amargo
- 1 colher de vinagre de jerez
Modo de preparo da massa:
Em uma tigela peneire a farinha, acrescente o açúcar, a banha, a manteiga, o ovo, a gema, a canela, o cacau em pó, o vinho e a grappa (ou cachaça). Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. Abra com um rolo até ficar fina e corte em círculos. Enrole em um cilindro de alumínio e cole as pontas da massa com a clara do ovo. Frite por imersão até dourar.
Modo de preparo do recheio:
Em uma vasilha, misture a ricota, as frutas cristalizadas, o pistache, o chocolate amargo e o açúcar. Por fim, coloque o vinagre de jerez. Deixe a pasta descansar por alguns minutos na geladeira. Recheie os cannoli e sirva.
O Cannoli
Cannoli (ou cannolo) é uma sobremesa proveniente da Sicília. No singular cannolo, tem o significado de "pequeno tubo". 
Era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, provavelmente como um símbolo de fertilidade. Assim como a cassata siciliana, o cannoli foi produzido ainda antes da dominação Árabe. Os recheios também podem variar. Os cannolis de docerias italianas nos Estados Unidos podem se diferenciar um pouco do cannoli original, provavelmente devido às adaptações feitas por imigrantes italianos durante o século XIX, que se depararam com uma certa dificuldade em encontrar os ingredientes originais na América.
Consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de queijo de ricota ou mascaspone, adicionado à baunilha, chocolate, psitache, vinho Marsala, água de rosas entre outros ingredientes alternativos.

O cannoli deve ser preenchido no momento de comer porque, com o passar do tempo, a umidade do queijo, ou do recheio, é absorvida pela massinha fazendo-a perder a sua frescura e crocância. Para evitar isso, alguns revestem a superfície interna da massa com chocolate derretido, desta forma, o invólucro não molha e fica crocante por mais tempo.

Curiosidade deliciosa sobre o CANNOLI

Quando um siciliano quer desejar boa sorte a um amigo ou parente, oferece cannoli. Não um, nem dois. Dá 12 de uma vez. Não se sabe como surgiu essa tradição e nem há comprovação de que o doce mais famoso da Sicília só traga boa sorte às dúzias. Mas uma caixinha de cannoli adoça a vida de qualquer pessoa. E, aliás, deve ser por isso que quase ninguém se lembra que no singular o nome dele é cannolo, mas quando se ouve a palavra cannoli vem logo à mente a massinha frita recheada com ricota, açúcar, pistache e frutas cristalizadas. Cannolo quer dizer tubo, em siciliano, uma referência ao formato do doce. 
Bacana! Bem que essa moda poderia pegar por aqui! ;)

2 comentários:

Lívia disse...

O que é banha hidrogenada? So acho gordura vegetal ou banha...

Janita/Jana Gommersbach disse...

Oi, Lívia! Bom, a receita é do Chef Carlos Bertolazzi, mas creio que o que ele quis dizer foi Gordura Vegetal Hidrogenada. Conheço e acho boa a da Bunge.

Acontece com a gordura vegetal hidrogenada um processo de solidificação de óleos vegetais, feita através da inserção de bases hidrogenadas (hidrogênio) neste óleo, que agora deixa de ser líquido e se torna sólido.

Depois, esta gordura solidificada passa por um "branqueamento" para ficar clarinha, e por uma desodorização, para perder o mau cheiro adquirido no processo.

Quanto a gordura hidrogenada é aquecida, derrete e acaba envolvendo o alimento, criando uma película, que normalmente a gente adora nas batatinhas fritas, ou seja, dão crocância ao alimento.

Espero ter ajudado. ;)
Beijinhos. Volte sempre! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...