Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Torta Cremosa de Queijo e Mel(Honey Cheescake)

Ingredientes:

Massa: 
· 200 g de biscoito maisena em migalhas
· 5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Recheio: 
· 2 1/3 de xícara (chá) de ricota fresca
· 400 g de cream cheese
· 1/2 xícara (chá) de mel
· 1/3 de xícara (chá) de açúcar
· 4 ovos batidos
· 1 colher (chá) de essência de baunilha
· 2 colheres (chá) de suco de limão
Cobertura: · 1/2 xícara (chá) de mel
Modo de preparo:
Massa: No liquidificador, bata o biscoito até obter uma farofa. Junte a manteiga e misture. Forre o fundo e a lateral da forma(redonda, com 22 cm de diâmetro). Alise com uma colher. Reserve na geladeira enquanto prepara o recheio.
Recheio: Aqueça o forno em temperatura média. No processador de alimentos, bata a ricota com o cream cheese até obter uma mistura cremosa. Junte o mel e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição. Junte a essência de baunilha e o suco de limão e bata até ficar homogêneo. Recheie a forma reservada e leve ao forno por 50 minutos ou até o recheio ficar ligeiramente firme. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Leve para gelar por três horas. Na hora de servir, desenforme sobre um prato e derrame o mel sobre a torta.
Fica maravilhoso!!!
Para acompanhar: café, chá de menta ou espumante brut.
A Ricota
De origem italiana, a ricota é produzida a partir do soro de leite de vaca (bem poucas são elaboradas com soro de leite de ovelha). Quando se faz o queijo, o leite deve ser antes coagulado, separando a parte sólida (massa para fazer queijo) da líquida (soro). Nessa separação, a parte líquida ainda contém um pouco de sólido, que pode ser recuperado. Para isso, ferve-se o soro e a parte sólida (pequenos pedaços brancos) vem à superfície. Em seguida, essa mistura é coada, resultando num produto mole, esbranquiçado, que nada mais é do que a ricota. Uma ricota de boa qualidade deve ser firme, mas jamais sólida, e não deve esfarelar (a verdadeira ricota derrete na boca). Pedaços grosseiros de coágulos resultam num produto de qualidade inferior. Evite as ricotas de textura granulosa e arenosa e as que apresentam umidade excessiva. Existe ainda a ricota defumada, usada para ralar.
Fonte: Revista Água na Boca.

2 comentários:

Beta disse...

Bela torta! Fiquei com vontade de colocar um pouco dessa compota de laranjas do outro post em cima! humm
bjs

angela disse...

Também adorei, mas esse cream cheese é que dificulta tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...