Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tempura


Ingredientes:


Camarões, lulas, peixes, cogumelos, legumes:
4 camarões descascados (conserve as caudas)
2 fatias de peixe branco
2 fatias de lula
2 aspargos
2 cogumelos shimeji ou shiitake frescos
2 fatias de abóbora japonesa com casca
Legumes opcionais: quiabo, berinjela, jiló, batata-doce, cebola, pimentão
Farinha de trigo para polvilhar
Mistura (abundante) de óleos de gergelim e girassol para fritar

Massa:
2 copos de água bem gelada
1 ovo
1 copo de farinha de trigo peneirada
3 cubinhos de gelo



Modo de Preparo:


Camarões, lulas, peixes, cogumelos, legumes:
Com uma faca, dê pequenos cortes rasos nos camarões e com os dedos faça uma leve pressão para romper os nervos e evitar que se enrolem durante a fritura. Polvilhe os camarões e os demais ingredientes com farinha de trigo.

Massa:
Junte numa tigela a água, o gelo, o ovo e misture bem. Adicione a farinha de trigo e mexa de baixo para cima, com o batedor de arame. A massa deve ficar grossa.



Mergulhe cada ingrediente de mar (camarão, peixe, lula) na massa e frite-os aos poucos no óleo preaquecido, a 180 ºC, por 2 minutos. Retire-os e escorra-os numa grade. Frite os demais ingredientes por cerca de 2 a 3 minutos, conforme a textura, na temperatura de 160 ºC a 170 ºC. Escorra na grade. 


Sirva com molhinhos de sua preferência.


Rendimento: 2 porções.


Harmonização: vinho da uva chardonnay ou um bom saquê.


O que é tempura?



O tempurá(em japonês) てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato de peixe, verduras e outros, fritos no óleo vegetal, atualmente é considerado um dos pratos representativos da culinária japonesa, mas a sua história é relativamente recente. Acredita-se que a origem do tempura 
está na fritura que os portugueses que aportaram no Japão no século XVI transmitiram aos japoneses.
A origem da palavra "derivará, provavelmente, do verbo português temperar" ou de "têmporas", nome que designa os períodos de jejum realizados no catolicismo, tais como a Quaresma (chamada em latim de quadragesima tempora), onde tradicionalmente os fiéis se abstinham do consumo de carnes, preferindo comer vegetais e peixes.
No Japão, o tempura começou a ganhar popularidade ainda no período Edo (1600-1867), quando passou a ser oferecido nas ruas e na região da baía de Tokyo. Até então, a iguaria era pouco difundida por ser uma comida étnica dos portugueses e alemães.
Os japoneses se renderam à delícia depois que os ambulantes passaram a preparar empanados de peixe fresco. Em pouco tempo, o tempura conquistou todo o arquipélago - hoje existem até casas especializadas no prato (os tempura-ya) - e chegou a diversos países como um dos pratos mais apreciado da culinária japonesa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...