Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Escondidinho de Bacalhau


Ingredientes:


Para o bacalhau
500g de bacalhau
2 cebola ralada
3 dentes de alho amassados
2 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas
Noz-moscada e Pimenta-do-reino a gosto
10 azeitonas pretas sem o caroço
1/4 de xícara (de chá) de azeite de oliva extra virgem


Para o purê
500 g de aipim
1 colher (de sopa) bem cheia de manteiga
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 copo (de 150 ml) de leite
Sal a gosto
200g de queijo mussarela


Modo de Preparo:


Do bacalhau:
No dia anterior coloque o bacalhau em um recipiente com água e leve a geladeira. Troque esta água pelo menos umas 4 vezes. No dia seguinte coloque o bacalhau em uma panela com água limpa e deixe levantar fervura. Escorra a água, deixe esfriar e desfie o bacalhau, retirando pele e espinhas. Agora coloque o azeite em uma panela, refogue a cebola, acrescente o alho, frite mais um pouco. Acrescente o bacalhau desfiado e as ervas. Deixe refogar um pouco e desligue. Junte as azeitonas e misture. Despeje na travessa onde vai ser montado o escondidinho.


Do purê:
Cozinhe o aimpim na água com sal. Depois amasse bem com um garfo. Misture o leite de coco, o leite e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre. Veja se o sal está bom. Depois que levantar fervura pode desligar. Espalhe sobre o bacalhau que está na travessa. Cubra com o queijo mussarela e leve ao forno alto para gratinar.
Sirva.


Pode ser servido acompanhado de arroz branco, se desejar.


Harmonização: Um bom vinho chardonnay da Serra Gaúcha.


Origem do Escondidinho


Um prato famoso na cozinha do nordeste e norte brasileiro é o Escondidinho, também conhecido como Gratinado de macaxeira com charque. Trata-se de um purê de mandioca (que em Pernambuco é chamada de macaxeira) recheado com carne seca desfiada e gratinado 
com queijo coalho. Leva esse nome porque a carne seca fica escondida dentro do purê.

Alguns acreditam que a receita tenha sido criada em Pernambuco. Para outros, o prato tem origem portuguesa, já que foram os lusitanos que trouxeram ao País a técnica para dessalgar a carne seca, que vem acompanhada com purê de mandioca (ou macaxeira, aipim) na receita original. Mas com o passar do tempo a base essencialmente de carne seca e mandioca foi ganhando novas versões.

Como já é conhecido e amado em todo o Brasil, ganhou novas versões e adaptações de ingredientes.
E hoje há variações muito saborosas, como o escondidinho de bacalhau, de frango, de linguiça artesanal, de tiras de carne vermelha, de carne de siri, de cordeiro, de camarão e de peixes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...