Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bife de Chorizo

O bife de chorizo é um corte argentino, hoje também muito apreciado pelos brasileiros, tirado da peça que conhecemos como contra-filé, ou miolo de contra-filé.

São postas grossas, pesando cerca de 450g cada uma, e sua receita é bastante simples. O fator mais importante dela, para que o bife esteja realmente saboroso e macio ao ser servido, é nunca deixar a carne grelhar além do ponto. Quanto à maneira de temperar, usamos apenas sal grosso antes de leva-la à grelha. Depois pode-se escolher entre vários tipos de acompanhamentos para complementar o tempero no próprio prato conforme o gosto de cada um. Vamos à receita:


Ingredientes:
·                1 bife de chorizo - corte transversal do contrafilé com cerca de 3,5cm de espessura e pesando aproximadamente 450g
·                1 colher de sopa de sal grosso

Modo de Preparo:
O bife de chorizo tem de ser cortado de uma peça de contrafilé com boa apresentação, cobertura uniforme de gordura e totalmente descongelada. Corte as postas somente na hora em que for usar e tempere-as com o sal grosso espalhado em ambos os lados. Na hora de assar leve à grelha pré-aquecida a uma distância de 25cm do braseiro forte e deixe durante 8 minutos de cada lado. Vire uma 
única vez. 

Dicas: Existem restaurantes que apresentam o bife de chorizo em cortes diferentes, maiores ou menores. Há também várias maneiras de servir o bife de chorizo, uma vez que ele foi grelhado apenas com sal grosso. Pode-se servi-lo acompanhado de alho triturado e frito (alho pipoca), molho chimichurri, apenas regado com um generoso fio de azeite de oliva extravirgem, ou ainda pincelado, enquanto está na grelha, com um galhinho de tomilho mergulhado em manteiga derretida misturada com suco de limão. Bom apetite!

*Aqui no blog você encontra a receita do chimichurri e outros molhos.

Harmonização: Um merlot Dom Laurindo.

Diferença entre Chorizo, Bife de Chorizo e Chouriço

Chorizo, bife de chorizo e chouriço compõem trio que atormenta casas espanholas, argentinas e churrascarias brasileiras. Alguns fregueses juram detestar chorizo (um embutido de carne suína temperada) pensando se tratar de chouriço (outro produto cremoso de charcutaria, de carne e miúdos de porco, que assusta por ter entre seus ingredientes o sangue do próprio animal). Também há aqueles que amam o chouriço e pedem o chorizo… E como fazer um bife de uma lingüiça?, podem questionar aqueles que não conhecem a maciez do corte argentino, retirado do miolo do contrafilé. 
O grande motivo da confusão é mesmo o chouriço ou a morcilla, como o produto é conhecido entre os argentinos e os espanhóis. “Hoje, as duas receitas se diferenciam, basicamente, pelos temperos de cada região. Mas, em sua origem, a morcilla era feita, na Espanha, somente com sangue cozido do porco e especiarias. Por influência dos portugueses, a receita foi acrescida de carne, miúdos e gordura de porco. E hoje é assim também na Espanha.

Veja as fotos:

Morcilla ou Chouriço:
 

Chorizo: 
 
Bife de Chorizo:
  

2 comentários:

Ronachér Pinheiro disse...

Olá
Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
Abçs

Janita/Jana Gommersbach disse...

Obrigada, querida! Adorei!!!!! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...